Análise de Qualidade do website da TouratechPT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/17031 |
Resumo: | Devido à evolução tecnológica ao longo destes últimos anos, a Internet começou a ser uma das ferramentas mais usadas pelo mundo empresarial. Deixou-se de falar de Marketing e começou-se a falar de Marketing Digital e a sua importância nos dias de hoje. Para a divulgação de um produto/serviço de uma empresa, são usados os diversos meios online que são disponibilizados, e cada vez mais se torna um meio de relacionamento entre uma empresa e um cliente. Ter um website com qualidade, nos dias de hoje, é uma mais valia, e como tal a sua avaliação para ir de encontro a essa qualidade de excelência é cada vez mais importante. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do website da TouratechPT, uma empresa de produção e venda de material e equipamento para motociclos, através de um modelo já desenvolvido designado por WebQual, avaliando o site através dos constructos e dimensões desenvolvidas pelo autor. Para o desenvolvimento deste estudo descritivo foi desenvolvido um questionário, como método para a recolha de respostas dos inquiridos. O questionário desenvolvido foi adaptado de outro questionário utlizado num outro estudo idêntico. Para a realização do questionário foi usado uma aplicação online da Google, o Google Docs. Depois de os dados terem sido recolhidos, foi usado um programa estatístico SPSS, onde se realizou uma caracterização da amostra, estatísticas descritivas, uma análise fatorial exploratória, uma análise fatorial Varimax pela medida de KMO e reforçados pelos valores de MSA, um teste de esfericidade de Barlett, comunalidades, uma matrix rodada e por fim uma testagem de qualidade dos fatores encontrados. Concluiu-se que a análise fatorial não foi de encontro com os constructos e dimensões do autor e que os 6 fatores encontrados, de uma forma geral, apresentam uma consistência interna melhor. |
id |
RCAP_a43a726cf445682c72e3afcfdef86421 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17031 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise de Qualidade do website da TouratechPTModelo WebQualMarketing digitalModelo WebqualComportamento do consumidorWebsiteAnálise de qualidadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDevido à evolução tecnológica ao longo destes últimos anos, a Internet começou a ser uma das ferramentas mais usadas pelo mundo empresarial. Deixou-se de falar de Marketing e começou-se a falar de Marketing Digital e a sua importância nos dias de hoje. Para a divulgação de um produto/serviço de uma empresa, são usados os diversos meios online que são disponibilizados, e cada vez mais se torna um meio de relacionamento entre uma empresa e um cliente. Ter um website com qualidade, nos dias de hoje, é uma mais valia, e como tal a sua avaliação para ir de encontro a essa qualidade de excelência é cada vez mais importante. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do website da TouratechPT, uma empresa de produção e venda de material e equipamento para motociclos, através de um modelo já desenvolvido designado por WebQual, avaliando o site através dos constructos e dimensões desenvolvidas pelo autor. Para o desenvolvimento deste estudo descritivo foi desenvolvido um questionário, como método para a recolha de respostas dos inquiridos. O questionário desenvolvido foi adaptado de outro questionário utlizado num outro estudo idêntico. Para a realização do questionário foi usado uma aplicação online da Google, o Google Docs. Depois de os dados terem sido recolhidos, foi usado um programa estatístico SPSS, onde se realizou uma caracterização da amostra, estatísticas descritivas, uma análise fatorial exploratória, uma análise fatorial Varimax pela medida de KMO e reforçados pelos valores de MSA, um teste de esfericidade de Barlett, comunalidades, uma matrix rodada e por fim uma testagem de qualidade dos fatores encontrados. Concluiu-se que a análise fatorial não foi de encontro com os constructos e dimensões do autor e que os 6 fatores encontrados, de uma forma geral, apresentam uma consistência interna melhor.Due to technological developments over the last few years, the Internet began to be one of the tools most used by the business world. Left to talk Marketing and began to speak of Digital Marketing and its importance in our days For the release of a product/service of a company, they are used various online media that are available and it is becoming a means of relationship between the company and the customer. Having a website with quality these days is a great asset, and as such its assessment to meet this quality of excellence is increasingly important. This study aims to evaluate the quality of the website Touratech PT, a production company, sale of materials and equipment for motorcycles through a model already developed under the name WebQual, evaluating the site through the constructs and dimensions developed by the author. To develop this descriptive study a questionnaire was developed as a method for gathering responses of respondents. The questionnaire was adapted from another questionnaire used in another similar study. For the realization of the questionnaire it was used an online application Google Docs. After the data has been collected, we used a statistical program SPSS, where they held a characterization of the sample, descriptive statistics, one exploratory factor analysis, one factor analysis Varimax for the measure of KMO and reinforced by MSA values, a sphericity test Barlett, communalities, one matrix round and finally a quality testing of the found factors. It was concluded that the factor analysis was not meet with the author constructs and dimensions and 6 factors found, in general they have a greater internal consistency.Cruz, RuiRepositório ComumPereira, Michael Beda2016-12-22T10:58:03Z2016-12-052016-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17031TID:201465841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:03.092902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de Qualidade do website da TouratechPT Modelo WebQual |
title |
Análise de Qualidade do website da TouratechPT |
spellingShingle |
Análise de Qualidade do website da TouratechPT Pereira, Michael Beda Marketing digital Modelo Webqual Comportamento do consumidor Website Análise de qualidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Análise de Qualidade do website da TouratechPT |
title_full |
Análise de Qualidade do website da TouratechPT |
title_fullStr |
Análise de Qualidade do website da TouratechPT |
title_full_unstemmed |
Análise de Qualidade do website da TouratechPT |
title_sort |
Análise de Qualidade do website da TouratechPT |
author |
Pereira, Michael Beda |
author_facet |
Pereira, Michael Beda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Rui Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Michael Beda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Modelo Webqual Comportamento do consumidor Website Análise de qualidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing digital Modelo Webqual Comportamento do consumidor Website Análise de qualidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Devido à evolução tecnológica ao longo destes últimos anos, a Internet começou a ser uma das ferramentas mais usadas pelo mundo empresarial. Deixou-se de falar de Marketing e começou-se a falar de Marketing Digital e a sua importância nos dias de hoje. Para a divulgação de um produto/serviço de uma empresa, são usados os diversos meios online que são disponibilizados, e cada vez mais se torna um meio de relacionamento entre uma empresa e um cliente. Ter um website com qualidade, nos dias de hoje, é uma mais valia, e como tal a sua avaliação para ir de encontro a essa qualidade de excelência é cada vez mais importante. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do website da TouratechPT, uma empresa de produção e venda de material e equipamento para motociclos, através de um modelo já desenvolvido designado por WebQual, avaliando o site através dos constructos e dimensões desenvolvidas pelo autor. Para o desenvolvimento deste estudo descritivo foi desenvolvido um questionário, como método para a recolha de respostas dos inquiridos. O questionário desenvolvido foi adaptado de outro questionário utlizado num outro estudo idêntico. Para a realização do questionário foi usado uma aplicação online da Google, o Google Docs. Depois de os dados terem sido recolhidos, foi usado um programa estatístico SPSS, onde se realizou uma caracterização da amostra, estatísticas descritivas, uma análise fatorial exploratória, uma análise fatorial Varimax pela medida de KMO e reforçados pelos valores de MSA, um teste de esfericidade de Barlett, comunalidades, uma matrix rodada e por fim uma testagem de qualidade dos fatores encontrados. Concluiu-se que a análise fatorial não foi de encontro com os constructos e dimensões do autor e que os 6 fatores encontrados, de uma forma geral, apresentam uma consistência interna melhor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22T10:58:03Z 2016-12-05 2016-12-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/17031 TID:201465841 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/17031 |
identifier_str_mv |
TID:201465841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135487287361536 |