A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Dina Paula Cacela Reis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53709
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_a45ed32f285d365b90bdf516880da8ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53709
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º anoMotivaçãoAprendizagemTecnologias digitaisGamificaçãoEnvolvimento dos alunosEnsino secundário (11º ano)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A educação enfrenta desafios com a evolução das tecnologias de informação e comunicação que exigem refletir sobre as metodologias de ensino a usar em sala de aula, no sentido de promover uma maior motivação no processo de ensino aprendizagem, proporcionando consequentemente uma aprendizagem ativa. O presente relatório resulta de um estudo sobre a aplicação de recursos baseados nas tecnologias digitais na prática pedagógica, nomeadamente através das ferramentas online. Esta prática decorreu numa turma de 11.º ano de Economia A do ensino regular, numa Escola Secundária de Lisboa. Teve como questões de partida: —Como podem as ferramentas online promover uma aprendizagem ativa? — Como podem as ferramentas online motivar os alunos no processo ensino aprendizagem? — Como responder aos desafios que se colocam ao professor aquando da utilização de ferramentas online? Para responder a estas questões utilizei: a ferramenta online Kahoot, que tem por base a gamificação e a ferramenta online Pixton, que se baseia na elaboração de banda desenhada. A abordagem metodológica utilizada para o estudo de caso é qualitativa e as técnicas de investigação utilizadas foram: observação participante, observação não participante, questionário por entrevistas antes das aulas PES e questionário com recurso a escalas tipo likert, realizado através do Google forms, após as aulas de PES. É importante referir que esta prática pedagógica ocorreu num ano letivo atípico, que ficou marcado pela pandemia do Covid-19, tornando diferente a lecionação de aulas e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, esta prática pedagógica foi concretizada com recurso à ferramenta online Microsoft Teams. Em síntese, a análise de dados levou aos seguintes dados concretos: os alunos consideraram que as ferramentas online foram desafiantes e eficazes na aquisição de aprendizagens no contexto educativo; mostraram-se ativos e motivados nas atividades desenvolvidas com as ferramentas online, promovendo assim uma aprendizagem ativa.Education faces challenges with the evolution of information and communication technologies that require reflection on the teaching methodologies to be used in the classroom, to promote greater motivation in the teaching-learning process, consequently providing active learning. This report is the result of a study on the application of resources based on digital technologies in pedagogical practice, namely through online tools. This practice took place in an 11th grade class of Economics A of regular education, at one Lisbon Secondary School. Has the following departure questions: — How can online tools promote active learning? — How can online tools motivate students in the teaching-learning process? — How to respond to the challenges faced by the teacher when using online tools? To answer these questions, I used: the online tool Kahoot, which is based on gamification and the online tool Pixton, which is based on the elaboration of comics. The methodological approach used for the case study is qualitative and the investigation techniques used were participant observation, non-participant observation, questionnaire by interviews before PES classes and questionnaire using Likert-type scales, carried out through Google forms, after the PES classes. It is important to mention that this pedagogical practice took place in an atypical school year, which was marked by the Covid-19 pandemic, making the teaching of classes and consequently the teaching-learning process different. In this sense, this pedagogical practice was implemented using the online tool Microsoft Teams. In summary, the data analysis led to the following concrete data: the students considered that the online tools were challenging and effective in the acquisition of learning in the educational context; they were active and motivated in the activities developed with the online tools, thus promoting active learning.Cerdeira, Luísa, 1956-Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, Dina Paula Cacela Reis2022-07-07T13:04:25Z20222022-02-032022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:38.706896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano
title A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano
spellingShingle A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano
Rodrigues, Dina Paula Cacela Reis
Motivação
Aprendizagem
Tecnologias digitais
Gamificação
Envolvimento dos alunos
Ensino secundário (11º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano
title_full A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano
title_fullStr A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano
title_full_unstemmed A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano
title_sort A utilização de ferramentas online como forma de promoção de uma aprendizagem ativa - aplicado a uma turma de economia A do 11º ano
author Rodrigues, Dina Paula Cacela Reis
author_facet Rodrigues, Dina Paula Cacela Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Luísa, 1956-
Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Dina Paula Cacela Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Aprendizagem
Tecnologias digitais
Gamificação
Envolvimento dos alunos
Ensino secundário (11º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Motivação
Aprendizagem
Tecnologias digitais
Gamificação
Envolvimento dos alunos
Ensino secundário (11º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-07T13:04:25Z
2022
2022-02-03
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53709
url http://hdl.handle.net/10451/53709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134597928189952