Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Céline Alves da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2485
Resumo: O relatório final de estágio apresenta-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este inclui uma reflexão crítica relativamente às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (II e III), em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. O relatório contempla ainda uma investigação cuja temática se centra na área da Matemática. Para a realização da primeira parte do relatório, foram utilizados diversos materiais construídos e implementados ao longo das PES II e III, bem como autores de referência, de forma a fundamentar o texto. Relativamente à segunda parte do relatório final de estágio foi realizada uma investigação de caráter qualitativo, que teve como principal objetivo perceber de que forma a utilização de materiais didáticos, em aulas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, influencia a aprendizagem da Matemática, num tópico muito particular: números racionais. Desta forma, foi realizado um teste diagnóstico de forma a perceber o conteúdo em que os alunos sentiam mais dificuldades. Posteriormente, foram desenvolvidas três tarefas diferentes, utilizando materiais didáticos distintos e, foi ainda realizada uma entrevista semiestruturada aos três participantes do estudo. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir, com alguma segurança, que a utilização de materiais didáticos, em conteúdos matemáticos, é benéfica para os alunos, pois revelam maior envolvimento nas tarefas propostas e uma melhor compreensão dos conteúdos abordados.
id RCAP_a46f47be1eaa2eaa9b62a2ca5ef6a3e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática1.º Ciclo do Ensino BásicoNúmeros racionaisMaterial didáticoEnsino da matemáticaAprendizagem da matemática1st Cycle of Basic SchoolRational numbersDidactic materialThe teaching of mathematicsThe learning of mathematicsO relatório final de estágio apresenta-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este inclui uma reflexão crítica relativamente às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (II e III), em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. O relatório contempla ainda uma investigação cuja temática se centra na área da Matemática. Para a realização da primeira parte do relatório, foram utilizados diversos materiais construídos e implementados ao longo das PES II e III, bem como autores de referência, de forma a fundamentar o texto. Relativamente à segunda parte do relatório final de estágio foi realizada uma investigação de caráter qualitativo, que teve como principal objetivo perceber de que forma a utilização de materiais didáticos, em aulas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, influencia a aprendizagem da Matemática, num tópico muito particular: números racionais. Desta forma, foi realizado um teste diagnóstico de forma a perceber o conteúdo em que os alunos sentiam mais dificuldades. Posteriormente, foram desenvolvidas três tarefas diferentes, utilizando materiais didáticos distintos e, foi ainda realizada uma entrevista semiestruturada aos três participantes do estudo. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir, com alguma segurança, que a utilização de materiais didáticos, em conteúdos matemáticos, é benéfica para os alunos, pois revelam maior envolvimento nas tarefas propostas e uma melhor compreensão dos conteúdos abordados.The final apprenticeship report is related to the scope of the Masters Degree of Pre-schooling and Teaching the 1st Cycle of Basic School. It includes a critical reflection in relation to the curricular units of Supervised Teaching Practice (II and III), in the context of apprenticeship, in the 1st Cycle of Basic School and in Pre-school Education. The report also contemplates research whose theme concentrates on the fields of mathematics. For the first part of the report several different materials were used, which had been built and implemented along STP II and III, as well as authors of reference, so as to support the text. In relation to the second part of the apprenticeship final report, a qualitative research was carried out, which main purpose was to understand to which extent the use of didactic materials in the 1st cycle of Basic School classes influences the learning of mathematics, in a very particular topic: rational numbers. This way, a diagnosis was performed for a better understanding of the contents in which learners feel the most difficulties. Later on three tasks were developed, by using different didactic materials, and a semi-structured interview was held to the three participants in the study. The analysis of the collected data allowed to conclude, with some certainty, that the use of didactic materials in mathematical contents is beneficial for learners, because they reveal a greater involvement in the proposed tasks and a better understanding of the addressed contents.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, AntónioRodrigues, CátiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSilva, Céline Alves da2014-12-15T17:21:19Z2014-052014-122014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2485TID:201212161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:44Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:37.761805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática
title Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática
spellingShingle Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática
Silva, Céline Alves da
1.º Ciclo do Ensino Básico
Números racionais
Material didático
Ensino da matemática
Aprendizagem da matemática
1st Cycle of Basic School
Rational numbers
Didactic material
The teaching of mathematics
The learning of mathematics
title_short Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática
title_full Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática
title_fullStr Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática
title_full_unstemmed Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática
title_sort Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da matemática
author Silva, Céline Alves da
author_facet Silva, Céline Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, António
Rodrigues, Cátia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Céline Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º Ciclo do Ensino Básico
Números racionais
Material didático
Ensino da matemática
Aprendizagem da matemática
1st Cycle of Basic School
Rational numbers
Didactic material
The teaching of mathematics
The learning of mathematics
topic 1.º Ciclo do Ensino Básico
Números racionais
Material didático
Ensino da matemática
Aprendizagem da matemática
1st Cycle of Basic School
Rational numbers
Didactic material
The teaching of mathematics
The learning of mathematics
description O relatório final de estágio apresenta-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este inclui uma reflexão crítica relativamente às unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada (II e III), em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. O relatório contempla ainda uma investigação cuja temática se centra na área da Matemática. Para a realização da primeira parte do relatório, foram utilizados diversos materiais construídos e implementados ao longo das PES II e III, bem como autores de referência, de forma a fundamentar o texto. Relativamente à segunda parte do relatório final de estágio foi realizada uma investigação de caráter qualitativo, que teve como principal objetivo perceber de que forma a utilização de materiais didáticos, em aulas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, influencia a aprendizagem da Matemática, num tópico muito particular: números racionais. Desta forma, foi realizado um teste diagnóstico de forma a perceber o conteúdo em que os alunos sentiam mais dificuldades. Posteriormente, foram desenvolvidas três tarefas diferentes, utilizando materiais didáticos distintos e, foi ainda realizada uma entrevista semiestruturada aos três participantes do estudo. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir, com alguma segurança, que a utilização de materiais didáticos, em conteúdos matemáticos, é benéfica para os alunos, pois revelam maior envolvimento nas tarefas propostas e uma melhor compreensão dos conteúdos abordados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-15T17:21:19Z
2014-05
2014-12
2014-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2485
TID:201212161
url http://hdl.handle.net/10400.19/2485
identifier_str_mv TID:201212161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130882733244416