Turismo: bem-estar de turistas e animais de estimação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24795 |
Resumo: | O turismo está associado ao bem-estar, pois as experiências turísticas obtidas pela realização de viagens têm consequências diretas na sensação de bem-estar dos praticantes. Se se considerar que o turista é proprietário de animais de estimação, admite-se que o bem-estar aumente com a participação dos seus animais nas viagens que realiza. Assim, cada vez mais os turistas procuram fazer-se acompanhar dos seus animais de estimação. No entanto, deparam-se com constrangimentos desde o momento de planeamento e no decorrer das viagens. O desajuste da oferta pet-friendly influencia negativamente a perceção de bem-estar dos turistas. Neste sentido, é necessário disponibilizar a este nicho de mercado facilities que terão impactes positivos para turistas e respetivos animais de estimação. A presente investigação visa analisar as vantagens e os constrangimentos da realização de viagens turísticas na companhia de animais de estimação; compreender o impacte das viagens turísticas no bem-estar dos turistas e respetivos animais, analisando as dimensões do bem-estar onde se observa um maior impacte; identificar segmentos homogéneos de visitantes de acordo com o impacte percebido no seu bem-estar e no do animal de estimação decorrente da realização de viagens com os animais. Pretende-se, ainda, alertar para a questão do abandono de animais. Foi adotada, para a recolha de dados primários, uma metodologia quantitativa, que consistiu na aplicação de um inquérito por questionário aos indivíduos que, nos últimos três anos, tenham realizado pelo menos uma viagem turística na companhia dos seus animais de estimação, com a duração de três ou mais dias. Os resultados obtidos foram analisados a partir de análises univariadas, bivariadas e multivariadas. Concluiu-se que o perfil do inquirido que viaja na companhia dos seus animais de estimação é maioritariamente mulher, de 37 anos, solteira, com habilitações literárias ao nível do ensino superior, que aufere entre € 500.00 e € 999.99 de rendimento líquido individual mensal. Tem um cão de porte pequeno com o qual viaja 1 a 2 vezes em três anos, planeia a viagem recorrendo a amigos e familiares como fontes de informação, prefere viajar de carro e ficar alojada em casas alugadas. Sente maioritariamente constrangimentos estruturais, relacionados com a adequação da oferta turística. Considera que as viagens na companhia de animais de estimação trazem benefícios tanto para o proprietário como para os animais de estimação. Considera, ainda, que as viagens contribuem para a diminuição dos níveis de abandono. |
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Concluiu-se que o perfil do inquirido que viaja na companhia dos seus animais de estimação é maioritariamente mulher, de 37 anos, solteira, com habilitações literárias ao nível do ensino superior, que aufere entre € 500.00 e € 999.99 de rendimento líquido individual mensal. Tem um cão de porte pequeno com o qual viaja 1 a 2 vezes em três anos, planeia a viagem recorrendo a amigos e familiares como fontes de informação, prefere viajar de carro e ficar alojada em casas alugadas. Sente maioritariamente constrangimentos estruturais, relacionados com a adequação da oferta turística. Considera que as viagens na companhia de animais de estimação trazem benefícios tanto para o proprietário como para os animais de estimação. Considera, ainda, que as viagens contribuem para a diminuição dos níveis de abandono.Tourism is associated with well-being, because the tourist experiences obtained by the trips have direct consequences in practitioners’ sense of wellbeing. If a tourist is a pet owner, their well-being is better satisfied with their pets as part of their trip. So, more and more tourists are looking for do-follow of their pets. However, tourists are faced with planning constraints and in the course of travel. The pet-friendly offer misfit negatively influence the lack of tourists’ well-being. In this sense, it is necessary to provide this niche market facilities that will have positive impacts for tourists and their pets. This research aims to analyze the advantages and constraints of trips in the company of pets; understand the impact trips of tourists’ well-being and their pets’ well-being, analysing the well-being dimensions with a greater impact; identify homogenous segments of visitors according to the perceived impact on tourists’ well-being and on pets’ well-being due to trips with the animals. The aim is to also draw attention to the issue of abandonment of animals. Was adopted, for the primary data collection, quantitative methodology, which consisted in the application of a survey to individuals who, in the last three years, have held at least a trip in the company of their pets, with the for three or more days. The results obtained were analyzed from univariate analysis, bivariate analysis and multivariate analysis. It was concluded that the respondent profile that travels in the company of their pets is woman, 37, unmarried, with higher education level, which receives between €500.00 and €999.99 of individual monthly net income. She has a small dog with which travels 1 to 2 times in three years, plans trips using friends and family as sources of information, prefers to travel by car and stays in a rented house. She feels mostly structural constraints related to the adequacy of the tourist offer. She considers that the trips with pets bring benefits both to the owner and pets. Furthermore, she considers that the trips with pets contribute to reduction in levels of abandonment.2018-12-04T15:05:29Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24795TID:201945410porSilva, Cláudia Andreia Noronha Nepomuceno dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:27Zoai:ria.ua.pt:10773/24795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:20.210857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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