Qual o papel do diretor na autonomia e flexibilidade curricular? A perceção dos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões,Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa,João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000100208
Resumo: RESUMO Seria incongruente se a escola não acompanhasse o ritmo de mudança da sociedade, constituindo a Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) uma janela de oportunidades para a sua inovação. Tendo em conta a perceção dos professores, a presente investigação tem como objetivo conhecer o papel do diretor na implementação da AFC, refletindo-se sobre o impacto da liderança transformacional na gestão das matrizes curriculares-base. A amostra foi constituída por 172 docentes, que preencheram um questionário composto por três partes, que incluía a versão portuguesa do Questionário de Liderança Transformacional (QLT). Os dados foram analisados com recursos ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados enfatizam o envolvimento dos diretores na implementação da AFC, dando especial relevo à promoção da educação inclusiva e à gestão da gramática escolar facilitadora do processo. Não obstante, estas lideranças de topo deixam para segundo plano o envolvimento dos docentes, dos alunos e das famílias, a constituição de equipas educativas e a implementação do trabalho colaborativo. Marcadamente caracterizados por comportamentos transformacionais e transacionais, foi possível concluir que quanto mais os diretores desempenham uma liderança transformacional, maior é a gestão das matrizes curriculares-base.
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