O impacto da contrafação nas marcas de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Sofia Machado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5984
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_a25530bba7fbde68398eaabb1c1b3fa2
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da contrafação nas marcas de luxoMarketingContrafacçãoConsumoComportamento do ConsumidorMestrado em MarketingExame Público realizado em 12 de Julho de 2021O luxo e a contrafação têm vindo cada vez mais a atrair a atenção não só de consumidores, mas também de investigadores. O consumo de bens de luxo tem experienciado um aumento, por outro lado regista-se também um crescimento notável no consumo de bens contrafeitos. De facto, a contrafação apenas existe porque existem marcas originais. O presente estudo tem como objetivo compreender o impacto que a contrafação gera nas marcas de luxo, identificando quais a variáveis que produzem efeitos na intenção de compra de contrafeito (IBC) e intenção de compra de originais (IBO). Afim de ter uma visão abrangente do problema, foram investigadas várias determinantes referidas na literatura. Para alcançar estes objetivos, foi utilizada metodologia quantitativa que permitiu obter uma visão mais clara do fenómeno. O questionário realizado para a obtenção dos dados, obteve um total de 207 respostas. Os resultados revelam que a contrafação continua a ser impactante no comportamento de compra dos consumidores, existindo, várias variáveis que explicam a intenção de compra de bens contrafeitos e várias variáveis que contribuem para a compra de marcas originais. Conclui-se, desta forma, que se não forem tomadas medidas para contrariar as mesmas, a contrafação continuará a produzir um efeito nocivo e considerável nas marcas de luxo.Luxury and counterfeiting are increasingly attracting the attention of not only consumers, but also researchers. The consumption of luxury goods has experienced an increase, on the other hand there is also a notable growth in the consumption of counterfeit goods. In fact, counterfeiting only exists because there are original brands. This study aims to understand the impact that counterfeiting generates on luxury brands, identifying which variables result in the intention to purchase counterfeit (IBC) and the intention to buy originals (IBO). In order to have a comprehensive view of the problem, several determinants about the literature were investigated. To achieve these objectives, the quantitative methodology was used to obtain a clearer view of the phenomena. The questionnaire carried out to obtain the data, obtained a total of 207 responses. The results reveal that counterfeiting continues to have an impact on consumers purchasing behavior, with several variables explaining the intention to purchase counterfeit goods. It is concluded, in this way, that if not main it gives measures to counter as such, a counterfeit will continue to produce a harmful effect and the luxury brands.2021-09-07T14:14:48Z2021-09-072020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5984http://hdl.handle.net/11067/5984TID:202755266porAndrade, Ana Sofia Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:24Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:12.097612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da contrafação nas marcas de luxo
title O impacto da contrafação nas marcas de luxo
spellingShingle O impacto da contrafação nas marcas de luxo
Andrade, Ana Sofia Machado
Marketing
Contrafacção
Consumo
Comportamento do Consumidor
title_short O impacto da contrafação nas marcas de luxo
title_full O impacto da contrafação nas marcas de luxo
title_fullStr O impacto da contrafação nas marcas de luxo
title_full_unstemmed O impacto da contrafação nas marcas de luxo
title_sort O impacto da contrafação nas marcas de luxo
author Andrade, Ana Sofia Machado
author_facet Andrade, Ana Sofia Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ana Sofia Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Contrafacção
Consumo
Comportamento do Consumidor
topic Marketing
Contrafacção
Consumo
Comportamento do Consumidor
description Mestrado em Marketing
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2021-09-07T14:14:48Z
2021-09-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5984
http://hdl.handle.net/11067/5984
TID:202755266
url http://hdl.handle.net/11067/5984
identifier_str_mv TID:202755266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136743204585472