Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Wentzel, Kathryn, Melo, Madalena, Pereira, Tiago, Galvão, Diana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13869
Resumo: O envolvimento dos alunos na escola (EAE) tem sido estudado na sua relação com o desempenho académico dos alunos, bem como com o abandono e o comportamento na escola. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “relação com os pares”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes (Fredricks et al., 2004; Glanville & Wildhagen, 2007), suscetíveis de predizer diferentes consequências e de serem in3uenciados por diferentes variáveis, quer de foro pessoal, quer contextual. Enquanto parte integrante do contexto socio-relacional dos estudantes, o grupo de pares assume forte importância na escola, particularmente durante a adolescência, ainda que a esta relação não tenha sido ainda a dedicada muita pesquisa (Furrer & Skinner, 2003; Lynch, Lerner, & Leventhal, 2013; You, 2011) comparativamente à família. Supõe-se que a existência de relações positivas com os pares contribua para sentimentos de pertença à escola, os quais promovem a adoção de objetivos socialmente valorizados (Connell & Wellborn, 1991). Este trabalho revê a literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e as relações com os pares.
id RCAP_a5463f19992a0db732901f2b5f6582e1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13869
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literaturaEnvolvimento dos alunos na escolarelações com os paresresultados académicosO envolvimento dos alunos na escola (EAE) tem sido estudado na sua relação com o desempenho académico dos alunos, bem como com o abandono e o comportamento na escola. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “relação com os pares”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes (Fredricks et al., 2004; Glanville & Wildhagen, 2007), suscetíveis de predizer diferentes consequências e de serem in3uenciados por diferentes variáveis, quer de foro pessoal, quer contextual. Enquanto parte integrante do contexto socio-relacional dos estudantes, o grupo de pares assume forte importância na escola, particularmente durante a adolescência, ainda que a esta relação não tenha sido ainda a dedicada muita pesquisa (Furrer & Skinner, 2003; Lynch, Lerner, & Leventhal, 2013; You, 2011) comparativamente à família. Supõe-se que a existência de relações positivas com os pares contribua para sentimentos de pertença à escola, os quais promovem a adoção de objetivos socialmente valorizados (Connell & Wellborn, 1991). Este trabalho revê a literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e as relações com os pares.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2015-03-31T11:18:58Z2015-03-312014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/13869http://hdl.handle.net/10174/13869porVeiga, F. H., Wentzel, K., Melo, M., Pereira, T. & Galvão, D. (2014). Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura. In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I.; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 1867-1880). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-61867-1880978-989-98314-7-6http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608CIDEHUSfhveiga@ie.ul.ptwentzel@umd.edummm@uevora.pttpereira@uevora.ptdmgalvao@ie.ul.ptAtas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação681Veiga, FelicianoWentzel, KathrynMelo, MadalenaPereira, TiagoGalvão, Dianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:16.192569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura
title Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura
spellingShingle Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura
Veiga, Feliciano
Envolvimento dos alunos na escola
relações com os pares
resultados académicos
title_short Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura
title_full Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura
title_fullStr Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura
title_sort Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura
author Veiga, Feliciano
author_facet Veiga, Feliciano
Wentzel, Kathryn
Melo, Madalena
Pereira, Tiago
Galvão, Diana
author_role author
author2 Wentzel, Kathryn
Melo, Madalena
Pereira, Tiago
Galvão, Diana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano
Wentzel, Kathryn
Melo, Madalena
Pereira, Tiago
Galvão, Diana
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola
relações com os pares
resultados académicos
topic Envolvimento dos alunos na escola
relações com os pares
resultados académicos
description O envolvimento dos alunos na escola (EAE) tem sido estudado na sua relação com o desempenho académico dos alunos, bem como com o abandono e o comportamento na escola. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “relação com os pares”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes (Fredricks et al., 2004; Glanville & Wildhagen, 2007), suscetíveis de predizer diferentes consequências e de serem in3uenciados por diferentes variáveis, quer de foro pessoal, quer contextual. Enquanto parte integrante do contexto socio-relacional dos estudantes, o grupo de pares assume forte importância na escola, particularmente durante a adolescência, ainda que a esta relação não tenha sido ainda a dedicada muita pesquisa (Furrer & Skinner, 2003; Lynch, Lerner, & Leventhal, 2013; You, 2011) comparativamente à família. Supõe-se que a existência de relações positivas com os pares contribua para sentimentos de pertença à escola, os quais promovem a adoção de objetivos socialmente valorizados (Connell & Wellborn, 1991). Este trabalho revê a literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e as relações com os pares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-31T11:18:58Z
2015-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13869
http://hdl.handle.net/10174/13869
url http://hdl.handle.net/10174/13869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, F. H., Wentzel, K., Melo, M., Pereira, T. & Galvão, D. (2014). Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura. In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I.; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 1867-1880). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-6
1867-1880
978-989-98314-7-6
http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608
CIDEHUS
fhveiga@ie.ul.pt
wentzel@umd.edu
mmm@uevora.pt
tpereira@uevora.pt
dmgalvao@ie.ul.pt
Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136557341343744