A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53709 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_a45ed32f285d365b90bdf516880da8ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53709 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º anoMotivaçãoAprendizagemTecnologias digitaisGamificaçãoEnvolvimento dos alunosEnsino secundário (11º ano)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A educação enfrenta desafios com a evolução das tecnologias de informação e comunicação que exigem refletir sobre as metodologias de ensino a usar em sala de aula, no sentido de promover uma maior motivação no processo de ensino aprendizagem, proporcionando consequentemente uma aprendizagem ativa. O presente relatório resulta de um estudo sobre a aplicação de recursos baseados nas tecnologias digitais na prática pedagógica, nomeadamente através das ferramentas online. Esta prática decorreu numa turma de 11.º ano de Economia A do ensino regular, numa Escola Secundária de Lisboa. Teve como questões de partida: —Como podem as ferramentas online promover uma aprendizagem ativa? — Como podem as ferramentas online motivar os alunos no processo ensino aprendizagem? — Como responder aos desafios que se colocam ao professor aquando da utilização de ferramentas online? Para responder a estas questões utilizei: a ferramenta online Kahoot, que tem por base a gamificação e a ferramenta online Pixton, que se baseia na elaboração de banda desenhada. A abordagem metodológica utilizada para o estudo de caso é qualitativa e as técnicas de investigação utilizadas foram: observação participante, observação não participante, questionário por entrevistas antes das aulas PES e questionário com recurso a escalas tipo likert, realizado através do Google forms, após as aulas de PES. É importante referir que esta prática pedagógica ocorreu num ano letivo atípico, que ficou marcado pela pandemia do Covid-19, tornando diferente a lecionação de aulas e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, esta prática pedagógica foi concretizada com recurso à ferramenta online Microsoft Teams. Em síntese, a análise de dados levou aos seguintes dados concretos: os alunos consideraram que as ferramentas online foram desafiantes e eficazes na aquisição de aprendizagens no contexto educativo; mostraram-se ativos e motivados nas atividades desenvolvidas com as ferramentas online, promovendo assim uma aprendizagem ativa.Education faces challenges with the evolution of information and communication technologies that require reflection on the teaching methodologies to be used in the classroom, to promote greater motivation in the teaching-learning process, consequently providing active learning. This report is the result of a study on the application of resources based on digital technologies in pedagogical practice, namely through online tools. This practice took place in an 11th grade class of Economics A of regular education, at one Lisbon Secondary School. Has the following departure questions: — How can online tools promote active learning? — How can online tools motivate students in the teaching-learning process? — How to respond to the challenges faced by the teacher when using online tools? To answer these questions, I used: the online tool Kahoot, which is based on gamification and the online tool Pixton, which is based on the elaboration of comics. The methodological approach used for the case study is qualitative and the investigation techniques used were participant observation, non-participant observation, questionnaire by interviews before PES classes and questionnaire using Likert-type scales, carried out through Google forms, after the PES classes. It is important to mention that this pedagogical practice took place in an atypical school year, which was marked by the Covid-19 pandemic, making the teaching of classes and consequently the teaching-learning process different. In this sense, this pedagogical practice was implemented using the online tool Microsoft Teams. In summary, the data analysis led to the following concrete data: the students considered that the online tools were challenging and effective in the acquisition of learning in the educational context; they were active and motivated in the activities developed with the online tools, thus promoting active learning.Cerdeira, Luísa, 1956-Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Dina Paula Cacela Reis2022-07-07T13:04:25Z20222022-02-032022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:38.706896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano |
title |
A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano |
spellingShingle |
A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano Rodrigues, Dina Paula Cacela Reis Motivação Aprendizagem Tecnologias digitais Gamificação Envolvimento dos alunos Ensino secundário (11º ano) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano |
title_full |
A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano |
title_fullStr |
A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano |
title_full_unstemmed |
A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano |
title_sort |
A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano |
author |
Rodrigues, Dina Paula Cacela Reis |
author_facet |
Rodrigues, Dina Paula Cacela Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, Luísa, 1956- Cabrito, Belmiro Gil, 1949- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Dina Paula Cacela Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Aprendizagem Tecnologias digitais Gamificação Envolvimento dos alunos Ensino secundário (11º ano) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Motivação Aprendizagem Tecnologias digitais Gamificação Envolvimento dos alunos Ensino secundário (11º ano) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-07T13:04:25Z 2022 2022-02-03 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53709 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134597928189952 |