Otimização das insígnias satélite da SONAE MC: caso de estudo Meu Super
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36240 |
Resumo: | O presente trabalho assenta sobre o mercado cada vez mais diversificado de retalho alimentar. Durante muitos anos o comércio tradicional foi único local em que os consumidores poderiam fazer as suas compras, no entanto com o avançar dos anos esta dinâmica de comércio foi-se alterando. O comércio tradicional perdeu consumidores, investidores e competitividade em relação aos métodos de retalho que iam sendo inseridos no mercado e que iam crescendo cada vez mais, como os supermercados, detidos por grandes grupos de retalhistas. Como forma de inovação e já que o mercado de supermercados de grandes dimensões se encontra saturado estes mesmos grupos que apareceram como concorrência ao comércio tradicional estão agora a voltar-se para ele. Assim, a finalidade deste relatório de estágio é perceber como otimizar a localização de uma loja de proximidade de uma empresa de retalho alimentar em Portugal num formato franchising. Para isso, recorre-se ao Geomarketing que como o próprio nome indica, alia a Geografia ao Marketing, para a predição de locais ótimos para implementar lojas de proximidade e apresentar soluções de negócio. Por imposição da instituição de acolhimento as figuras, gráficos e tabelas apresentados no presente documento foram alteradas de forma a não representar os valores reais devido à confidencialidade dos dados. |
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Otimização das insígnias satélite da SONAE MC: caso de estudo Meu SuperRetalhoLojas de ProximidadeOtimizaçãoLocalizaçãoSIGGeomarketingSegmentação/MosaicoGeografiaO presente trabalho assenta sobre o mercado cada vez mais diversificado de retalho alimentar. Durante muitos anos o comércio tradicional foi único local em que os consumidores poderiam fazer as suas compras, no entanto com o avançar dos anos esta dinâmica de comércio foi-se alterando. O comércio tradicional perdeu consumidores, investidores e competitividade em relação aos métodos de retalho que iam sendo inseridos no mercado e que iam crescendo cada vez mais, como os supermercados, detidos por grandes grupos de retalhistas. Como forma de inovação e já que o mercado de supermercados de grandes dimensões se encontra saturado estes mesmos grupos que apareceram como concorrência ao comércio tradicional estão agora a voltar-se para ele. Assim, a finalidade deste relatório de estágio é perceber como otimizar a localização de uma loja de proximidade de uma empresa de retalho alimentar em Portugal num formato franchising. Para isso, recorre-se ao Geomarketing que como o próprio nome indica, alia a Geografia ao Marketing, para a predição de locais ótimos para implementar lojas de proximidade e apresentar soluções de negócio. Por imposição da instituição de acolhimento as figuras, gráficos e tabelas apresentados no presente documento foram alteradas de forma a não representar os valores reais devido à confidencialidade dos dados.For many years the traditional retail market was the only choice where consumers could purchase they are convenience, shopping or specialty goods. However, along the years, the retail market has been changing. However, the traditional retail market was losing consumers, investors and competitiveness when compared with the “new” methods implemented in the market, as supermarkets, this tendency has been changing. These big retail groups, who along the years have seen his empires growing while competing with the traditional retail, are changing they’re approach to the market and focusing their strategies into this “older” method of retail. This idea came through so that these enterprises could enter in a smaller share market and automatically increase their customer share. With the right impulse, this smaller share market could reinvent itself with the know-how of these enormous companies who are an asset to create new and successful proximity stores. The aim of this internship report is to know how to optimize the location of these new proximity stores who are part of the many insignias owned by a larger retail company in Portugal. To predict these locations, a new discipline is used as base to the study, it is called Geomarketing and it is a combination between Geography and Marketing. In the end it is expected to present a prediction model that describe the variables in study and their weights that can provide business solutions. Moreover, present what could be the new stores locations based on the model. By imposition of the host institution figures, graphs and tables presented in this document have been changed to not represent the actual values because of the confidentiality of data.Rocha, JorgeMarques, MiguelRepositório da Universidade de LisboaAfonso, Sara Prates2019-01-03T15:36:41Z2018-09-122018-09-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36240TID:202059219pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:32.427503Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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