Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grassi, Vinicius
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25962
Resumo: Este trabalho visa aprofundar os estudos de novas localizações comerciais com a aplicação de técnicas de geomarketing, tendo como estudo de caso a rede de supermercados da Companhia Zaffari, na cidade de Porto Alegre - RS. A importância dessa análise locacional se dá pela influência que os supermercados exercem na dinâmica das cidades, pois os mesmos respondem pelos maiores fluxos de compras no espaço urbano. Metodologicamente, priorizam-se quatro condicionantes para as novas localizações: área de influência do supermercado, acesso viário, concorrência e renda do público consumidor do entorno das lojas. O objetivo final, portanto, desta análise, é propor novas localizações para os supermercados da respectiva empresa. Por fim, dois novos locais foram propostos para novos supermercados, sendo esses ideais nos critérios pré-estabelecidos para a estratégia de expansão da Companhia Zaffari.
id UFRGS-2_19a372a9aba35e3039e697f3e3c534f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25962
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grassi, ViniciusStrohaecker, Tania Marques2010-09-24T04:19:01Z2010http://hdl.handle.net/10183/25962000755499Este trabalho visa aprofundar os estudos de novas localizações comerciais com a aplicação de técnicas de geomarketing, tendo como estudo de caso a rede de supermercados da Companhia Zaffari, na cidade de Porto Alegre - RS. A importância dessa análise locacional se dá pela influência que os supermercados exercem na dinâmica das cidades, pois os mesmos respondem pelos maiores fluxos de compras no espaço urbano. Metodologicamente, priorizam-se quatro condicionantes para as novas localizações: área de influência do supermercado, acesso viário, concorrência e renda do público consumidor do entorno das lojas. O objetivo final, portanto, desta análise, é propor novas localizações para os supermercados da respectiva empresa. Por fim, dois novos locais foram propostos para novos supermercados, sendo esses ideais nos critérios pré-estabelecidos para a estratégia de expansão da Companhia Zaffari.This paper aims to deepen the studies of new businesses locations applying geomarketing techniques, taking as a case study the Companhia Zaffari supermarket chain, in the city of Porto Alegre - RS. The importance of locational analysis is by the influence that supermarkets have on the city dynamics, because the supermarkets account for the largest flows of shopping in urban space. Methodologically, four conditions are prioritizing for new locations: the area of influence of the supermarket, road access, competition and income of the target audience on the surrounding areas. Therefore, the ultimate goal is to propose new locations for the supermarkets on the cited company. Finally, two new sites were proposed for new supermarkets, and these sites were related in the pre-established criteria for the expansion strategy of the Companhia Zaffari.application/pdfporGeografia urbanaSupermercadosGeomarketingPorto Alegre (RS)Commercial sitesGeographyGeomarketingSelect of retail locationsSupermarketsEstratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000755499.pdf.txt000755499.pdf.txtExtracted Texttext/plain60065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/2/000755499.pdf.txtd2d1f084100e9490d00fe91437f5fa66MD52ORIGINAL000755499.pdf000755499.pdfTexto completoapplication/pdf6404901http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/1/000755499.pdfefceb70e9278f946c1fba8a76d8887ceMD51THUMBNAIL000755499.pdf.jpg000755499.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/3/000755499.pdf.jpg6a53e457606cbae4faafb70b0aa0dec3MD5310183/259622018-10-05 08:32:04.158oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25962Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:32:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
title Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
spellingShingle Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
Grassi, Vinicius
Geografia urbana
Supermercados
Geomarketing
Porto Alegre (RS)
Commercial sites
Geography
Geomarketing
Select of retail locations
Supermarkets
title_short Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
title_full Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
title_fullStr Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
title_full_unstemmed Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
title_sort Estratégias de localização de uma rede de supermercados : o geomarketing aplicado à Companhia Zaffari em Porto Alegre - RS
author Grassi, Vinicius
author_facet Grassi, Vinicius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grassi, Vinicius
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Strohaecker, Tania Marques
contributor_str_mv Strohaecker, Tania Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia urbana
Supermercados
Geomarketing
Porto Alegre (RS)
topic Geografia urbana
Supermercados
Geomarketing
Porto Alegre (RS)
Commercial sites
Geography
Geomarketing
Select of retail locations
Supermarkets
dc.subject.eng.fl_str_mv Commercial sites
Geography
Geomarketing
Select of retail locations
Supermarkets
description Este trabalho visa aprofundar os estudos de novas localizações comerciais com a aplicação de técnicas de geomarketing, tendo como estudo de caso a rede de supermercados da Companhia Zaffari, na cidade de Porto Alegre - RS. A importância dessa análise locacional se dá pela influência que os supermercados exercem na dinâmica das cidades, pois os mesmos respondem pelos maiores fluxos de compras no espaço urbano. Metodologicamente, priorizam-se quatro condicionantes para as novas localizações: área de influência do supermercado, acesso viário, concorrência e renda do público consumidor do entorno das lojas. O objetivo final, portanto, desta análise, é propor novas localizações para os supermercados da respectiva empresa. Por fim, dois novos locais foram propostos para novos supermercados, sendo esses ideais nos critérios pré-estabelecidos para a estratégia de expansão da Companhia Zaffari.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-09-24T04:19:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25962
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000755499
url http://hdl.handle.net/10183/25962
identifier_str_mv 000755499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/2/000755499.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/1/000755499.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25962/3/000755499.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d2d1f084100e9490d00fe91437f5fa66
efceb70e9278f946c1fba8a76d8887ce
6a53e457606cbae4faafb70b0aa0dec3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224399969320960