A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4720 |
Resumo: | O projeto de investigação, realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretende estudar a monitorização do processo de implementação do Currículo Específico Individual (CEI) no terceiro ciclo do ensino básico. A investigação realizou-se num Agrupamento de Escolas do quadro de zona pedagógica do Baixo Alentejo/Alentejo Litoral. A metodologia de investigação utilizada assenta num estudo de caso. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a oito docentes do Agrupamento de Escolas, três são docentes de Educação Especial e cinco exercem o cargo de diretor de turma. Foi ainda efetuada a análise documental das atas dos conselhos de turma e de uma ata do grupo de Educação Especial. Uma vez que o investigador lecionou neste Agrupamento de Escolas, o estudo realizado contempla a sua observação participante. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo e da informação extraída das atas para uma grelha de registo da informação arquivística. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que a monitorização do processo de implementação do CEI no terceiro ciclo é realizada de forma pouco substantiva. Face às necessidades diagnosticadas, foi elaborado um plano de intervenção. |
id |
RCAP_a43ec76de7864323f2ce4863ab11f62c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4720 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino BásicoEducação especialMonitorização e currículo específico individualO projeto de investigação, realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretende estudar a monitorização do processo de implementação do Currículo Específico Individual (CEI) no terceiro ciclo do ensino básico. A investigação realizou-se num Agrupamento de Escolas do quadro de zona pedagógica do Baixo Alentejo/Alentejo Litoral. A metodologia de investigação utilizada assenta num estudo de caso. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a oito docentes do Agrupamento de Escolas, três são docentes de Educação Especial e cinco exercem o cargo de diretor de turma. Foi ainda efetuada a análise documental das atas dos conselhos de turma e de uma ata do grupo de Educação Especial. Uma vez que o investigador lecionou neste Agrupamento de Escolas, o estudo realizado contempla a sua observação participante. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo e da informação extraída das atas para uma grelha de registo da informação arquivística. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que a monitorização do processo de implementação do CEI no terceiro ciclo é realizada de forma pouco substantiva. Face às necessidades diagnosticadas, foi elaborado um plano de intervenção.2018-09-27T13:53:14Z2017-07-11T00:00:00Z2017-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4720TID:201728834porMorais, António Manuel Fagulhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:33Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:54.511649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
title |
A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico Morais, António Manuel Fagulha Educação especial Monitorização e currículo específico individual |
title_short |
A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
A Monitorização do processo de implementação dos currículos específicos individuais de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
author |
Morais, António Manuel Fagulha |
author_facet |
Morais, António Manuel Fagulha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, António Manuel Fagulha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Monitorização e currículo específico individual |
topic |
Educação especial Monitorização e currículo específico individual |
description |
O projeto de investigação, realizado no âmbito do mestrado em Educação Especial, pretende estudar a monitorização do processo de implementação do Currículo Específico Individual (CEI) no terceiro ciclo do ensino básico. A investigação realizou-se num Agrupamento de Escolas do quadro de zona pedagógica do Baixo Alentejo/Alentejo Litoral. A metodologia de investigação utilizada assenta num estudo de caso. Procedeu-se à recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas realizadas a oito docentes do Agrupamento de Escolas, três são docentes de Educação Especial e cinco exercem o cargo de diretor de turma. Foi ainda efetuada a análise documental das atas dos conselhos de turma e de uma ata do grupo de Educação Especial. Uma vez que o investigador lecionou neste Agrupamento de Escolas, o estudo realizado contempla a sua observação participante. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo e da informação extraída das atas para uma grelha de registo da informação arquivística. Após a análise e interpretação dos dados concluiu-se que a monitorização do processo de implementação do CEI no terceiro ciclo é realizada de forma pouco substantiva. Face às necessidades diagnosticadas, foi elaborado um plano de intervenção. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-11T00:00:00Z 2017-07-11 2018-09-27T13:53:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4720 TID:201728834 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4720 |
identifier_str_mv |
TID:201728834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129862094454784 |