Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, António J S
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/5328
Resumo: Portugal foi um exemplo de sucesso de país europeu no combate à COVID-19, mas apenas durante a primeira vaga da pandemia. Este panorama inesperado propiciou um impacto negativo em diversos setores, da economia à educação. No âmbito do projeto aplicado do Mestrado em Gestão – Administração Pública, a presente investigação estende-se sobre a Gestão da Pandemia de COVID-19, em 2020, por parte de uma instituição de ensino superior, o Instituto Politécnico da Guarda. Tendo em conta que a Instituição exibe um constante desenvolvimento e evolução em oferecer melhores condições de ensino aos alunos e em ampliar a oferta formativa, foi essencial perceber, junto dos alunos, se ela esteve à altura no momento de crise vivenciado. Neste sentido, averiguou-se através de um questionário a sua opinião face à gestão e medidas tomadas pela Instituição que os recebe. Concluiu-se, com base na análise das 316 respostas, que a gestão pandémica por parte do IPG foi maioritariamente positiva e eficaz nas quatro dimensões inquiridas – Higienização, Organização, Ensino e Apoio.
id RCAP_a541318180d2f546c6b55f7a24376311
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/5328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da GuardaIPGCOVID-19PandemiaGestãoAlunosEnsinoPortugal foi um exemplo de sucesso de país europeu no combate à COVID-19, mas apenas durante a primeira vaga da pandemia. Este panorama inesperado propiciou um impacto negativo em diversos setores, da economia à educação. No âmbito do projeto aplicado do Mestrado em Gestão – Administração Pública, a presente investigação estende-se sobre a Gestão da Pandemia de COVID-19, em 2020, por parte de uma instituição de ensino superior, o Instituto Politécnico da Guarda. Tendo em conta que a Instituição exibe um constante desenvolvimento e evolução em oferecer melhores condições de ensino aos alunos e em ampliar a oferta formativa, foi essencial perceber, junto dos alunos, se ela esteve à altura no momento de crise vivenciado. Neste sentido, averiguou-se através de um questionário a sua opinião face à gestão e medidas tomadas pela Instituição que os recebe. Concluiu-se, com base na análise das 316 respostas, que a gestão pandémica por parte do IPG foi maioritariamente positiva e eficaz nas quatro dimensões inquiridas – Higienização, Organização, Ensino e Apoio.Instituto Politécnico da Guarda2022-03-10T17:22:06Z2022-03-102022-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/5328http://hdl.handle.net/10314/5328TID:202960196porMartins, António J Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:59:43Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/5328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:06.474391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda
title Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda
spellingShingle Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda
Martins, António J S
IPG
COVID-19
Pandemia
Gestão
Alunos
Ensino
title_short Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda
title_full Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda
title_fullStr Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda
title_full_unstemmed Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda
title_sort Gestão da Pandemia de COVID-19 no Ensino Superior. Caso de Estudo: Instituto Politécnico da Guarda
author Martins, António J S
author_facet Martins, António J S
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, António J S
dc.subject.por.fl_str_mv IPG
COVID-19
Pandemia
Gestão
Alunos
Ensino
topic IPG
COVID-19
Pandemia
Gestão
Alunos
Ensino
description Portugal foi um exemplo de sucesso de país europeu no combate à COVID-19, mas apenas durante a primeira vaga da pandemia. Este panorama inesperado propiciou um impacto negativo em diversos setores, da economia à educação. No âmbito do projeto aplicado do Mestrado em Gestão – Administração Pública, a presente investigação estende-se sobre a Gestão da Pandemia de COVID-19, em 2020, por parte de uma instituição de ensino superior, o Instituto Politécnico da Guarda. Tendo em conta que a Instituição exibe um constante desenvolvimento e evolução em oferecer melhores condições de ensino aos alunos e em ampliar a oferta formativa, foi essencial perceber, junto dos alunos, se ela esteve à altura no momento de crise vivenciado. Neste sentido, averiguou-se através de um questionário a sua opinião face à gestão e medidas tomadas pela Instituição que os recebe. Concluiu-se, com base na análise das 316 respostas, que a gestão pandémica por parte do IPG foi maioritariamente positiva e eficaz nas quatro dimensões inquiridas – Higienização, Organização, Ensino e Apoio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-10T17:22:06Z
2022-03-10
2022-03-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/5328
http://hdl.handle.net/10314/5328
TID:202960196
url http://hdl.handle.net/10314/5328
identifier_str_mv TID:202960196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136936739209216