Jogos ou Joguinhos? O Jogo no processo de Ensino-Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nelson Tiago Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20743
Resumo: O Relatório que de seguida se apresenta é o resultado da investigação realizada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada sobre a aplicação de jogos no processo de ensino-aprendizagem efetuada na Escola Básica e Secundária Passos Manuel, em Lisboa, Portugal. Neste sentido, este trabalho pretende ser uma reflexão em torno da utilização do jogo em contexto de sala de aula procurando perceber quais as suas vantagens, desvantagens, potencialidades e constrangimentos enquanto recurso didático. Para isso foram aplicados jogos em turmas do 2º e 3º ciclos e do Ensino Secundário, recolhidas opiniões de professores, alunos e editoras e, ainda, utilizada uma bibliografia específica sobre o tema (referenciada em bibliografia final). Estruturalmente inicia-se este relatório com uma abordagem ao termo do jogo (conceito, o seu lugar na sociedade e, mais especificamente, no Ensino) bem como com uma desconstrução do título dado a este trabalho. A posteriori optamos por aplicar diversos jogos em contexto de sala de aula de História e de Geografia para que possa ser estudado o seu alcance na aprendizagem do aluno e, para isso, recorreu-se a um método próprio de análise. Para terminar são levantadas conclusões acerca da utilização do jogo no processo de ensino-aprendizagem que permitem demonstrar o seu real peso para o Ensino e, mais concretamente, para a História e para a Geografia.
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