Marketing de influência: Micro-influenciadores no Instagram
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42553 |
Resumo: | O marketing de influência é visto como uma das tendências do marketing digital e nos últimos anos os micro-influenciadores têm ganho cada vez mais importância. Sendo possível perceber que as pessoas tendem a acreditar na opinião de outras pessoas aparentemente comuns em detrimento das próprias marcas, os micro-influenciadores tornam-se numa ótima aposta para as marcas, devido a autenticidade e eficácia em chegar ao seu público, independentemente do número reduzido de seguidores comparativamente a macroinfluenciadores. Posto isto, o objetivo principal desta investigação é compreender o funcionamento do marketing de influência no Instagram, na perspetiva dos profissionais de marketing em agências. Deste modo, recorreu-se à metodologia qualitativa, realizando-se entrevistas a profissionais de marketing que exercem funções relacionadas com o marketing de influência em agências de marketing. Esta investigação permitiu concluir que os micro-influenciadores possuem uma grande importância no marketing de influência, bem como no Instagram, que é a plataforma de eleição para a realização de campanhas de marketing de influência. Para além disso, concluiu-se que existem inúmeras vantagens associadas à utilização dos microinfluenciadores em comparação aos macro-influenciadores no que diz respeito à transmissão da mensagem pretendida e intenção de compra por parte dos seguidores. |
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O marketing de influência é visto como uma das tendências do marketing digital e nos últimos anos os micro-influenciadores têm ganho cada vez mais importância. Sendo possível perceber que as pessoas tendem a acreditar na opinião de outras pessoas aparentemente comuns em detrimento das próprias marcas, os micro-influenciadores tornam-se numa ótima aposta para as marcas, devido a autenticidade e eficácia em chegar ao seu público, independentemente do número reduzido de seguidores comparativamente a macroinfluenciadores. Posto isto, o objetivo principal desta investigação é compreender o funcionamento do marketing de influência no Instagram, na perspetiva dos profissionais de marketing em agências. Deste modo, recorreu-se à metodologia qualitativa, realizando-se entrevistas a profissionais de marketing que exercem funções relacionadas com o marketing de influência em agências de marketing. Esta investigação permitiu concluir que os micro-influenciadores possuem uma grande importância no marketing de influência, bem como no Instagram, que é a plataforma de eleição para a realização de campanhas de marketing de influência. Para além disso, concluiu-se que existem inúmeras vantagens associadas à utilização dos microinfluenciadores em comparação aos macro-influenciadores no que diz respeito à transmissão da mensagem pretendida e intenção de compra por parte dos seguidores. |
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