Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Rita Nunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7948
Resumo: As escolas são o contexto próprio e fundamental para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável. Este estudo analisa a atitude dos alunos face à escola e à disciplina de EF, a sua perceção de competência em EF enquanto alunos do ensino básico e secundário, a sua experiência em EF e quais os fatores que contribuíram para essa classificação, assim como o seu conhecimento sobre as recomendações diárias de AF para jovens. Para além disso, pretende verificar, ainda, se os alunos que conhecem as recomendações diárias de AF têm uma atitude e uma experiência mais positiva em relação à EF. Para tal, um total de 60 adolescentes (23 rapazes e 37 raparigas) que frequentavam o 12º ano e com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos (18,08±0,4) respondeu a um questionário. 55% dos alunos inquiridos gosta muito da escola e 75% gosta bastante das aulas de EF, assim como 53,3% dos estudantes considera que a disciplina de EF é fundamental no currículo escolar, uma vez que afirmou que esta deve ser obrigatória e com avaliação. A maioria dos alunos (61,7%) considerou-se um aluno de nível Bom ou Muito Bom na disciplina de EF e 65% classificou a sua experiência em EF como sendo Boa ou Muito Boa, demonstrando que as experiências positivas dos alunos em EF motivam e contribuem para uma prática de AF informal e um desempenho motivado nas aulas de EF. Nenhum dos 60 alunos conhece as recomendações diárias de AF na sua totalidade, pelo que pensamos que estas não estão a ser bem transmitidas aos alunos. Quanto à verificação do reconhecimento das recomendações de AF por parte dos alunos e o seu contributo para uma atitude e experiência positivas em EF, concluímos que o total desconhecimento revelado por todo o grupo inquirido em relação às recomendações de AF não permitiu correlacionar estes parâmetros.
id RCAP_a359193a692a2a3c6a788ab4df500410
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação físicaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTOESTILOS DE VIDAQUALIDADE DE VIDAATIVIDADE FÍSICAPROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDAPROMOÇÃO DA SAÚDEESTUDOS DE CASOPHYSICAL EDUCATIONSPORTLIFESTYLESQUALITY OF LIFEPHYSICAL ACTIVITYPROMOTION OF QUALITY OF LIFEHEALTH PROMOTIONCASE STUDIESAs escolas são o contexto próprio e fundamental para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável. Este estudo analisa a atitude dos alunos face à escola e à disciplina de EF, a sua perceção de competência em EF enquanto alunos do ensino básico e secundário, a sua experiência em EF e quais os fatores que contribuíram para essa classificação, assim como o seu conhecimento sobre as recomendações diárias de AF para jovens. Para além disso, pretende verificar, ainda, se os alunos que conhecem as recomendações diárias de AF têm uma atitude e uma experiência mais positiva em relação à EF. Para tal, um total de 60 adolescentes (23 rapazes e 37 raparigas) que frequentavam o 12º ano e com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos (18,08±0,4) respondeu a um questionário. 55% dos alunos inquiridos gosta muito da escola e 75% gosta bastante das aulas de EF, assim como 53,3% dos estudantes considera que a disciplina de EF é fundamental no currículo escolar, uma vez que afirmou que esta deve ser obrigatória e com avaliação. A maioria dos alunos (61,7%) considerou-se um aluno de nível Bom ou Muito Bom na disciplina de EF e 65% classificou a sua experiência em EF como sendo Boa ou Muito Boa, demonstrando que as experiências positivas dos alunos em EF motivam e contribuem para uma prática de AF informal e um desempenho motivado nas aulas de EF. Nenhum dos 60 alunos conhece as recomendações diárias de AF na sua totalidade, pelo que pensamos que estas não estão a ser bem transmitidas aos alunos. Quanto à verificação do reconhecimento das recomendações de AF por parte dos alunos e o seu contributo para uma atitude e experiência positivas em EF, concluímos que o total desconhecimento revelado por todo o grupo inquirido em relação às recomendações de AF não permitiu correlacionar estes parâmetros.Schools are the fundamental and main context to promote an active and healthy lifestyle. This study analyses the attitude of the students toward school and PE, their PE competence perceived while high school and elementary students, their PE experience and which factors contribute to that classification, such as their knowledge about daily recommendations of PA. Furthermore, it allows to understand if students who know the daily recommendations of PA have a more positive attitude and experience retrieved from PE. To that end, a total of 60 adolescents (23 boys and 37 girls) aged 17 to 20 years (18.08±0.4) answered a questionnaire. 55% of the students surveyed like school and 75% like a lot of PE classes, such as 53,3% of students considered that PE is fundamental in school curriculum, because they think the discipline should be demanded and evaluated. Most students (61,7%) considered themselves to be a Good or Very Good student on PE classes and 65% classified their experience in PE as Good or Very Good, demonstrating that the positive experiences of students in PE motivate and contribute to an informal practice of PA and a motivate performance in PE classes. None of the 60 students know the daily recommendations of PA in their entirety, so we think that those daily recommendations aren’t being well transmitted to students. For that reason, the verification of the students' recognition of the PA recommendations and their contribution to a positive attitude and experience in PE, allow us to conclude that the total lack of knowledge revealed by the whole group of respondents regarding PA recommendations did not allow correlating these parameters.2017-05-31T16:14:44Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7948TID:201700581porLopes, Ana Rita Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:37Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:56.384164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física
title Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física
spellingShingle Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física
Lopes, Ana Rita Nunes
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO
ESTILOS DE VIDA
QUALIDADE DE VIDA
ATIVIDADE FÍSICA
PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
PROMOÇÃO DA SAÚDE
ESTUDOS DE CASO
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
LIFESTYLES
QUALITY OF LIFE
PHYSICAL ACTIVITY
PROMOTION OF QUALITY OF LIFE
HEALTH PROMOTION
CASE STUDIES
title_short Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física
title_full Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física
title_fullStr Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física
title_full_unstemmed Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física
title_sort Promoção de estilos de vida ativos na escola : a perceção dos alunos sobre a educação física
author Lopes, Ana Rita Nunes
author_facet Lopes, Ana Rita Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Rita Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO
ESTILOS DE VIDA
QUALIDADE DE VIDA
ATIVIDADE FÍSICA
PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
PROMOÇÃO DA SAÚDE
ESTUDOS DE CASO
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
LIFESTYLES
QUALITY OF LIFE
PHYSICAL ACTIVITY
PROMOTION OF QUALITY OF LIFE
HEALTH PROMOTION
CASE STUDIES
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO
ESTILOS DE VIDA
QUALIDADE DE VIDA
ATIVIDADE FÍSICA
PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA
PROMOÇÃO DA SAÚDE
ESTUDOS DE CASO
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
LIFESTYLES
QUALITY OF LIFE
PHYSICAL ACTIVITY
PROMOTION OF QUALITY OF LIFE
HEALTH PROMOTION
CASE STUDIES
description As escolas são o contexto próprio e fundamental para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável. Este estudo analisa a atitude dos alunos face à escola e à disciplina de EF, a sua perceção de competência em EF enquanto alunos do ensino básico e secundário, a sua experiência em EF e quais os fatores que contribuíram para essa classificação, assim como o seu conhecimento sobre as recomendações diárias de AF para jovens. Para além disso, pretende verificar, ainda, se os alunos que conhecem as recomendações diárias de AF têm uma atitude e uma experiência mais positiva em relação à EF. Para tal, um total de 60 adolescentes (23 rapazes e 37 raparigas) que frequentavam o 12º ano e com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos (18,08±0,4) respondeu a um questionário. 55% dos alunos inquiridos gosta muito da escola e 75% gosta bastante das aulas de EF, assim como 53,3% dos estudantes considera que a disciplina de EF é fundamental no currículo escolar, uma vez que afirmou que esta deve ser obrigatória e com avaliação. A maioria dos alunos (61,7%) considerou-se um aluno de nível Bom ou Muito Bom na disciplina de EF e 65% classificou a sua experiência em EF como sendo Boa ou Muito Boa, demonstrando que as experiências positivas dos alunos em EF motivam e contribuem para uma prática de AF informal e um desempenho motivado nas aulas de EF. Nenhum dos 60 alunos conhece as recomendações diárias de AF na sua totalidade, pelo que pensamos que estas não estão a ser bem transmitidas aos alunos. Quanto à verificação do reconhecimento das recomendações de AF por parte dos alunos e o seu contributo para uma atitude e experiência positivas em EF, concluímos que o total desconhecimento revelado por todo o grupo inquirido em relação às recomendações de AF não permitiu correlacionar estes parâmetros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31T16:14:44Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7948
TID:201700581
url http://hdl.handle.net/10437/7948
identifier_str_mv TID:201700581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131246518861824