O Geomarketing como ferramenta de apoio à decisão numa empresa de retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gonçalo Mateus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/148777
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da componente não letiva enquadrada no mestrado em Gestão do Território, na área de especialização de Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica. Este foi realizado na equipa de Estudos de Mercado, no departamento de Marca e Transformação, da empresa Auchan Retail Portugal. Ao longo do estágio foram elaborados projetos e estudos que se encontram no âmbito das competências da equipa, os quais centram-se em fornecer informação tratada e analisada que auxilie os tomadores de decisão nos objetivos estratégicos da empresa. Neste caso, os estudos e projetos apoiam-se na sua perspetiva geográfica, em que aliam fenómenos socioeconómicos, desde a definição de estratégias, avaliação de tendências do mercado e análise de comportamentos dos clientes, com os sistemas de informação geográfica, utilizando métodos de análise espacial, aos quais se chama geomarketing. Neste relatório são apresentados os vários projetos realizados, desde a sua contextualização, o processo metodológico para a sua elaboração, e os resultados obtidos através das suas metodologias, que sustentem a premissa de que os sistemas de informação geográfica são importantes na definição de estratégias de uma empresa retalhista.
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