Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Paula
Data de Publicação: 1991
Outros Autores: Soczka, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717
Resumo: The authors briefly characterize the Musgueira Sul neighbourhood, paying special attention to the educational conditions of its children. Afterwards they describe a research which aimed at analyzing the impact of school transition upon these children’s Social and Personal Identities and the stereotypes of the social groups present in their context. Results are discussed taking into account the specificity of this transition.
id RCAP_a383b0ca0a6b812647fddc504d117229
oai_identifier_str oai:oai.appsicologia.org:article/717
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul-The authors briefly characterize the Musgueira Sul neighbourhood, paying special attention to the educational conditions of its children. Afterwards they describe a research which aimed at analyzing the impact of school transition upon these children’s Social and Personal Identities and the stereotypes of the social groups present in their context. Results are discussed taking into account the specificity of this transition.Os autores apresentam brevemente o Bairro da Musgueira do Sul, nomeadamente no que diz respeito à condição educacional das suas crianças. De seguida expõem um trabalho que visa analisar o impacte da transição de escolas (da Primária para a Preparatória) sobre a Identidade Pessoal e Social destas crianças e os estereótipos que elas mantêm sobre os grupos sociais envolvidos. Os resultados são discutidos tendo em vista a inscrição social e particularidades desta transição.Associação Portuguesa de Psicologia1991-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717PSICOLOGIA; Vol. 8 No. 1 (1991); 57-78PSICOLOGIA; Vol. 8 N.º 1 (1991); 57-782183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/717https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/717/439Castro, PaulaSoczka, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:51:03Zoai:oai.appsicologia.org:article/717Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:26.856402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul
title Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul
spellingShingle Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul
Castro, Paula
-
title_short Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul
title_full Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul
title_fullStr Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul
title_full_unstemmed Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul
title_sort Transição escolar e identidade: Um estudo com crianças da Musgueira do Sul
author Castro, Paula
author_facet Castro, Paula
Soczka, Luis
author_role author
author2 Soczka, Luis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Paula
Soczka, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv -
topic -
description The authors briefly characterize the Musgueira Sul neighbourhood, paying special attention to the educational conditions of its children. Afterwards they describe a research which aimed at analyzing the impact of school transition upon these children’s Social and Personal Identities and the stereotypes of the social groups present in their context. Results are discussed taking into account the specificity of this transition.
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717
https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717
url https://doi.org/10.17575/rpsicol.v8i1.717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/717
https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/717/439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv PSICOLOGIA; Vol. 8 No. 1 (1991); 57-78
PSICOLOGIA; Vol. 8 N.º 1 (1991); 57-78
2183-2471
0874-2049
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134658278981632