Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Tiago Moreno
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20894
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_ebcc35a406f59f2b9b1fcde5b4ea2b6b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesasEmpresas PlataformaInternacionalizaçãoEcossistemasProblema do ovo e da galinhaEstratégiasPlatform CompaniesInternationalizationEcosystemsChicken and egg problemStrategiesMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA nível mundial, as empresas plataforma revolucionam o nosso quotidiano e, consequentemente, a economia global. A eficiência de tempo e custos que estas empresas digitais oferecem aos utilizadores é o principal motivo da rápida adoção global. Contudo, existem desafios relacionados com a expansão internacional para este tipo de empresas. Sendo empresas com vários lados de utilizadores, é difícil gerir a forma como estas empresas conseguem atrair uma grande base de utilizadores para interagir na plataforma. Tendo como base uma metodologia qualitativa, realizou-se a análise de três estudos de caso de empresas plataforma portuguesas, onde se procura entender como foi abordado o problema de atração de utilizadores para a plataforma e se essa abordagem sofreu alterações, dependendo do país de atuação da plataforma. Para aumentar o número de interações, as empresas estudadas focam-se em atrair utilizadores-chave para que outros venham interagir com eles. São, ainda, utilizadas parcerias com outras empresas para aumentar a base de utilizadores. Durante o processo de internacionalização são feitas adaptações a estas abordagens, nomeadamente, poderá alterar-se a estratégia utilizada. Os diferentes lados de utilizadores das empresas plataforma poderão ter foco em diferentes continentes, tendo em conta as suas necessidades e culturas. É, ainda, proposta uma nova estratégia que estas empresas podem usar para ultrapassar o problema da falta de interações na plataforma, chamada: "cooperação com agregadores de utilizadores".The platform companies are changing our routines and the global economy. The time and cost-efficiency that these digital companies offer is the main reason for their rapid and global user's adoption, however, there are challenges related to the internationalization of these companies. The multi-sided platform companies have some difficulties to attract a large number of users to interact on the platform. Based on a qualitative methodology, an analysis of three case studies of portuguese platform companies was carried out. The main purpose of this analysis relates to understanding how the problem of attracting users was approached and if the internationalization process caused a change on that approach. The companies mentioned in this study focus on attracting key users so that other users can interact with them. Sometimes, these companies establish partnerships with traditional companies to increase the number of interactions. Internationally, these approaches need to be adapted according to the different sides of platform users that may live on different continents, considering their needs and cultures. It is also proposed a new strategy that these companies can use to overcome the lack of interactions problem called: "cooperation with user aggregators".Instituto Superior de Economia e GestãoSimões, Vítor CoradoRepositório da Universidade de LisboaSanches, Tiago Moreno2021-01-25T16:07:43Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20894porSanches, Tiago Moreno (2020). "Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:34.498504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas
title Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas
spellingShingle Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas
Sanches, Tiago Moreno
Empresas Plataforma
Internacionalização
Ecossistemas
Problema do ovo e da galinha
Estratégias
Platform Companies
Internationalization
Ecosystems
Chicken and egg problem
Strategies
title_short Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas
title_full Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas
title_fullStr Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas
title_full_unstemmed Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas
title_sort Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas
author Sanches, Tiago Moreno
author_facet Sanches, Tiago Moreno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Vítor Corado
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Tiago Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Empresas Plataforma
Internacionalização
Ecossistemas
Problema do ovo e da galinha
Estratégias
Platform Companies
Internationalization
Ecosystems
Chicken and egg problem
Strategies
topic Empresas Plataforma
Internacionalização
Ecossistemas
Problema do ovo e da galinha
Estratégias
Platform Companies
Internationalization
Ecosystems
Chicken and egg problem
Strategies
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
2021-01-25T16:07:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20894
url http://hdl.handle.net/10400.5/20894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sanches, Tiago Moreno (2020). "Desafios à internacionalização de empresas plataforma portuguesas". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131147572084736