A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, António Manuel Fagulha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4720
Resumo: O projeto de investigação, realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretende estudar a monitorização do processo de implementação do Currículo Específico Individual (CEI) no terceiro ciclo do ensino básico. A investigação realizou-se num Agrupamento de Escolas do quadro de zona pedagógica do Baixo Alentejo/Alentejo Litoral. A metodologia de investigação utilizada assenta num estudo de caso. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a oito docentes do Agrupamento de Escolas, três são docentes de Educação Especial e cinco exercem o cargo de diretor de turma. Foi ainda efetuada a análise documental das atas dos conselhos de turma e de uma ata do grupo de Educação Especial. Uma vez que o investigador lecionou neste Agrupamento de Escolas, o estudo realizado contempla a sua observação participante. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo e da informação extraída das atas para uma grelha de registo da informação arquivística. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que a monitorização do processo de implementação do CEI no terceiro ciclo é realizada de forma pouco substantiva. Face às necessidades diagnosticadas, foi elaborado um plano de intervenção.
id RCAP_a43ec76de7864323f2ce4863ab11f62c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino BásicoEducação especialMonitorização e currículo específico individualO projeto de investigação, realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretende estudar a monitorização do processo de implementação do Currículo Específico Individual (CEI) no terceiro ciclo do ensino básico. A investigação realizou-se num Agrupamento de Escolas do quadro de zona pedagógica do Baixo Alentejo/Alentejo Litoral. A metodologia de investigação utilizada assenta num estudo de caso. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a oito docentes do Agrupamento de Escolas, três são docentes de Educação Especial e cinco exercem o cargo de diretor de turma. Foi ainda efetuada a análise documental das atas dos conselhos de turma e de uma ata do grupo de Educação Especial. Uma vez que o investigador lecionou neste Agrupamento de Escolas, o estudo realizado contempla a sua observação participante. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo e da informação extraída das atas para uma grelha de registo da informação arquivística. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que a monitorização do processo de implementação do CEI no terceiro ciclo é realizada de forma pouco substantiva. Face às necessidades diagnosticadas, foi elaborado um plano de intervenção.2018-09-27T13:53:14Z2017-07-11T00:00:00Z2017-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4720TID:201728834porMorais, António Manuel Fagulhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:33Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:54.511649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Morais, António Manuel Fagulha
Educação especial
Monitorização e currículo específico individual
title_short A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_full A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_sort A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
author Morais, António Manuel Fagulha
author_facet Morais, António Manuel Fagulha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, António Manuel Fagulha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Monitorização e currículo específico individual
topic Educação especial
Monitorização e currículo específico individual
description O projeto de investigação, realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretende estudar a monitorização do processo de implementação do Currículo Específico Individual (CEI) no terceiro ciclo do ensino básico. A investigação realizou-se num Agrupamento de Escolas do quadro de zona pedagógica do Baixo Alentejo/Alentejo Litoral. A metodologia de investigação utilizada assenta num estudo de caso. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a oito docentes do Agrupamento de Escolas, três são docentes de Educação Especial e cinco exercem o cargo de diretor de turma. Foi ainda efetuada a análise documental das atas dos conselhos de turma e de uma ata do grupo de Educação Especial. Uma vez que o investigador lecionou neste Agrupamento de Escolas, o estudo realizado contempla a sua observação participante. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo e da informação extraída das atas para uma grelha de registo da informação arquivística. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que a monitorização do processo de implementação do CEI no terceiro ciclo é realizada de forma pouco substantiva. Face às necessidades diagnosticadas, foi elaborado um plano de intervenção.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-11T00:00:00Z
2017-07-11
2018-09-27T13:53:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4720
TID:201728834
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4720
identifier_str_mv TID:201728834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129862094454784