Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13869 |
Resumo: | O envolvimento dos alunos na escola (EAE) tem sido estudado na sua relação com o desempenho académico dos alunos, bem como com o abandono e o comportamento na escola. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “relação com os pares”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes (Fredricks et al., 2004; Glanville & Wildhagen, 2007), suscetíveis de predizer diferentes consequências e de serem in3uenciados por diferentes variáveis, quer de foro pessoal, quer contextual. Enquanto parte integrante do contexto socio-relacional dos estudantes, o grupo de pares assume forte importância na escola, particularmente durante a adolescência, ainda que a esta relação não tenha sido ainda a dedicada muita pesquisa (Furrer & Skinner, 2003; Lynch, Lerner, & Leventhal, 2013; You, 2011) comparativamente à família. Supõe-se que a existência de relações positivas com os pares contribua para sentimentos de pertença à escola, os quais promovem a adoção de objetivos socialmente valorizados (Connell & Wellborn, 1991). Este trabalho revê a literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e as relações com os pares. |
id |
RCAP_a5463f19992a0db732901f2b5f6582e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13869 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literaturaEnvolvimento dos alunos na escolarelações com os paresresultados académicosO envolvimento dos alunos na escola (EAE) tem sido estudado na sua relação com o desempenho académico dos alunos, bem como com o abandono e o comportamento na escola. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “relação com os pares”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes (Fredricks et al., 2004; Glanville & Wildhagen, 2007), suscetíveis de predizer diferentes consequências e de serem in3uenciados por diferentes variáveis, quer de foro pessoal, quer contextual. Enquanto parte integrante do contexto socio-relacional dos estudantes, o grupo de pares assume forte importância na escola, particularmente durante a adolescência, ainda que a esta relação não tenha sido ainda a dedicada muita pesquisa (Furrer & Skinner, 2003; Lynch, Lerner, & Leventhal, 2013; You, 2011) comparativamente à família. Supõe-se que a existência de relações positivas com os pares contribua para sentimentos de pertença à escola, os quais promovem a adoção de objetivos socialmente valorizados (Connell & Wellborn, 1991). Este trabalho revê a literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e as relações com os pares.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2015-03-31T11:18:58Z2015-03-312014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/13869http://hdl.handle.net/10174/13869porVeiga, F. H., Wentzel, K., Melo, M., Pereira, T. & Galvão, D. (2014). Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura. In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I.; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 1867-1880). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-61867-1880978-989-98314-7-6http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608CIDEHUSfhveiga@ie.ul.ptwentzel@umd.edummm@uevora.pttpereira@uevora.ptdmgalvao@ie.ul.ptAtas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação681Veiga, FelicianoWentzel, KathrynMelo, MadalenaPereira, TiagoGalvão, Dianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:45Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:16.192569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura |
title |
Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura |
spellingShingle |
Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura Veiga, Feliciano Envolvimento dos alunos na escola relações com os pares resultados académicos |
title_short |
Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura |
title_full |
Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura |
title_fullStr |
Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura |
title_sort |
Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura |
author |
Veiga, Feliciano |
author_facet |
Veiga, Feliciano Wentzel, Kathryn Melo, Madalena Pereira, Tiago Galvão, Diana |
author_role |
author |
author2 |
Wentzel, Kathryn Melo, Madalena Pereira, Tiago Galvão, Diana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Feliciano Wentzel, Kathryn Melo, Madalena Pereira, Tiago Galvão, Diana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos na escola relações com os pares resultados académicos |
topic |
Envolvimento dos alunos na escola relações com os pares resultados académicos |
description |
O envolvimento dos alunos na escola (EAE) tem sido estudado na sua relação com o desempenho académico dos alunos, bem como com o abandono e o comportamento na escola. Para descrever o estado da arte do presente tema “envolvimento na escola” e “relação com os pares”, a metodologia utilizada foi a revisão da literatura de tipo narrativa. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes (Fredricks et al., 2004; Glanville & Wildhagen, 2007), suscetíveis de predizer diferentes consequências e de serem in3uenciados por diferentes variáveis, quer de foro pessoal, quer contextual. Enquanto parte integrante do contexto socio-relacional dos estudantes, o grupo de pares assume forte importância na escola, particularmente durante a adolescência, ainda que a esta relação não tenha sido ainda a dedicada muita pesquisa (Furrer & Skinner, 2003; Lynch, Lerner, & Leventhal, 2013; You, 2011) comparativamente à família. Supõe-se que a existência de relações positivas com os pares contribua para sentimentos de pertença à escola, os quais promovem a adoção de objetivos socialmente valorizados (Connell & Wellborn, 1991). Este trabalho revê a literatura sobre a relação entre o envolvimento dos alunos na escola e as relações com os pares. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-31T11:18:58Z 2015-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13869 http://hdl.handle.net/10174/13869 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Veiga, F. H., Wentzel, K., Melo, M., Pereira, T. & Galvão, D. (2014). Envolvimento dos alunos na escola e relação com os pares: Uma revisão da literatura. In Veiga, F. H; Almeida, A.; Carvalho, C.; Galvão, D.; Goulão, M. F; Marinha, F.; Festas, M. I.; Janeiro, I.; Nogueira, J.; Conboy, J.; Melo, M.; Taveira, M. C; Baía, S.; Caldeira, S.; Pereira, T. (2014). Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (pp. 1867-1880). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-98314-7-6 1867-1880 978-989-98314-7-6 http://cieae.ie.ul.pt/2013/?page_id=1608 CIDEHUS fhveiga@ie.ul.pt wentzel@umd.edu mmm@uevora.pt tpereira@uevora.pt dmgalvao@ie.ul.pt Atas do I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136557341343744 |