Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Sofia Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50991
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
id RCAP_a50000075b7080cbca43669809c27f80
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50991
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicaçãoDesignRedes sociaisComunicaçãoMarcasOnlineSocial mediaCommunicationBrandsCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)O presente relatório surge como resultado de um estágio curricular numa agência de marketing e comunicação, a LK Comunicação. Para além de refletir sobre a experiência de trabalho decorrida ao longo de cinco meses, este documento pretende discutir a importância do design da comunicação nas redes sociais das empresas, realizado pelas agências de comunicação responsáveis. As redes sociais constituem um fenómeno global de comunicação e interação na web e estão presentes no dia a dia da grande maioria das pessoas que têm acesso à internet. São estruturas sociais compostas por pessoas e organizações que estão conectadas. Estas possibilitaram a exploração de novas formas de relacionamento entre empresas e os seus clientes tornando-se mais económicas, pessoais e interativas e sendo, por isso, cada vez mais reconhecidas como uma potencial plataforma de marketing online. As empresas veem nestas plataformas um meio para promover os seus negócios, aumentar a interação e alcançar novos públicos. Por conseguinte, sendo a comunicação visual nas redes sociais uma temática muito atual, o presente relatório pretende abordar o impacto e importância do design da comunicação realizado pelas agências nessas plataformas online. Neste sentido, ao tomar por referência a experiência de estágio curricular, este relatório pretende também averiguar as potencialidades e obstáculos da aposta no design da comunicação nas redes sociais, a que práticas criativas se recorre para adequar a estratégia das empresas a estes meios de comunicação, bem como entender eventuais alterações do papel do designer. Tendo em mente este objetivo, foram realizadas entrevistas a diferentes agências de comunicação que trabalham diariamente na comunicação das redes sociais de diversas marcas/empresas.This report is the result of a curricular internship in a marketing and communication agency, LK Comunicação. In addition to reflecting on the work experience over five months, this document intends to discuss the importance of the design of the companies communication in social networks, carried out by the responsible communication agencies. Social networks are a global phenomenon of communication and interaction on the web and are present in the daily lives of the vast majority of people who have access to the internet. They are social structures made up of people and organizations that are connected. These have enabled the exploration of new forms of relationship between companies and their clients, becoming more economic, personal and interactive and are therefore increasingly recognized as a potential online marketing platform. Companies see these platforms as a means to promote their business, increase interaction and reach new audiences. Consequently, since visual communication in social networks is a very current topic, this report intends to address the impact and importance of the communication design carried out by the agencies in these online platforms. Therefore, when taking into account the curricular internship experience, this report also seeks to ascertain the potentialities and obstacles of betting on the design of communication in social networks, to which creative practices are used to adapt the companies' strategies to these means of communication and as well to understand possible changes in the designer's role. Keeping in mind this objective, interviews were conducted with different communication agencies that work daily in the communication of social networks for different brands / companies.Oliveira, MadalenaUniversidade do MinhoLeite, Ana Sofia Pereira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50991por201857642info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:08.308886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
title Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
spellingShingle Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
Leite, Ana Sofia Pereira
Design
Redes sociais
Comunicação
Marcas
Online
Social media
Communication
Brands
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
title_full Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
title_fullStr Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
title_full_unstemmed Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
title_sort Importância do design da comunicação nas redes sociais: perspetivas das agências de comunicação
author Leite, Ana Sofia Pereira
author_facet Leite, Ana Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Madalena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Redes sociais
Comunicação
Marcas
Online
Social media
Communication
Brands
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Design
Redes sociais
Comunicação
Marcas
Online
Social media
Communication
Brands
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50991
url http://hdl.handle.net/1822/50991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201857642
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132945150115840