Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7948 |
Resumo: | As escolas são o contexto próprio e fundamental para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável. Este estudo analisa a atitude dos alunos face à escola e à disciplina de EF, a sua perceção de competência em EF enquanto alunos do ensino básico e secundário, a sua experiência em EF e quais os fatores que contribuíram para essa classificação, assim como o seu conhecimento sobre as recomendações diárias de AF para jovens. Para além disso, pretende verificar, ainda, se os alunos que conhecem as recomendações diárias de AF têm uma atitude e uma experiência mais positiva em relação à EF. Para tal, um total de 60 adolescentes (23 rapazes e 37 raparigas) que frequentavam o 12º ano e com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos (18,08±0,4) respondeu a um questionário. 55% dos alunos inquiridos gosta muito da escola e 75% gosta bastante das aulas de EF, assim como 53,3% dos estudantes considera que a disciplina de EF é fundamental no currículo escolar, uma vez que afirmou que esta deve ser obrigatória e com avaliação. A maioria dos alunos (61,7%) considerou-se um aluno de nível Bom ou Muito Bom na disciplina de EF e 65% classificou a sua experiência em EF como sendo Boa ou Muito Boa, demonstrando que as experiências positivas dos alunos em EF motivam e contribuem para uma prática de AF informal e um desempenho motivado nas aulas de EF. Nenhum dos 60 alunos conhece as recomendações diárias de AF na sua totalidade, pelo que pensamos que estas não estão a ser bem transmitidas aos alunos. Quanto à verificação do reconhecimento das recomendações de AF por parte dos alunos e o seu contributo para uma atitude e experiência positivas em EF, concluímos que o total desconhecimento revelado por todo o grupo inquirido em relação às recomendações de AF não permitiu correlacionar estes parâmetros. |
id |
RCAP_a359193a692a2a3c6a788ab4df500410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7948 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação físicaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTOESTILOS DE VIDAQUALIDADE DE VIDAATIVIDADE FÍSICAPROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDAPROMOÇÃO DA SAÚDEESTUDOS DE CASOPHYSICAL EDUCATIONSPORTLIFESTYLESQUALITY OF LIFEPHYSICAL ACTIVITYPROMOTION OF QUALITY OF LIFEHEALTH PROMOTIONCASE STUDIESAs escolas são o contexto próprio e fundamental para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável. Este estudo analisa a atitude dos alunos face à escola e à disciplina de EF, a sua perceção de competência em EF enquanto alunos do ensino básico e secundário, a sua experiência em EF e quais os fatores que contribuíram para essa classificação, assim como o seu conhecimento sobre as recomendações diárias de AF para jovens. Para além disso, pretende verificar, ainda, se os alunos que conhecem as recomendações diárias de AF têm uma atitude e uma experiência mais positiva em relação à EF. Para tal, um total de 60 adolescentes (23 rapazes e 37 raparigas) que frequentavam o 12º ano e com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos (18,08±0,4) respondeu a um questionário. 55% dos alunos inquiridos gosta muito da escola e 75% gosta bastante das aulas de EF, assim como 53,3% dos estudantes considera que a disciplina de EF é fundamental no currículo escolar, uma vez que afirmou que esta deve ser obrigatória e com avaliação. A maioria dos alunos (61,7%) considerou-se um aluno de nível Bom ou Muito Bom na disciplina de EF e 65% classificou a sua experiência em EF como sendo Boa ou Muito Boa, demonstrando que as experiências positivas dos alunos em EF motivam e contribuem para uma prática de AF informal e um desempenho motivado nas aulas de EF. Nenhum dos 60 alunos conhece as recomendações diárias de AF na sua totalidade, pelo que pensamos que estas não estão a ser bem transmitidas aos alunos. Quanto à verificação do reconhecimento das recomendações de AF por parte dos alunos e o seu contributo para uma atitude e experiência positivas em EF, concluímos que o total desconhecimento revelado por todo o grupo inquirido em relação às recomendações de AF não permitiu correlacionar estes parâmetros.Schools are the fundamental and main context to promote an active and healthy lifestyle. This study analyses the attitude of the students toward school and PE, their PE competence perceived while high school and elementary students, their PE experience and which factors contribute to that classification, such as their knowledge about daily recommendations of PA. Furthermore, it allows to understand if students who know the daily recommendations of PA have a more positive attitude and experience retrieved from PE. To that end, a total of 60 adolescents (23 boys and 37 girls) aged 17 to 20 years (18.08±0.4) answered a questionnaire. 55% of the students surveyed like school and 75% like a lot of PE classes, such as 53,3% of students considered that PE is fundamental in school curriculum, because they think the discipline should be demanded and evaluated. Most students (61,7%) considered themselves to be a Good or Very Good student on PE classes and 65% classified their experience in PE as Good or Very Good, demonstrating that the positive experiences of students in PE motivate and contribute to an informal practice of PA and a motivate performance in PE classes. None of the 60 students know the daily recommendations of PA in their entirety, so we think that those daily recommendations aren’t being well transmitted to students. For that reason, the verification of the students' recognition of the PA recommendations and their contribution to a positive attitude and experience in PE, allow us to conclude that the total lack of knowledge revealed by the whole group of respondents regarding PA recommendations did not allow correlating these parameters.2017-05-31T16:14:44Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7948TID:201700581porLopes, Ana Rita Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:37Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:56.384164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física |
title |
Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física |
spellingShingle |
Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física Lopes, Ana Rita Nunes MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESTILOS DE VIDA QUALIDADE DE VIDA ATIVIDADE FÍSICA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PROMOÇÃO DA SAÚDE ESTUDOS DE CASO PHYSICAL EDUCATION SPORT LIFESTYLES QUALITY OF LIFE PHYSICAL ACTIVITY PROMOTION OF QUALITY OF LIFE HEALTH PROMOTION CASE STUDIES |
title_short |
Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física |
title_full |
Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física |
title_fullStr |
Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física |
title_full_unstemmed |
Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física |
title_sort |
Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física |
author |
Lopes, Ana Rita Nunes |
author_facet |
Lopes, Ana Rita Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ana Rita Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESTILOS DE VIDA QUALIDADE DE VIDA ATIVIDADE FÍSICA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PROMOÇÃO DA SAÚDE ESTUDOS DE CASO PHYSICAL EDUCATION SPORT LIFESTYLES QUALITY OF LIFE PHYSICAL ACTIVITY PROMOTION OF QUALITY OF LIFE HEALTH PROMOTION CASE STUDIES |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESTILOS DE VIDA QUALIDADE DE VIDA ATIVIDADE FÍSICA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA PROMOÇÃO DA SAÚDE ESTUDOS DE CASO PHYSICAL EDUCATION SPORT LIFESTYLES QUALITY OF LIFE PHYSICAL ACTIVITY PROMOTION OF QUALITY OF LIFE HEALTH PROMOTION CASE STUDIES |
description |
As escolas são o contexto próprio e fundamental para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável. Este estudo analisa a atitude dos alunos face à escola e à disciplina de EF, a sua perceção de competência em EF enquanto alunos do ensino básico e secundário, a sua experiência em EF e quais os fatores que contribuíram para essa classificação, assim como o seu conhecimento sobre as recomendações diárias de AF para jovens. Para além disso, pretende verificar, ainda, se os alunos que conhecem as recomendações diárias de AF têm uma atitude e uma experiência mais positiva em relação à EF. Para tal, um total de 60 adolescentes (23 rapazes e 37 raparigas) que frequentavam o 12º ano e com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos (18,08±0,4) respondeu a um questionário. 55% dos alunos inquiridos gosta muito da escola e 75% gosta bastante das aulas de EF, assim como 53,3% dos estudantes considera que a disciplina de EF é fundamental no currículo escolar, uma vez que afirmou que esta deve ser obrigatória e com avaliação. A maioria dos alunos (61,7%) considerou-se um aluno de nível Bom ou Muito Bom na disciplina de EF e 65% classificou a sua experiência em EF como sendo Boa ou Muito Boa, demonstrando que as experiências positivas dos alunos em EF motivam e contribuem para uma prática de AF informal e um desempenho motivado nas aulas de EF. Nenhum dos 60 alunos conhece as recomendações diárias de AF na sua totalidade, pelo que pensamos que estas não estão a ser bem transmitidas aos alunos. Quanto à verificação do reconhecimento das recomendações de AF por parte dos alunos e o seu contributo para uma atitude e experiência positivas em EF, concluímos que o total desconhecimento revelado por todo o grupo inquirido em relação às recomendações de AF não permitiu correlacionar estes parâmetros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-31T16:14:44Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7948 TID:201700581 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7948 |
identifier_str_mv |
TID:201700581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131246518861824 |