Rearticulação de sentidos em filmes de compilação: uma análise de Yellow Caesar (1941), de Alberto Cavalcanti
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/704 |
Resumo: | Compilation documentaries, built up by an assemblage of fragments ofsounds and images from previous works, were largely produced during the twoWorld Wars. These films aimed to get the people’s support to the countries involved in the wars (Leyda, 1964). Alberto Cavalcanti’s Yellow Caesar (1941) is a British documentary made up of war propaganda materials. We analyse how compilated images from official archives with staged shots and the use of soundtrack (voice over, dubbing, music and noise) reach certain effects of satire on Benito Mussolini’s fascist regime. |
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Rearticulação de sentidos em filmes de compilação: uma análise de Yellow Caesar (1941), de Alberto CavalcantiRearticulação de sentidos em filmes de compilação: uma análise de Yellow Caesar (1941), de Alberto CavalcantiRearticulação de sentidos em filmes de compilação: uma análise de Yellow Caesar (1941), de Alberto CavalcantiRearticulação de sentidos em filmes de compilação: uma análise de Yellow Caesar (1941), de Alberto Cavalcanticompilation documentar; archive; war; Alberto Cavalcanti; Yellow Caesardocumental de compilación; archivo; guerra; Alberto Cavalcanti; Yellow Caesarcompilation documentaire ; fichier ; guerre ; Alberto Cavalcanti ; Yellow Caesardocumentário de compilação; arquivo; guerra; Alberto Cavalcanti; Yellow CaesarCompilation documentaries, built up by an assemblage of fragments ofsounds and images from previous works, were largely produced during the twoWorld Wars. These films aimed to get the people’s support to the countries involved in the wars (Leyda, 1964). Alberto Cavalcanti’s Yellow Caesar (1941) is a British documentary made up of war propaganda materials. We analyse how compilated images from official archives with staged shots and the use of soundtrack (voice over, dubbing, music and noise) reach certain effects of satire on Benito Mussolini’s fascist regime.Los documentales de compilación, construcciones narrativas con el usode fragmentos de imágenes y sonidos provenientes de otros contextos enunciativos, tuvieron una gran producción en la Primera y Segunda Guerra Mundial como forma de garantizar el apoyo popular a los esfuerzos bélicos de los países involucrados en los conflictos (Leyda, 1964). En Yellow Caesar (Alberto Cavalcanti, 1941), documental británico compuesto a partir de materiales de propaganda de guerra, analizamos cómo se rearticularon las imágenes de archivo para que, junto con los planos escenificados y la banda sonora (narración, doblaje, música, efectos sonoros), pudiesen crearse efectos de sátira en relación al dictador Benito Mussolini.Les documentaires de compilation, constructions narratives utilisant desimages et des fragments sonores d’autres contextes énonciatifs, ont connu une période de grande production pendant la Première et la Seconde Guerre mondiale comme moyen de garantir le soutien populaire aux efforts de guerre des pays impliqués dans les conflits (Leyda, 1964). Dans Yellow Caesar (Alberto Cavalcanti, 1941), un documentaire britannique composé de matériel de propagande de guerre, nous avons analysé comment les images d’archives ont été réarticulées de sorte que, avec les plans mis en scène et la bande sonore (narration, doublage, bande sonore) effets sonores et musicaux), des effets de satire ont été créés en relation avec le dictateur Benito Mussolini.Os documentários de compilação, construções narrativas com o uso de fragmentos imagéticos e sonoros provenientes de outros contextos enunciativos, tiveram uma grande produção na Primeira e Segunda Guerra Mundial como forma de garantir o apoio popular aos esforços de guerra dos países envolvidos nos conflitos (Leyda, 1964). Em Yellow Caesar (Alberto Cavalcanti, 1941), documentário britânico composto a partir de materiais de propaganda de guerra, analisamos como as imagens de arquivo foram rearticuladas para que, juntamente com planos encenados e a faixa sonora(a narração, a dublagem, a trilha musical e os efeitos sonoros), fossem criados efeitos de sátira em relação ao ditador Benito Mussolini.DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2020-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/704oai:doc.ubi.pt:article/704DOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaireDOC On-line; n. 27: ESCOLAS DE CINEMA: O ENSINO DO DOCUMENTÁRIO / Escuelas de cine: la enseñanza del documental / Film schools: the teaching of documentary / Les écoles de cinéma: l'enseignement du documentaire1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/704http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/704/pdfCopyright (c) 2020 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariana Duccini JunqueiraDivardin, Danielle2022-12-03T05:26:29ZPortal AgregadorONG |
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