Demonstração matemática: uma experiência com alunos do 11º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Catarina de Pinho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10524
Resumo: O presente trabalho pretende analisar se os alunos de uma turma de 11.º ano utilizam de forma adequada diferentes métodos de demonstração e identificar o tipo de justificações produzidas pelos alunos (recorrendo à taxonomia de Marrades e Gutiérrez) que servirão de base para identificar os esquemas de demonstração presentes nas repostas desses alunos. Para este estudo ser possível, foram propostos aos alunos três problemas de demonstração envolvendo diferentes métodos de demonstração matemática. As respostas dos alunos aos problemas de demonstração propostos, serão analisadas, primeiramente, de forma global e, depois, será feita uma análise mais detalhada a quatro grupos com diferentes níveis de desempenhos. Esta última análise será completada, sempre que possível, com as notas de campo que foram recolhidas. Este estudo tem, portanto, por base, uma metodologia de natureza qualitativa e descritiva, sendo enquadrado nas características de um trabalho de campo. Neste estudo, constatei, mediante as respostas dos alunos, que estes nem sempre recorrem a um único tipo de esquema de demonstração variando entre esquemas de natureza empírica e dedutiva, na resolução de um problema.
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