Oralidade : o papel do manual escolar e estratégias e utilizar em aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1720 |
Resumo: | Inserido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), o presente estudo pretende responder à necessidade de compreender de que forma podemos tornar o processo de ensino-aprendizagem da Oralidade mais relevante e sistematizado. Desenvolvido numa turma do 3.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, o principal objetivo deste estudo é perceber a relevância que o manual escolar, adotado pelo agrupamento, atribui ao domínio da Oralidade, tendo como referência as Metas Curriculares de Português. Num primeiro momento, pretendi analisar o manual escolar e perceber se este favorece a implementação de atividades relativas à Compreensão do Oral (CO) e à Expressão Oral (EO), pelo que se procedeu a essa análise, concretizando-se de seguida atividades de apresentações orais que incidiam sobre um tema, previamente planificado em articulação com outras áreas do conhecimento ou com outros domínios do Português. A metodologia privilegiada foi de cariz qualitativo, recolhendo-se dados através da observação direta, notas de campo, registos audiovisuais e utilizando-se como documentos fundamentais o manual escolar e as grelhas de planificação e avaliação do discurso oral. Após o estudo, observei que o manual escolar apresenta poucas atividades dirigidas para a Oralidade e que estas não abrangem todos descritores de desempenho presentes no documento das Metas Curriculares de Português (MCP). Por outro lado, verifiquei que é possível implementar atividades motivadoras, exequíveis e articuladas com outras áreas e com outros conteúdos que fomentam um processo de ensino aprendizagem globalizante e produtivo. Ao longo do estudo, os alunos foram aumentando o seu tempo de exposição oral e apresentando evolução nas suas apresentações orais, o que foi observável no discurso produzido, nos elementos paralinguísticos utilizados e dos aspetos não-verbais mobilizados. |
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Inserido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), o presente estudo pretende responder à necessidade de compreender de que forma podemos tornar o processo de ensino-aprendizagem da Oralidade mais relevante e sistematizado. Desenvolvido numa turma do 3.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, o principal objetivo deste estudo é perceber a relevância que o manual escolar, adotado pelo agrupamento, atribui ao domínio da Oralidade, tendo como referência as Metas Curriculares de Português. Num primeiro momento, pretendi analisar o manual escolar e perceber se este favorece a implementação de atividades relativas à Compreensão do Oral (CO) e à Expressão Oral (EO), pelo que se procedeu a essa análise, concretizando-se de seguida atividades de apresentações orais que incidiam sobre um tema, previamente planificado em articulação com outras áreas do conhecimento ou com outros domínios do Português. A metodologia privilegiada foi de cariz qualitativo, recolhendo-se dados através da observação direta, notas de campo, registos audiovisuais e utilizando-se como documentos fundamentais o manual escolar e as grelhas de planificação e avaliação do discurso oral. Após o estudo, observei que o manual escolar apresenta poucas atividades dirigidas para a Oralidade e que estas não abrangem todos descritores de desempenho presentes no documento das Metas Curriculares de Português (MCP). Por outro lado, verifiquei que é possível implementar atividades motivadoras, exequíveis e articuladas com outras áreas e com outros conteúdos que fomentam um processo de ensino aprendizagem globalizante e produtivo. Ao longo do estudo, os alunos foram aumentando o seu tempo de exposição oral e apresentando evolução nas suas apresentações orais, o que foi observável no discurso produzido, nos elementos paralinguísticos utilizados e dos aspetos não-verbais mobilizados. |
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