"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/61874 |
Resumo: | Resumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura |
id |
RCAP_a323cea83775c206820ee54090134d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61874 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação PatrimonialEducação dramáticaÉducation dramatiqueEducação literáriaTexto poéticoFormação inicial de professoresÉducation littéraireTexte poétiqueFormation initiale des enseignantsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoResumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de culturaSYNERGIES ENTRE ÉDUCATION LITTÉRAIRE ET EXPRESSION ET ÉDUCATION DRAMATIQUE: LE TEXTE POÉTIQUE Résumé: Ce texte découle du projet « Synergies entre Expression dramatique et de l’enseignement littéraire en formation initiale dans l’Education de Base ». Avec locus à l’Institut de l’Education, Université de Minho (Braga, Portugal), le projet a visé à accentuer la transversalité de la langue portugaise, prolongeant le contact avec les modes littéraires dont la reception est apparemment moins répandue (poétique et dramatique / Théâtral). Dans ce contexte, à partir des synergies entre l’ Education littéraire et l’Education d’Expression dramatique, on a cherché à developer les dimensions phonologiques et d’interprétation inhérentes aux contextes du savoir du texte poétique et à comprendre comment la lecture pourra contribuer à améliorer les compétences linguistiques, la capacite de déstructuration du texte, le développement de la capacité imaginative, la production de connaissances et l’élargissement de la culture.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)BiográficaUniversidade do MinhoDias, Maria FlorAntunes, Carla Pires2019-042019-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/61874porDIAS, M. ª Flor e PIRES ANTUNES, C. (2019). “Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial”. In, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 10, p. 342 – 356, jan./abr.ISSN:2525-426X2525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/issue/view/348info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:10.832929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial |
title |
"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial |
spellingShingle |
"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial Dias, Maria Flor Educação dramática Éducation dramatique Educação literária Texto poético Formação inicial de professores Éducation littéraire Texte poétique Formation initiale des enseignants Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial |
title_full |
"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial |
title_fullStr |
"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial |
title_full_unstemmed |
"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial |
title_sort |
"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial |
author |
Dias, Maria Flor |
author_facet |
Dias, Maria Flor Antunes, Carla Pires |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Carla Pires |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maria Flor Antunes, Carla Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação dramática Éducation dramatique Educação literária Texto poético Formação inicial de professores Éducation littéraire Texte poétique Formation initiale des enseignants Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação dramática Éducation dramatique Educação literária Texto poético Formação inicial de professores Éducation littéraire Texte poétique Formation initiale des enseignants Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Resumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04 2019-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/61874 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/61874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DIAS, M. ª Flor e PIRES ANTUNES, C. (2019). “Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial”. In, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 10, p. 342 – 356, jan./abr.ISSN:2525-426X 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10 https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/issue/view/348 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica |
publisher.none.fl_str_mv |
BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132422685589504 |