Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8794 |
Resumo: | Esta dissertação procura compreender as formas e evoluções da captação e reprodução de som desde o inicio do século XX. Neste percurso são importantes as práticas e usos da tecnologia que alteraram as formas de gravação e escuta em diferentes aspectos mediáticos. O tema escolhido, o surround, permitiu analisar as técnicas e motivos para uma evolução substancial na captação, edição e reprodução. Que motivos levaram à sua evolução? É curioso perceber que ainda antes da existência de som em sala, já existia alguém que teorizava como deveria ser esta distribuição. Ainda mais curioso é constatar que ao fim de todos estes anos de evolução teórica e tecnológica não constatamos grandes revoluções, grandes saltos tecnológicos, apercebemo-nos sim que esta construção assenta em pequenas e constantes evoluções, apanhando pelo caminho tecnologia e teorizações singulares. É com estas questões e respostas que nasce esta dissertação, começando pela origem do som estereofónico, até ao uso da tecnologia para sistemas de realidade virtual (VR). |
id |
RCAP_a3597115991b622b0fc499634d3fb417 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8794 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivasMESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOSAUDIOVISUALCINEMAGRAVAÇÃO DE SOMTECNOLOGIAS AUDIOVISUAISCAPTAÇÃO DE SOMSOM SURROUNDSOMREALIDADE VIRTUALAUDIOVISUALCINEMASOUND RECORDINGAUDIOVISUAL TECHNOLOGIESSOUND CAPTURESURROUND SOUNDSOUNDVIRTUAL REALITYEsta dissertação procura compreender as formas e evoluções da captação e reprodução de som desde o inicio do século XX. Neste percurso são importantes as práticas e usos da tecnologia que alteraram as formas de gravação e escuta em diferentes aspectos mediáticos. O tema escolhido, o surround, permitiu analisar as técnicas e motivos para uma evolução substancial na captação, edição e reprodução. Que motivos levaram à sua evolução? É curioso perceber que ainda antes da existência de som em sala, já existia alguém que teorizava como deveria ser esta distribuição. Ainda mais curioso é constatar que ao fim de todos estes anos de evolução teórica e tecnológica não constatamos grandes revoluções, grandes saltos tecnológicos, apercebemo-nos sim que esta construção assenta em pequenas e constantes evoluções, apanhando pelo caminho tecnologia e teorizações singulares. É com estas questões e respostas que nasce esta dissertação, começando pela origem do som estereofónico, até ao uso da tecnologia para sistemas de realidade virtual (VR).This study looks to understand the ways and evolutions in the recording and sound playback since the beginning of the XX Century. In this way it’s important the uses and practices of the technology that changed the caption, edition and playback across different media. What lead to this evolution? It’s curious to know, to understand that before the existence of playback, there was someone who already studied how that could be achieved. Even more curious to see that at this point, with all the theoretical and technological evolution never have been big revolutions, big technological breakthroughs, we see small but continuous steps, collecting in the process singular technologies and studies. It is with these questions, with these answers that this thesis is all about, starting with the very beginning of stereophonic sound, until the new born sound technologies for VR systems.2018-05-18T15:25:36Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8794TID:201909677porSantos, Cyrilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:52Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:23.585079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas |
title |
Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas |
spellingShingle |
Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas Santos, Cyril MESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS AUDIOVISUAL CINEMA GRAVAÇÃO DE SOM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS CAPTAÇÃO DE SOM SOM SURROUND SOM REALIDADE VIRTUAL AUDIOVISUAL CINEMA SOUND RECORDING AUDIOVISUAL TECHNOLOGIES SOUND CAPTURE SURROUND SOUND SOUND VIRTUAL REALITY |
title_short |
Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas |
title_full |
Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas |
title_fullStr |
Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas |
title_sort |
Técnicas de gravação e reprodução de áudio tridimensional : história e perspectivas |
author |
Santos, Cyril |
author_facet |
Santos, Cyril |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cyril |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS AUDIOVISUAL CINEMA GRAVAÇÃO DE SOM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS CAPTAÇÃO DE SOM SOM SURROUND SOM REALIDADE VIRTUAL AUDIOVISUAL CINEMA SOUND RECORDING AUDIOVISUAL TECHNOLOGIES SOUND CAPTURE SURROUND SOUND SOUND VIRTUAL REALITY |
topic |
MESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS AUDIOVISUAL CINEMA GRAVAÇÃO DE SOM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS CAPTAÇÃO DE SOM SOM SURROUND SOM REALIDADE VIRTUAL AUDIOVISUAL CINEMA SOUND RECORDING AUDIOVISUAL TECHNOLOGIES SOUND CAPTURE SURROUND SOUND SOUND VIRTUAL REALITY |
description |
Esta dissertação procura compreender as formas e evoluções da captação e reprodução de som desde o inicio do século XX. Neste percurso são importantes as práticas e usos da tecnologia que alteraram as formas de gravação e escuta em diferentes aspectos mediáticos. O tema escolhido, o surround, permitiu analisar as técnicas e motivos para uma evolução substancial na captação, edição e reprodução. Que motivos levaram à sua evolução? É curioso perceber que ainda antes da existência de som em sala, já existia alguém que teorizava como deveria ser esta distribuição. Ainda mais curioso é constatar que ao fim de todos estes anos de evolução teórica e tecnológica não constatamos grandes revoluções, grandes saltos tecnológicos, apercebemo-nos sim que esta construção assenta em pequenas e constantes evoluções, apanhando pelo caminho tecnologia e teorizações singulares. É com estas questões e respostas que nasce esta dissertação, começando pela origem do som estereofónico, até ao uso da tecnologia para sistemas de realidade virtual (VR). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-05-18T15:25:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8794 TID:201909677 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8794 |
identifier_str_mv |
TID:201909677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131240989720576 |