Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717 |
Resumo: | The authors briefly characterize the Musgueira Sul neighbourhood, paying special attention to the educational conditions of its children. Afterwards they describe a research which aimed at analyzing the impact of school transition upon these children’s Social and Personal Identities and the stereotypes of the social groups present in their context. Results are discussed taking into account the specificity of this transition. |
id |
RCAP_a383b0ca0a6b812647fddc504d117229 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.appsicologia.org:article/717 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul-The authors briefly characterize the Musgueira Sul neighbourhood, paying special attention to the educational conditions of its children. Afterwards they describe a research which aimed at analyzing the impact of school transition upon these children’s Social and Personal Identities and the stereotypes of the social groups present in their context. Results are discussed taking into account the specificity of this transition.Os autores apresentam brevemente o Bairro da Musgueira do Sul, nomeadamente no que diz respeito à condição educacional das suas crianças. De seguida expõem um trabalho que visa analisar o impacte da transição de escolas (da Primária para a Preparatória) sobre a Identidade Pessoal e Social destas crianças e os estereótipos que elas mantêm sobre os grupos sociais envolvidos. Os resultados são discutidos tendo em vista a inscrição social e particularidades desta transição.Associação Portuguesa de Psicologia1991-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717PSICOLOGIA; Vol. 8 No. 1 (1991); 57-78PSICOLOGIA; Vol. 8 N.º 1 (1991); 57-782183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/717https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/717/439Castro, PaulaSoczka, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:51:03Zoai:oai.appsicologia.org:article/717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.856402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul |
title |
Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul |
spellingShingle |
Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul Castro, Paula - |
title_short |
Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul |
title_full |
Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul |
title_fullStr |
Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul |
title_full_unstemmed |
Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul |
title_sort |
Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul |
author |
Castro, Paula |
author_facet |
Castro, Paula Soczka, Luis |
author_role |
author |
author2 |
Soczka, Luis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Paula Soczka, Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- |
topic |
- |
description |
The authors briefly characterize the Musgueira Sul neighbourhood, paying special attention to the educational conditions of its children. Afterwards they describe a research which aimed at analyzing the impact of school transition upon these children’s Social and Personal Identities and the stereotypes of the social groups present in their context. Results are discussed taking into account the specificity of this transition. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717 https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717 |
url |
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/717 https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/717/439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA; Vol. 8 No. 1 (1991); 57-78 PSICOLOGIA; Vol. 8 N.º 1 (1991); 57-78 2183-2471 0874-2049 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134658278981632 |