Métricas de avaliação de websites : uma aplicação aos transportes aéreos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, João de Leite
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3239
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA.
id RCAP_df3bfc7c40890d4d60649906fd1195c5
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Métricas de avaliação de websites : uma aplicação aos transportes aéreosSATA Air AçoresComércio ElectrónicoE-commerceMarketing DigitalWebqualWebsitesDissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA.A presente dissertação centra-se nos conceitos de marketing digital, ferramenta que tem vindo a ganhar importância, devido às suas vantagens competitivas, nomeadamente redução de custos, aumento das receitas, aumento da notoriedade das marcas/empresas, facilidade de acesso ao cliente final e disponibilidade global de informação. Pretende-se com este estudo analisar a avaliação do website da SATA, uma vez que é a companhia aérea com origem na Região Autónoma dos Açores. Para tal, este estudo irá abordar o modelo WebQual 4.0 de Barnes & Vidgen (2002) que usa critérios de qualidade no desempenho de websites. Para a indústria aeronáutica o comércio eletrónico é o meio fundamental para reduzir os custos de distribuição, sendo este um dos principais fatores para as transportadoras aéreas aumentarem o seu investimento nesta área. Como método de avaliação do website da transportadora aérea SATA, foi usado um modelo concetual que permite analisar diversas vertentes. Deste modo, o objetivo é averiguar quais as dimensões que influenciam a qualidade percecionada e se estas influenciam as operações realizadas no website.ABSTRACT: This dissertation focuses on the concepts of digital marketing, tool that has been important, due to its competitive advantages, including cost savings, increased revenue, increased awareness of the brands/companies, easy access to the end customer and global information availability. The aim of this study was to analyze the evaluation of the SATA website, because it is the Azorean airline and the most relevant company in the Azores. For this purpose, the study will use the WebQual 4.0 model of Barnes & Vidgen (2002) that analyze quality indicators in the performance of websites. To the aviation industry the e-commerce is the key driver to reduce distribution costs, being one of the main features that influence carriers to increase their investment in this area. As method for evaluate the SATA website, was used a conceptual model that allows to analyze different areas. In this way the main goal is to analyze the dimensions that influence the perceived website quality and the activities on the website.Tiago, Maria Teresa BorgesTiago, Flávio BorgesRepositório da Universidade dos AçoresLima, João de Leite2014-12-30T15:27:31Z2014-03-072014-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3239201466880porLima, João de Leite. "Métricas de avaliação de websites: uma aplicação aos transportes aéreos". 2014. 88 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:17Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:53.052850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Métricas de avaliação de websites : uma aplicação aos transportes aéreos
title Métricas de avaliação de websites : uma aplicação aos transportes aéreos
spellingShingle Métricas de avaliação de websites : uma aplicação aos transportes aéreos
Lima, João de Leite
SATA Air Açores
Comércio Electrónico
E-commerce
Marketing Digital
Webqual
Websites
title_short Métricas de avaliação de websites : uma aplicação aos transportes aéreos
title_full Métricas de avaliação de websites : uma aplicação aos transportes aéreos
title_fullStr Métricas de avaliação de websites : uma aplicação aos transportes aéreos
title_full_unstemmed Métricas de avaliação de websites : uma aplicação aos transportes aéreos
title_sort Métricas de avaliação de websites : uma aplicação aos transportes aéreos
author Lima, João de Leite
author_facet Lima, João de Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiago, Maria Teresa Borges
Tiago, Flávio Borges
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, João de Leite
dc.subject.por.fl_str_mv SATA Air Açores
Comércio Electrónico
E-commerce
Marketing Digital
Webqual
Websites
topic SATA Air Açores
Comércio Electrónico
E-commerce
Marketing Digital
Webqual
Websites
description Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30T15:27:31Z
2014-03-07
2014-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3239
201466880
url http://hdl.handle.net/10400.3/3239
identifier_str_mv 201466880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, João de Leite. "Métricas de avaliação de websites: uma aplicação aos transportes aéreos". 2014. 88 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130709817819136