Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguez, Gabriela Patrícia Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36336
Resumo: Ao longo do século XXI, com o suporte do trabalho de investigação feito nas décadas anteriores, acerca da conciliação entre os domínios familiares, profissionais e pessoais, atribui-se um maior foco a esta problemática. A evolução social tem vindo a colocar desafios extremos à capacidade de resposta de práticas conciliadoras. Para analisar a problemática da conciliação, optou-se por analisar especificamente o ensino superior, realizando um estudo com base num questionário, onde se desenvolveu uma abordagem mista, com análise de dados quantitativos e qualitativos, centrado numa Instituição de Ensino Superior (IES) portuguesa. Considerou-se uma amostra de 643 participantes, com diferentes funções, idades, experiências, entre outros traços pessoais característicos, com o objetivo de perceber a situação dos colaboradores, da instituição face à conciliação da vida pessoal, familiar e profissional. Através da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria da amostra se encontra satisfeita com a sua conciliação entre os três domínios. Contudo, ao longo do questionário foram revelados alguns motivos de insatisfação relativamente a esta temática sendo os mais frequentes a sobrecarga de trabalho e as burocracias associadas aos diferentes processos. Quando questionados acerca de possíveis medidas para solucionar os obstáculos apresentados, os colaboradores indicam medidas como o aumento dos recursos humanos ou a diminuição das burocracias exigidas.
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