A internacionalização de empresas plataforma portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Tiago da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17276
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_a4e4f08a4c68e4c9670df5a709385a78
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A internacionalização de empresas plataforma portuguesasEmpresa PlataformaEcossistemasTipo de NegócioLocalizaçãoInternacionalizaçãoTICPlatform CompanyEcosystemsBusiness TypeLocalizationInternationalizationICTMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialO desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação é o fator principal que contribui para o sucesso das empresas plataforma. Estes avanços tecnológicos não só reduziram os custos para interligar os utilizadores, como também proporcionaram as condições necessárias para estas empresas alcançarem uma rápida adoção global. As empresas plataforma são projetadas para dar resposta a mercados multilaterais, combinando diferentes tipos de fornecedores e clientes. Este estudo foi desenvolvido tendo por base uma metodologia qualitativa, com três estudos de caso de empresas portuguesas que se enquadram na definição de empresa plataforma. A evidência empírica demonstrou que a questão da superação da liability of outsidership é transversal a todas as empresas plataforma, pelo que a transição para um insider implica um grande esforço no estabelecimento de uma ligação próxima com a rede de utilizadores local. O desenvolvimento de ecossistemas locais foi identificado como um elemento crucial no sucesso internacional destas empresas. Apesar da necessidade inicial de superar o problema do outsidership, estas empresas devem tomar ações no sentido de orquestrar as interações na plataforma e desenvolver funcionalidades criadoras de valor. Por fim, foi possível provar que o processo de criação e estimulação de ecossistemas dinâmicos locais é efetuada a diferentes níveis de acordo com o tipo de negócio em que a empresa atua. Sendo que o principal aspeto diferenciador é o modo como é efetuada a expansão geográfica da rede, que é diretamente influenciada pelas interações que ocorrem dentro e/ou fora da plataforma.The development of powerful ICTs is the driving force behind the rise of platform companies. These advances in technology have lowered the cost to connect users and provided the possibility for these companies to achieve instant global adoption. Platform companies are designed to serve multi-sided markets, combining different types of suppliers and customers. This research is carried out using a qualitative methodology, with three case studies developed on Portuguese companies that fit the definition of platform company. The empirical evidence highlighted that the issue of overcoming the liability of outsidership is transversal to all platform companies. The transition to an insider is accomplished by establishing a strong connection with the local user network. Despite the initial need to overcome the outsidership barrier, these companies must also take actions to orchestrate the interactions in the platform and develop value-creating functionalities. These actions are crucial for the stimulation of localized ecosystems. Lastly, it was possible to prove that the process of creating and stimulating localized ecosystems is carried out at different levels, accordingly to the company's business type. The main distinguishing aspect concerns the geographic expansion of the user network, which is directly affected by the interactions that are established between the users inside and/or outside the platform.Instituto Superior de Economia e GestãoSimões, Vítor CoradoRepositório da Universidade de LisboaMiranda, Tiago da Silva2019-01-30T15:00:06Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17276porMiranda, Tiago da Silva (2018). "A internacionalização de empresas plataforma portuguesas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:57Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:31.054292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A internacionalização de empresas plataforma portuguesas
title A internacionalização de empresas plataforma portuguesas
spellingShingle A internacionalização de empresas plataforma portuguesas
Miranda, Tiago da Silva
Empresa Plataforma
Ecossistemas
Tipo de Negócio
Localização
Internacionalização
TIC
Platform Company
Ecosystems
Business Type
Localization
Internationalization
ICT
title_short A internacionalização de empresas plataforma portuguesas
title_full A internacionalização de empresas plataforma portuguesas
title_fullStr A internacionalização de empresas plataforma portuguesas
title_full_unstemmed A internacionalização de empresas plataforma portuguesas
title_sort A internacionalização de empresas plataforma portuguesas
author Miranda, Tiago da Silva
author_facet Miranda, Tiago da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Vítor Corado
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Tiago da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Empresa Plataforma
Ecossistemas
Tipo de Negócio
Localização
Internacionalização
TIC
Platform Company
Ecosystems
Business Type
Localization
Internationalization
ICT
topic Empresa Plataforma
Ecossistemas
Tipo de Negócio
Localização
Internacionalização
TIC
Platform Company
Ecosystems
Business Type
Localization
Internationalization
ICT
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-01-30T15:00:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17276
url http://hdl.handle.net/10400.5/17276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Miranda, Tiago da Silva (2018). "A internacionalização de empresas plataforma portuguesas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131114436034560