Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Catarina Alves dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11996
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada e foi desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete criticamente, analisa e descreve as práticas desenvolvidas. A PES nos dois contextos educativos permitiu uma construção de um perfil duplo, através do desenvolvimento de características pessoais e profissionais que possibilitaram a prática a ser desenvolvida. Este perfil de docência duplo permite ainda a transição entre níveis educativos na medida em que conhece as especificidades de cada um. No contexto de estágio procurou-se desenvolver páticas que promovessem aprendizagens significativas para a criança, apoiadas na metodologia de investigação-ação que permitiu, observar os grupos de crianças, planificar e refletir sobre as ações desenvolvidas. O trabalho colaborativo entre os intervenientes educativos foi uma mais-valia no processo formativo. Deste modo tendo em consideração as características, interesses e necessidades das crianças, procurou-se desenvolver em ambos os contextos uma prática sustentada no paradigma socioconstrutivista, dando à criança o papel de construtora do seu próprio conhecimento e ao docente o papel de mediador.
id RCAP_a32eb64a4460f06d4e74e6d08ef2d1ad
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPerfil duploAprendizagens significativasMetodologia de investigação-açãoSocioconstrutivismoDouble profileSignificant learningAction investigation methodologySocial ConstrutivistDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada e foi desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete criticamente, analisa e descreve as práticas desenvolvidas. A PES nos dois contextos educativos permitiu uma construção de um perfil duplo, através do desenvolvimento de características pessoais e profissionais que possibilitaram a prática a ser desenvolvida. Este perfil de docência duplo permite ainda a transição entre níveis educativos na medida em que conhece as especificidades de cada um. No contexto de estágio procurou-se desenvolver páticas que promovessem aprendizagens significativas para a criança, apoiadas na metodologia de investigação-ação que permitiu, observar os grupos de crianças, planificar e refletir sobre as ações desenvolvidas. O trabalho colaborativo entre os intervenientes educativos foi uma mais-valia no processo formativo. Deste modo tendo em consideração as características, interesses e necessidades das crianças, procurou-se desenvolver em ambos os contextos uma prática sustentada no paradigma socioconstrutivista, dando à criança o papel de construtora do seu próprio conhecimento e ao docente o papel de mediador.The present report appears in the context of the supervised educational practice curricular unit an it was developed in the contexts of pre school and primary education. It reflects critically, analyses and describes the methods used. The supervised educational practice in both contexts, pre school and primary, allowed the building of a double profile through the development of personal and professional characteristics that enabled the methods to be developed. This double teaching profile also allows the transition between educational levels through the recognition of each and every one’s specificities. Considering the internship it was aimed to develop methods that promoted significant learning to the child, based on the action-investigation methodology which allowed to observe groups of children, plan and reflect about the developed actions. The cooperative work between the educational participants was an extra value to the formative process. This way, considering the characteristics, interests and children’s needs, we tried to develop in both contexts, a teaching method supported on the social construtivist paradigm, giving the child the role to build its own knowledge and the teacher the role of a mediator.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Ana Catarina Alves dos2018-09-24T13:58:59Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11996TID:202029956porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:20.651388Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Santos, Ana Catarina Alves dos
Perfil duplo
Aprendizagens significativas
Metodologia de investigação-ação
Socioconstrutivismo
Double profile
Significant learning
Action investigation methodology
Social Construtivist
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Santos, Ana Catarina Alves dos
author_facet Santos, Ana Catarina Alves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Catarina Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil duplo
Aprendizagens significativas
Metodologia de investigação-ação
Socioconstrutivismo
Double profile
Significant learning
Action investigation methodology
Social Construtivist
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Perfil duplo
Aprendizagens significativas
Metodologia de investigação-ação
Socioconstrutivismo
Double profile
Significant learning
Action investigation methodology
Social Construtivist
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada e foi desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e reflete criticamente, analisa e descreve as práticas desenvolvidas. A PES nos dois contextos educativos permitiu uma construção de um perfil duplo, através do desenvolvimento de características pessoais e profissionais que possibilitaram a prática a ser desenvolvida. Este perfil de docência duplo permite ainda a transição entre níveis educativos na medida em que conhece as especificidades de cada um. No contexto de estágio procurou-se desenvolver páticas que promovessem aprendizagens significativas para a criança, apoiadas na metodologia de investigação-ação que permitiu, observar os grupos de crianças, planificar e refletir sobre as ações desenvolvidas. O trabalho colaborativo entre os intervenientes educativos foi uma mais-valia no processo formativo. Deste modo tendo em consideração as características, interesses e necessidades das crianças, procurou-se desenvolver em ambos os contextos uma prática sustentada no paradigma socioconstrutivista, dando à criança o papel de construtora do seu próprio conhecimento e ao docente o papel de mediador.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-24T13:58:59Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11996
TID:202029956
url http://hdl.handle.net/10400.22/11996
identifier_str_mv TID:202029956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131416434311168