Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36336 |
Resumo: | Ao longo do século XXI, com o suporte do trabalho de investigação feito nas décadas anteriores, acerca da conciliação entre os domínios familiares, profissionais e pessoais, atribui-se um maior foco a esta problemática. A evolução social tem vindo a colocar desafios extremos à capacidade de resposta de práticas conciliadoras. Para analisar a problemática da conciliação, optou-se por analisar especificamente o ensino superior, realizando um estudo com base num questionário, onde se desenvolveu uma abordagem mista, com análise de dados quantitativos e qualitativos, centrado numa Instituição de Ensino Superior (IES) portuguesa. Considerou-se uma amostra de 643 participantes, com diferentes funções, idades, experiências, entre outros traços pessoais característicos, com o objetivo de perceber a situação dos colaboradores, da instituição face à conciliação da vida pessoal, familiar e profissional. Através da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria da amostra se encontra satisfeita com a sua conciliação entre os três domínios. Contudo, ao longo do questionário foram revelados alguns motivos de insatisfação relativamente a esta temática sendo os mais frequentes a sobrecarga de trabalho e as burocracias associadas aos diferentes processos. Quando questionados acerca de possíveis medidas para solucionar os obstáculos apresentados, os colaboradores indicam medidas como o aumento dos recursos humanos ou a diminuição das burocracias exigidas. |
id |
RCAP_a353c1642b781359eb22376e20f396e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/36336 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superiorConciliaçãoVida pessoalVida profissionalIndíviduoEnsino superiorObstáculosMedidasAo longo do século XXI, com o suporte do trabalho de investigação feito nas décadas anteriores, acerca da conciliação entre os domínios familiares, profissionais e pessoais, atribui-se um maior foco a esta problemática. A evolução social tem vindo a colocar desafios extremos à capacidade de resposta de práticas conciliadoras. Para analisar a problemática da conciliação, optou-se por analisar especificamente o ensino superior, realizando um estudo com base num questionário, onde se desenvolveu uma abordagem mista, com análise de dados quantitativos e qualitativos, centrado numa Instituição de Ensino Superior (IES) portuguesa. Considerou-se uma amostra de 643 participantes, com diferentes funções, idades, experiências, entre outros traços pessoais característicos, com o objetivo de perceber a situação dos colaboradores, da instituição face à conciliação da vida pessoal, familiar e profissional. Através da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria da amostra se encontra satisfeita com a sua conciliação entre os três domínios. Contudo, ao longo do questionário foram revelados alguns motivos de insatisfação relativamente a esta temática sendo os mais frequentes a sobrecarga de trabalho e as burocracias associadas aos diferentes processos. Quando questionados acerca de possíveis medidas para solucionar os obstáculos apresentados, os colaboradores indicam medidas como o aumento dos recursos humanos ou a diminuição das burocracias exigidas.In the XXI century, with the support given to the research work done along the last decades there was a strong concern on the balance between familiar, personal and professional sphere. The evolution of society puts some challenges to conciliation practices and responsive capacity of organisations. In order to analyses the levels of conciliation it was developed a study, in a university, using a mixed methodology, with qualitative and quantitative data analyses, centered in a Portuguese university. A questionnaire was distributed to a sample of 643 participants, with different jobs, ages, experience, and other personal traits, looking to understand how they evaluate the balance between their personal life, familiar and professional life. Data analysis allows to conclude that the majority of the sample is pleased with the balance between the three domains. Although there are some unsatisfaction related with the overload of work and bureaucracy. When asked about which actions can be taken in order to solve the different obstacles, the workers pointing hiring more human resources and a decrease of the bureaucracy.2023-02-22T11:03:31Z2022-12-12T00:00:00Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36336porRodriguez, Gabriela Patrícia Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:09Zoai:ria.ua.pt:10773/36336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:12.600739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superior |
title |
Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superior |
spellingShingle |
Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superior Rodriguez, Gabriela Patrícia Simões Conciliação Vida pessoal Vida profissional Indíviduo Ensino superior Obstáculos Medidas |
title_short |
Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superior |
title_full |
Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superior |
title_fullStr |
Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superior |
title_sort |
Relação vida profissional, familiar e pessoal no ensino superior |
author |
Rodriguez, Gabriela Patrícia Simões |
author_facet |
Rodriguez, Gabriela Patrícia Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodriguez, Gabriela Patrícia Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conciliação Vida pessoal Vida profissional Indíviduo Ensino superior Obstáculos Medidas |
topic |
Conciliação Vida pessoal Vida profissional Indíviduo Ensino superior Obstáculos Medidas |
description |
Ao longo do século XXI, com o suporte do trabalho de investigação feito nas décadas anteriores, acerca da conciliação entre os domínios familiares, profissionais e pessoais, atribui-se um maior foco a esta problemática. A evolução social tem vindo a colocar desafios extremos à capacidade de resposta de práticas conciliadoras. Para analisar a problemática da conciliação, optou-se por analisar especificamente o ensino superior, realizando um estudo com base num questionário, onde se desenvolveu uma abordagem mista, com análise de dados quantitativos e qualitativos, centrado numa Instituição de Ensino Superior (IES) portuguesa. Considerou-se uma amostra de 643 participantes, com diferentes funções, idades, experiências, entre outros traços pessoais característicos, com o objetivo de perceber a situação dos colaboradores, da instituição face à conciliação da vida pessoal, familiar e profissional. Através da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria da amostra se encontra satisfeita com a sua conciliação entre os três domínios. Contudo, ao longo do questionário foram revelados alguns motivos de insatisfação relativamente a esta temática sendo os mais frequentes a sobrecarga de trabalho e as burocracias associadas aos diferentes processos. Quando questionados acerca de possíveis medidas para solucionar os obstáculos apresentados, os colaboradores indicam medidas como o aumento dos recursos humanos ou a diminuição das burocracias exigidas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12T00:00:00Z 2022-12-12 2023-02-22T11:03:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/36336 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/36336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137727353978880 |