Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50991 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
id |
RCAP_a50000075b7080cbca43669809c27f80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50991 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicaçãoDesignRedes sociaisComunicaçãoMarcasOnlineSocial mediaCommunicationBrandsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)O presente relatório surge como resultado de um estágio curricular numa agência de marketing e comunicação, a LK Comunicação. Para além de refletir sobre a experiência de trabalho decorrida ao longo de cinco meses, este documento pretende discutir a importância do design da comunicação nas redes sociais das empresas, realizado pelas agências de comunicação responsáveis. As redes sociais constituem um fenómeno global de comunicação e interação na web e estão presentes no dia a dia da grande maioria das pessoas que têm acesso à internet. São estruturas sociais compostas por pessoas e organizações que estão conectadas. Estas possibilitaram a exploração de novas formas de relacionamento entre empresas e os seus clientes tornando-se mais económicas, pessoais e interativas e sendo, por isso, cada vez mais reconhecidas como uma potencial plataforma de marketing online. As empresas veem nestas plataformas um meio para promover os seus negócios, aumentar a interação e alcançar novos públicos. Por conseguinte, sendo a comunicação visual nas redes sociais uma temática muito atual, o presente relatório pretende abordar o impacto e importância do design da comunicação realizado pelas agências nessas plataformas online. Neste sentido, ao tomar por referência a experiência de estágio curricular, este relatório pretende também averiguar as potencialidades e obstáculos da aposta no design da comunicação nas redes sociais, a que práticas criativas se recorre para adequar a estratégia das empresas a estes meios de comunicação, bem como entender eventuais alterações do papel do designer. Tendo em mente este objetivo, foram realizadas entrevistas a diferentes agências de comunicação que trabalham diariamente na comunicação das redes sociais de diversas marcas/empresas.This report is the result of a curricular internship in a marketing and communication agency, LK Comunicação. In addition to reflecting on the work experience over five months, this document intends to discuss the importance of the design of the companies communication in social networks, carried out by the responsible communication agencies. Social networks are a global phenomenon of communication and interaction on the web and are present in the daily lives of the vast majority of people who have access to the internet. They are social structures made up of people and organizations that are connected. These have enabled the exploration of new forms of relationship between companies and their clients, becoming more economic, personal and interactive and are therefore increasingly recognized as a potential online marketing platform. Companies see these platforms as a means to promote their business, increase interaction and reach new audiences. Consequently, since visual communication in social networks is a very current topic, this report intends to address the impact and importance of the communication design carried out by the agencies in these online platforms. Therefore, when taking into account the curricular internship experience, this report also seeks to ascertain the potentialities and obstacles of betting on the design of communication in social networks, to which creative practices are used to adapt the companies' strategies to these means of communication and as well to understand possible changes in the designer's role. Keeping in mind this objective, interviews were conducted with different communication agencies that work daily in the communication of social networks for different brands / companies.Oliveira, MadalenaUniversidade do MinhoLeite, Ana Sofia Pereira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50991por201857642info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:08.308886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação |
title |
Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação |
spellingShingle |
Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação Leite, Ana Sofia Pereira Design Redes sociais Comunicação Marcas Online Social media Communication Brands Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação |
title_full |
Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação |
title_fullStr |
Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação |
title_full_unstemmed |
Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação |
title_sort |
Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação |
author |
Leite, Ana Sofia Pereira |
author_facet |
Leite, Ana Sofia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Madalena Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Ana Sofia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Redes sociais Comunicação Marcas Online Social media Communication Brands Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Design Redes sociais Comunicação Marcas Online Social media Communication Brands Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50991 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201857642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132945150115840 |