Processos de auto-regulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, Pedro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nunes, Tânia, Magalhães, Carla, Rodrigues, Adriana, Pinto, Ricardo, Ferreira, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13962
Resumo: O presente trabalho avaliou a eficácia de um Projeto de promoção da autorregulação da aprendizagem em alunos com experiência de insucesso na Universidade. O programa organiza-se em torno de um conjunto de cartas (Rosário, Nuñez, & Gonzalez-Pienda, 2006), que refletem as experiências de um aluno ao chegar a Universidade. O programa esta orientado para capacitar os alunos com um conjunto de estratégias que lhes permitam abordar a aprendizagem de uma forma mais competente. No presente estudo, este programa foi utilizado, pioneiramente, com alunos do 1.° ano com experiência de insucesso. A exemplo de estudos anteriores, os resultados obtidos confirmam, também nesta população de estudantes, a eficácia deste programa no ensino de estratégias de aprendizagem, na promoção da autorregulação e na diminuição da abordagem superficial. São discutidas as implicações educativas dos resultados, uma vez que estes dados podem ser um importante contributo para o apoio a esta população de estudantes.
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