Estratégias de aprendizagem do ensino de música no violoncelo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12386 |
Resumo: | Este relatório de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música – instrumento violoncelo – e reúne, por um lado, o estágio pedagógico relativo ao ano letivo de 2017/2018, no Conservatório de Música de Vila do Conde, cujas aulas foram observadas e lecionadas na disciplina de instrumento (violoncelo), na classe do Professor Cooperante António Oliveira e, por outro, um estudo de investigação. O presente trabalho centra-se no contexto da autonomia do aluno na aprendizagem do violoncelo e está diretamente articulado com a minha prática docente. O projeto desenvolveu-se na Escola Profissional e Artística do Alto Minho ao longo do ano letivo de 2017/2018. O relatório encontra-se repartido em três capítulos, sendo que o último capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação – Estratégias de aprendizagem do ensino de Música no violoncelo - realizado na Escola Profissional e Artística do Alto Minho. Este incide sobre a investigação de vários pensamentos, opiniões de alguns autores e pedagogos/filósofos. Num contexto metodológico de investigação-ação, a qual se afigurou mais adequada ao objeto de estudo desta investigação, foi utilizada como metodologia principal a aplicação de inquéritos, com uma abordagem quantitativa e posterior recolha e análise de dados. Numa recolha de dados através de inquéritos de resposta fechada (o aluno apenas seleciona a opção entre as apresentadas mais próxima da sua opinião). Foram entregues aos alunos de violoncelo do Curso Instrumentista da Escola Profissional de Música do Alto Minho. As conclusões do estudo demonstram evidências sobre o facto dos alunos nas academias, ensino profissional no qual leciono serem pouco autónomos na sua preparação técnica da aula, para posteriores desempenhos. Será importante num futuro estudo continuar a incentivar e a desenvolver competências de autonomia, na progressão da aprendizagem do Instrumento violoncelo. |
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Estratégias de aprendizagem do ensino de música no violonceloPrática educativa supervisionadaEnsino de músicaEstratégias de aprendizagemAutonomia do alunoViolonceloDesenvolvimento musicalSupervised educational practiceMusic teachingLearning strategiesStudent’s autonomyCelloMusical developmentEste relatório de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música – instrumento violoncelo – e reúne, por um lado, o estágio pedagógico relativo ao ano letivo de 2017/2018, no Conservatório de Música de Vila do Conde, cujas aulas foram observadas e lecionadas na disciplina de instrumento (violoncelo), na classe do Professor Cooperante António Oliveira e, por outro, um estudo de investigação. O presente trabalho centra-se no contexto da autonomia do aluno na aprendizagem do violoncelo e está diretamente articulado com a minha prática docente. O projeto desenvolveu-se na Escola Profissional e Artística do Alto Minho ao longo do ano letivo de 2017/2018. O relatório encontra-se repartido em três capítulos, sendo que o último capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação – Estratégias de aprendizagem do ensino de Música no violoncelo - realizado na Escola Profissional e Artística do Alto Minho. Este incide sobre a investigação de vários pensamentos, opiniões de alguns autores e pedagogos/filósofos. Num contexto metodológico de investigação-ação, a qual se afigurou mais adequada ao objeto de estudo desta investigação, foi utilizada como metodologia principal a aplicação de inquéritos, com uma abordagem quantitativa e posterior recolha e análise de dados. Numa recolha de dados através de inquéritos de resposta fechada (o aluno apenas seleciona a opção entre as apresentadas mais próxima da sua opinião). Foram entregues aos alunos de violoncelo do Curso Instrumentista da Escola Profissional de Música do Alto Minho. As conclusões do estudo demonstram evidências sobre o facto dos alunos nas academias, ensino profissional no qual leciono serem pouco autónomos na sua preparação técnica da aula, para posteriores desempenhos. Será importante num futuro estudo continuar a incentivar e a desenvolver competências de autonomia, na progressão da aprendizagem do Instrumento violoncelo.The present report describes the work carried out during an internship in a master degree in teaching music, as well as an investigation around the cello learning. On one hand it refers to the pedagogical training during the 2017/2018 academic year at Conservatório de Música de Vila do Conde, observing and giving cello lessons, in Professor Cooperante António Oliveira´s class and on the other hand also investigational research. This project focuses on the student's autonomy in the cello learning process and is directly articulated with my teaching activity. It was developed at Escola Profissional e Artística do Alto Minho throughout the academic year of 2017/2018. This report is divided into three chapters and the last one is dedicated to the research project - Learning strategies in the cello teaching process - carried out by Profissional e Artística do Alto Minho. This research focuses on the investigation of various opinions and thoughts of some authors and pedagogical philosophers. In a methodological context of action-research, considered the best approach, surveys have been implemented as a main methodology, with a quantitative approach and further data collection and analyses gathering information by carrying out a closed-envelope survey in which students choose the answer closest to their opinion which were handed out to the cello students of the Curso Instrumentista da Escola Profissional de Música do Alto Minho. It can be concluded through this study that it is clear that students in academies, professional courses, which I teach, are not at all autonomous in their technical preparation of the class for later performances. It would be important, in future research, to continue to incentivise and develop autonomous skills in the learning progress of the cello.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daOliveira, António JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Américo Paulo Marques2018-12-07T14:45:13Z2018-11-282018-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12386TID:202056112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:26.497734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música – instrumento violoncelo – e reúne, por um lado, o estágio pedagógico relativo ao ano letivo de 2017/2018, no Conservatório de Música de Vila do Conde, cujas aulas foram observadas e lecionadas na disciplina de instrumento (violoncelo), na classe do Professor Cooperante António Oliveira e, por outro, um estudo de investigação. O presente trabalho centra-se no contexto da autonomia do aluno na aprendizagem do violoncelo e está diretamente articulado com a minha prática docente. O projeto desenvolveu-se na Escola Profissional e Artística do Alto Minho ao longo do ano letivo de 2017/2018. O relatório encontra-se repartido em três capítulos, sendo que o último capítulo é dedicado ao Projeto de Investigação – Estratégias de aprendizagem do ensino de Música no violoncelo - realizado na Escola Profissional e Artística do Alto Minho. Este incide sobre a investigação de vários pensamentos, opiniões de alguns autores e pedagogos/filósofos. Num contexto metodológico de investigação-ação, a qual se afigurou mais adequada ao objeto de estudo desta investigação, foi utilizada como metodologia principal a aplicação de inquéritos, com uma abordagem quantitativa e posterior recolha e análise de dados. Numa recolha de dados através de inquéritos de resposta fechada (o aluno apenas seleciona a opção entre as apresentadas mais próxima da sua opinião). Foram entregues aos alunos de violoncelo do Curso Instrumentista da Escola Profissional de Música do Alto Minho. As conclusões do estudo demonstram evidências sobre o facto dos alunos nas academias, ensino profissional no qual leciono serem pouco autónomos na sua preparação técnica da aula, para posteriores desempenhos. Será importante num futuro estudo continuar a incentivar e a desenvolver competências de autonomia, na progressão da aprendizagem do Instrumento violoncelo. |
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