Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Liliana Sofia dos Reis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7570
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_a51de4dc4f8e01b3aad3621ec1a8dbbb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolateComportamento do consumidoratributosmarca de fabricantemarca de distribuidorleitetabletes de chocolateConsumer behaviorattributesmanufacturer brandprivate label brandmilkchocolate barsMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialCom o aparecimento da crise económica, as marcas de distribuidor entraram no mercado como uma alternativa a preços acessíveis e, ao longo dos anos, sofreram uma crescente popularidade entre os consumidores devido à sua melhoria de qualidade. Atualmente, as marcas de distribuidor têm uma grande presença no mercado e mantêm uma grande competitividade com as marcas de fabricante. Neste sentido, o presente estudo pretende conhecer as preferências dos consumidores de dois produtos opostos quanto à penetração das marcas de distribuidor, neste caso, o leite e as tabletes de chocolate. Para tal, pretende identificar os atributos mais valorizados pelos consumidores na escolha destes dois produtos e compreender se existem diferenças na preferência pela "marca" entre os mesmos. A técnica de pesquisa utilizada foi a Análise Conjunta, onde foram geradas dezasseis combinações para cada um dos produtos, baseadas em três atributos chave e seus respetivos níveis. Em ambos os produtos, a marca Continente é apresentada como um dos níveis do atributo "marca" porque foi esta a marca de distribuidor escolhida para o estudo. As combinações geradas foram avaliadas pelos consumidores através de um questionário presencial, onde obteve-se uma amostra não probabilística por conveniência de 210 inquiridos. O resultado retirado da análise aos questionários revela que o atributo mais valorizado pelos consumidores na escolha de leite é o teor de gordura, seguido da marca e do preço, e o atributo mais valorizado na escolha de tabletes de chocolate é o tipo de chocolate, seguindo-se a marca e o preço.With the appearance of the economic crisis, private labels entered the market as an alternative, providing accessible prices and, over the years, experienced a growing popularity among consumers due to its quality improvement. Nowadays, the private labels have a big market presence and are able to compete with the manufacturer brands. Regarding this matter, the present study aims to understand the preferences of the consumers of the two opposite products in terms of penetration of private labels, in this case, milk and chocolate bars. For this purpose, it intends to identify the attributes that are most valued by consumers when choosing one of these products and understand if there are differences in the preference/utility of the "brand" attribute between these products. The searching technique used was the Conjoint Analysis, where sixteen combinations for each product, based on three key attributes and their respective levels, were generated. In both products, the Continente brand is presented as one of the levels of the brand attribute because this was the private label chosen for the study. The generated combinations were evaluated by consumers through a classroom questionnaire, which was obtained from a non-probabilistic convenience sample of 210 interviewed. The result obtained from the questionnaire analysis reveals that the most valued attribute by consumers in choosing milk is the fat, followed by brand and price, and the most valued attribute in choosing chocolate bars is the type of chocolate, followed by brand and the price.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaAntunes, Liliana Sofia dos Reis2014-12-10T13:34:21Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7570porAntunes, Liliana Sofia dos Reis (2014). "Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:43.298281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate
title Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate
spellingShingle Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate
Antunes, Liliana Sofia dos Reis
Comportamento do consumidor
atributos
marca de fabricante
marca de distribuidor
leite
tabletes de chocolate
Consumer behavior
attributes
manufacturer brand
private label brand
milk
chocolate bars
title_short Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate
title_full Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate
title_fullStr Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate
title_full_unstemmed Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate
title_sort Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate
author Antunes, Liliana Sofia dos Reis
author_facet Antunes, Liliana Sofia dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Liliana Sofia dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
atributos
marca de fabricante
marca de distribuidor
leite
tabletes de chocolate
Consumer behavior
attributes
manufacturer brand
private label brand
milk
chocolate bars
topic Comportamento do consumidor
atributos
marca de fabricante
marca de distribuidor
leite
tabletes de chocolate
Consumer behavior
attributes
manufacturer brand
private label brand
milk
chocolate bars
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10T13:34:21Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7570
url http://hdl.handle.net/10400.5/7570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes, Liliana Sofia dos Reis (2014). "Estudo exploratório das preferências dos consumidores de leite e tabletes de chocolate". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131023954411520