Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Daniela Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/4424
Resumo: Este relatório tem como base a reflexão sobre as aulas de estágio, implementadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. As práticas de ensino aqui relatadas foram pensadas e realizadas na perspetiva da Abordagem Comunicativa ao ensino da língua estrangeira. Pretende-se esclarecer os princípios teóricos da Abordagem Comunicativa, a sua origem, o conceito de competência comunicativa e a sua presença nos programas de Inglês e de Espanhol para o Ensino Básico. Apesar de o processo de aprendizagem estar centrado no aluno, o papel do professor é extremamente importante para garantir as condições necessárias a um ambiente propício à comunicação e à aprendizagem da língua alvo. Por este motivo, são apresentadas algumas sugestões de atividades e de materiais que podem ser usados, de modo a facilitar a comunicação na língua estrangeira, num contexto real e familiar ao aluno. This report is based on a reflexive analysis of the training classes implemented in the context of the Supervised Teaching Practice of the master’s in the Teaching of English and Spanish in Basic School, a programme run by the School of Higher Education of the Polytechnic Institute of Bragança. The teaching practices here reported were designed and carried out within the framework of the communicative approach to foreign language teaching. It aims at clarifying the theoretical principles of the communicative approach, its origin, the concept of communicative competence and its presence in the syllabi for teaching English and Spanish in Basic Education. Although the learning process is student-centred, the teacher’s role is extremely important to guarantee the necessary conditions for an environment that can provide both the communication and the learning of the target language. This is the reason why some suggestions of activities and materials that can be used are presented, in order to facilitate the communication in the foreign language, in a context both real and familiar to the student. podem ser contornados caso estejam disponíveis ambientes de simulação realistas para o desenvolvimento e validação de software para robots reais. Para desenvolver simuladores realistas é necessário uma prévia modelação dos robots móveis, incluindo os seus sensores e actuadores e a maneira como estes interagem com o meio. Neste trabalho foi realizada a modelação e simulação de uma plataforma robotizada. Foi modelado e simulado um robot omnidireccional de três rodas equipado com motores brushless e sensores de distância de infravermelhos destinado a operar em ambientes estruturados. Como exemplo desenvolveu-se o software de localização, navegação e controlo do robot omnidireccional para operar num ambiente estruturado.
id RCAP_a29da0b2cdb36b46b199373ac7e06a1a
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino BásicoEste relatório tem como base a reflexão sobre as aulas de estágio, implementadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. As práticas de ensino aqui relatadas foram pensadas e realizadas na perspetiva da Abordagem Comunicativa ao ensino da língua estrangeira. Pretende-se esclarecer os princípios teóricos da Abordagem Comunicativa, a sua origem, o conceito de competência comunicativa e a sua presença nos programas de Inglês e de Espanhol para o Ensino Básico. Apesar de o processo de aprendizagem estar centrado no aluno, o papel do professor é extremamente importante para garantir as condições necessárias a um ambiente propício à comunicação e à aprendizagem da língua alvo. Por este motivo, são apresentadas algumas sugestões de atividades e de materiais que podem ser usados, de modo a facilitar a comunicação na língua estrangeira, num contexto real e familiar ao aluno. This report is based on a reflexive analysis of the training classes implemented in the context of the Supervised Teaching Practice of the master’s in the Teaching of English and Spanish in Basic School, a programme run by the School of Higher Education of the Polytechnic Institute of Bragança. The teaching practices here reported were designed and carried out within the framework of the communicative approach to foreign language teaching. It aims at clarifying the theoretical principles of the communicative approach, its origin, the concept of communicative competence and its presence in the syllabi for teaching English and Spanish in Basic Education. Although the learning process is student-centred, the teacher’s role is extremely important to guarantee the necessary conditions for an environment that can provide both the communication and the learning of the target language. This is the reason why some suggestions of activities and materials that can be used are presented, in order to facilitate the communication in the foreign language, in a context both real and familiar to the student. podem ser contornados caso estejam disponíveis ambientes de simulação realistas para o desenvolvimento e validação de software para robots reais. Para desenvolver simuladores realistas é necessário uma prévia modelação dos robots móveis, incluindo os seus sensores e actuadores e a maneira como estes interagem com o meio. Neste trabalho foi realizada a modelação e simulação de uma plataforma robotizada. Foi modelado e simulado um robot omnidireccional de três rodas equipado com motores brushless e sensores de distância de infravermelhos destinado a operar em ambientes estruturados. Como exemplo desenvolveu-se o software de localização, navegação e controlo do robot omnidireccional para operar num ambiente estruturado.Rocha, MárioParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBXavier, Daniela Ferreira2013-08-20T10:21:15Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4424TID:201102854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:11:21Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:00.450164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Xavier, Daniela Ferreira
title_short Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
author Xavier, Daniela Ferreira
author_facet Xavier, Daniela Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Mário
Parra, Nelson Luís de Castro
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Daniela Ferreira
description Este relatório tem como base a reflexão sobre as aulas de estágio, implementadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. As práticas de ensino aqui relatadas foram pensadas e realizadas na perspetiva da Abordagem Comunicativa ao ensino da língua estrangeira. Pretende-se esclarecer os princípios teóricos da Abordagem Comunicativa, a sua origem, o conceito de competência comunicativa e a sua presença nos programas de Inglês e de Espanhol para o Ensino Básico. Apesar de o processo de aprendizagem estar centrado no aluno, o papel do professor é extremamente importante para garantir as condições necessárias a um ambiente propício à comunicação e à aprendizagem da língua alvo. Por este motivo, são apresentadas algumas sugestões de atividades e de materiais que podem ser usados, de modo a facilitar a comunicação na língua estrangeira, num contexto real e familiar ao aluno. This report is based on a reflexive analysis of the training classes implemented in the context of the Supervised Teaching Practice of the master’s in the Teaching of English and Spanish in Basic School, a programme run by the School of Higher Education of the Polytechnic Institute of Bragança. The teaching practices here reported were designed and carried out within the framework of the communicative approach to foreign language teaching. It aims at clarifying the theoretical principles of the communicative approach, its origin, the concept of communicative competence and its presence in the syllabi for teaching English and Spanish in Basic Education. Although the learning process is student-centred, the teacher’s role is extremely important to guarantee the necessary conditions for an environment that can provide both the communication and the learning of the target language. This is the reason why some suggestions of activities and materials that can be used are presented, in order to facilitate the communication in the foreign language, in a context both real and familiar to the student. podem ser contornados caso estejam disponíveis ambientes de simulação realistas para o desenvolvimento e validação de software para robots reais. Para desenvolver simuladores realistas é necessário uma prévia modelação dos robots móveis, incluindo os seus sensores e actuadores e a maneira como estes interagem com o meio. Neste trabalho foi realizada a modelação e simulação de uma plataforma robotizada. Foi modelado e simulado um robot omnidireccional de três rodas equipado com motores brushless e sensores de distância de infravermelhos destinado a operar em ambientes estruturados. Como exemplo desenvolveu-se o software de localização, navegação e controlo do robot omnidireccional para operar num ambiente estruturado.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-20T10:21:15Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/4424
TID:201102854
url http://hdl.handle.net/10198/4424
identifier_str_mv TID:201102854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135181321273344