Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonor
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Serrazina, Lurdes, Martinho, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.27813
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar os 95 artigos publicados na revista Quadrante, ao longo dos seus 30 anos, sobre o professor que ensina Matemática. A análise documental efetuada usa três domínios de análise: o conhecimento profissional do professor que ensina Matemática, a sua prática profissional, e o seu desenvolvimento profissional. Os artigos sobre o conhecimento profissional do professor começam por dar maior destaque às conceções, para passarem às outras componentes do conhecimento profissional. Contudo, são as práticas letivas que têm vindo a ser objeto de maior atenção dos educadores matemáticos que publicam nesta revista. São usadas diversas dimensões para as estudar, procurando-se abarcar de forma abrangente a complexidade da sala de aula. A formação contínua é a mais estudada de entre os contextos de desenvolvimento profissional do professor, muito embora sejam também considerados a formação inicial e contextos não formais. Surgem, ainda, na última década, os estudos de aula como um contexto favorável ao desenvolvimento profissional do professor, quer quanto ao seu conhecimento profissional, quer quanto à renovação de práticas letivas. Estudos que envolvam educadores de infância, bem como a sustentabilidade do desenvolvimento profissional são áreas a merecer maior atenção no futuro.
id RCAP_a52f87e7836c3cacec8f8ba31ff3893b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista QuadranteEstudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista QuadranteArtigosO presente artigo tem por objetivo analisar os 95 artigos publicados na revista Quadrante, ao longo dos seus 30 anos, sobre o professor que ensina Matemática. A análise documental efetuada usa três domínios de análise: o conhecimento profissional do professor que ensina Matemática, a sua prática profissional, e o seu desenvolvimento profissional. Os artigos sobre o conhecimento profissional do professor começam por dar maior destaque às conceções, para passarem às outras componentes do conhecimento profissional. Contudo, são as práticas letivas que têm vindo a ser objeto de maior atenção dos educadores matemáticos que publicam nesta revista. São usadas diversas dimensões para as estudar, procurando-se abarcar de forma abrangente a complexidade da sala de aula. A formação contínua é a mais estudada de entre os contextos de desenvolvimento profissional do professor, muito embora sejam também considerados a formação inicial e contextos não formais. Surgem, ainda, na última década, os estudos de aula como um contexto favorável ao desenvolvimento profissional do professor, quer quanto ao seu conhecimento profissional, quer quanto à renovação de práticas letivas. Estudos que envolvam educadores de infância, bem como a sustentabilidade do desenvolvimento profissional são áreas a merecer maior atenção no futuro.This article aimed to analyse the 95 articles published in Quadrante over the last 30 years about the teacher who teaches Mathematics. The document analysis performed used three domains of analysis: the professional knowledge of the teacher who teaches Mathematics, their professional practice, and their professional development. Quadrante articles discussing teacher's professional knowledge emphasize conceptions, then moving on to the other components of professional knowledge. However, it is the teaching practices that have been receiving more attention from the math educators who publish in this journal. Different dimensions are used to study them, seeking to comprehensively encompass the complexity of the classroom. In-service teacher education is the most studied among the contexts of teacher’s professional development, although both pre-service education and non-formal contexts are also considered. In the last decade, lesson study emerged as a relevant context for the professional development of teachers, both in terms of their professional knowledge and the innovation of teaching practices. Studies involving early childhood educators, as well as the sustainability of professional development are areas deserving greater attention in the future.APM - Associação de Professores de Matemática2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.27813por2183-28380872-3915Santos, LeonorSerrazina, LurdesMartinho, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-06T20:45:12Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:29.861740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante
Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante
title Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante
spellingShingle Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante
Santos, Leonor
Artigos
title_short Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante
title_full Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante
title_fullStr Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante
title_full_unstemmed Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante
title_sort Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante
author Santos, Leonor
author_facet Santos, Leonor
Serrazina, Lurdes
Martinho, Maria Helena
author_role author
author2 Serrazina, Lurdes
Martinho, Maria Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonor
Serrazina, Lurdes
Martinho, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo tem por objetivo analisar os 95 artigos publicados na revista Quadrante, ao longo dos seus 30 anos, sobre o professor que ensina Matemática. A análise documental efetuada usa três domínios de análise: o conhecimento profissional do professor que ensina Matemática, a sua prática profissional, e o seu desenvolvimento profissional. Os artigos sobre o conhecimento profissional do professor começam por dar maior destaque às conceções, para passarem às outras componentes do conhecimento profissional. Contudo, são as práticas letivas que têm vindo a ser objeto de maior atenção dos educadores matemáticos que publicam nesta revista. São usadas diversas dimensões para as estudar, procurando-se abarcar de forma abrangente a complexidade da sala de aula. A formação contínua é a mais estudada de entre os contextos de desenvolvimento profissional do professor, muito embora sejam também considerados a formação inicial e contextos não formais. Surgem, ainda, na última década, os estudos de aula como um contexto favorável ao desenvolvimento profissional do professor, quer quanto ao seu conhecimento profissional, quer quanto à renovação de práticas letivas. Estudos que envolvam educadores de infância, bem como a sustentabilidade do desenvolvimento profissional são áreas a merecer maior atenção no futuro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.27813
url https://doi.org/10.48489/quadrante.27813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130752363790337