Otimização das insígnias satélite da SONAE MC: caso de estudo Meu Super

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Sara Prates
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36240
Resumo: O presente trabalho assenta sobre o mercado cada vez mais diversificado de retalho alimentar. Durante muitos anos o comércio tradicional foi único local em que os consumidores poderiam fazer as suas compras, no entanto com o avançar dos anos esta dinâmica de comércio foi-se alterando. O comércio tradicional perdeu consumidores, investidores e competitividade em relação aos métodos de retalho que iam sendo inseridos no mercado e que iam crescendo cada vez mais, como os supermercados, detidos por grandes grupos de retalhistas. Como forma de inovação e já que o mercado de supermercados de grandes dimensões se encontra saturado estes mesmos grupos que apareceram como concorrência ao comércio tradicional estão agora a voltar-se para ele. Assim, a finalidade deste relatório de estágio é perceber como otimizar a localização de uma loja de proximidade de uma empresa de retalho alimentar em Portugal num formato franchising. Para isso, recorre-se ao Geomarketing que como o próprio nome indica, alia a Geografia ao Marketing, para a predição de locais ótimos para implementar lojas de proximidade e apresentar soluções de negócio. Por imposição da instituição de acolhimento as figuras, gráficos e tabelas apresentados no presente documento foram alteradas de forma a não representar os valores reais devido à confidencialidade dos dados.
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