A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rafaela Cristina Peixoto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65937
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_a35b9c88e10b06eff86aeeb461a8793f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65937
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrenteThe multiperspective in history: a study with recurrent secondary school studentsEducação históricaFontes históricas – evidênciaGuerra friaMultiperspetivaCold WarHistorical educationHistorical sources - evidenceMultiperspectiveCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioNo presente relatório de estágio é apresentada a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, com o seguinte tema: “A multiperspetiva em História: estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente”. O projeto foi implementado com os alunos do Ensino Secundário Recorrente, no 12º ano de escolaridade, numa escola situada no centro da cidade de Braga. O estudo sobre multiperspetiva incidiu sobre o tema da Guerra Fria, período em que o mundo assistiu à disputa de duas grandes potências mundiais, os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que possuíam diferentes ideias a nível político, económico e social. O estudo realizado teve a finalidade de analisar a capacidade de interpretação dos alunos perante diversas fontes históricas (documentos escritos, visuais e musicais) e que contêm mensagens e perspetivas diferentes relacionadas com a Guerra Fria. Pretendeu-se também analisar a evolução dos conhecimentos dos alunos relativamente à temática estudada, a Guerra Fria, e ao nível da multiperspetiva em História. Com este estudo, concluiu-se que os alunos inicialmente tinham ideias vagas acerca dos conceitos metahistóricos e substantivos no âmbito da Guerra Fria, no entanto, na fase final alguns alunos demonstraram uma evolução nos seus conhecimentos. Neste estudo, verificou-se que os alunos com uma idade mais elevada possuíam dificuldades em compreenderem temas históricos recentes. Desta forma, entende-se que a dificuldade sentida na aprendizagem não está relacionada com a faixa etária, mas com o tipo de desafio que se coloca perante os alunos.This internship report presents the implementation of the Supervised Pedagogical Intervention Project, carried out under the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, with the following theme: “Multiperspective in the teaching of History: study with Recurrent High School students”. The project was implemented with the Recurrent High School students, in the 12th grade at a school located in Braga city center. The multi-perspective study focused on the theme of the Cold War, during which the world witnessed the dispute of two major world powers, the US and the USSR, which had different political, economic and social ideas. The purpose of this study was to analyze the students' interpretative capacity before various historical sources (written, visual and musical documents) and containing different messages and perspectives related to the Cold War. It was also intended to analyze the evolution of students' knowledge regarding the theme studied, the Cold War, and the level of multiperspective in History. With this study, it was concluded that the students initially had vague ideas about the metahistoric and substantive concepts in the Cold War, however, in the final phase some students showed an evolution in their knowledge. In this study, it was found that older students had difficulties understanding recent historical themes. Thus, it is understood that the difficulty in learning is not related to the age group, but to the type of challenge that faces the students.Gago, MaríliaUniversidade do MinhoMoreira, Rafaela Cristina Peixoto20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65937por202366758info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:16.411240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente
The multiperspective in history: a study with recurrent secondary school students
title A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente
spellingShingle A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente
Moreira, Rafaela Cristina Peixoto
Educação histórica
Fontes históricas – evidência
Guerra fria
Multiperspetiva
Cold War
Historical education
Historical sources - evidence
Multiperspective
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente
title_full A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente
title_fullStr A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente
title_full_unstemmed A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente
title_sort A multiperspetiva em história: um estudo com alunos do ensino secundário recorrente
author Moreira, Rafaela Cristina Peixoto
author_facet Moreira, Rafaela Cristina Peixoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gago, Marília
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rafaela Cristina Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação histórica
Fontes históricas – evidência
Guerra fria
Multiperspetiva
Cold War
Historical education
Historical sources - evidence
Multiperspective
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação histórica
Fontes históricas – evidência
Guerra fria
Multiperspetiva
Cold War
Historical education
Historical sources - evidence
Multiperspective
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/65937
url http://hdl.handle.net/1822/65937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202366758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133114561200128