A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julianne Yasmin Farias dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5169
Resumo: Com o estreitamento nas relações entre homens e animais e a atividade turística acontecendo em nível global, surge um novo público que busca realizar viagens acompanhado de seu pet. Para alcançar esta demanda, diferentes estabelecimentos se adaptaram e se tornaram pet friendly, dentre eles, os empreendimentos hoteleiros, que visam acolher o viajante que necessita de um alojamento. Diante deste cenário, o presente trabalho busca apresentar um panorama geral dos meios de hospedagem pet friendly, com enfoque nos hotéis da zona sul do Rio de Janeiro para analisar a hospitalidade. Por meio de procedimentos metodológicos quantitativo e qualitativo, que envolveram a aplicação de formulários online, a realização de uma entrevista com uma turista que sempre viaja com seus animais, a análise das páginas dos hotéis na internet e a utilização da técnica de cliente oculto, buscou-se verificar a hospitalidade baseando-se nas relações entre os tempos hospedar, receber, alimentar, entreter nos espaços comercial e virtual. Além disso, notou-se importante apresentar o selo de classificação dos meios de hospedagem pet friendly desenvolvido pela empresa brasileira Turismo 4 Patas. Considerou-se verificar a concepção dos donos quanto às exigências que os hotéis devem oferecer para desempenhar positivamente o papel como pet friendly. A pesquisa quantitativa revelou, em âmbito geral, a insatisfação desses donos quanto à infraestrutura oferecida, e quanto aos padrões e portes de animais permitidos. Ademais, observou-se mediante a técnica do cliente oculto, que os hotéis da zona sul do Rio de Janeiro em sua maioria são hospitaleiros somente para com a demanda que se enquadra nos padrões estabelecidos pela empresa
id UFF-2_2d578e5b5408a226ace7680a287ab5aa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5169
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de JaneiroTurismoHospitalidadeMeios de hospedagemAnimais de estimaçãoPet friendlyTurismoHotéisHospitalidadeAnimais domésticosTourismHospitalityAcommodationsPetsPet friendlyCom o estreitamento nas relações entre homens e animais e a atividade turística acontecendo em nível global, surge um novo público que busca realizar viagens acompanhado de seu pet. Para alcançar esta demanda, diferentes estabelecimentos se adaptaram e se tornaram pet friendly, dentre eles, os empreendimentos hoteleiros, que visam acolher o viajante que necessita de um alojamento. Diante deste cenário, o presente trabalho busca apresentar um panorama geral dos meios de hospedagem pet friendly, com enfoque nos hotéis da zona sul do Rio de Janeiro para analisar a hospitalidade. Por meio de procedimentos metodológicos quantitativo e qualitativo, que envolveram a aplicação de formulários online, a realização de uma entrevista com uma turista que sempre viaja com seus animais, a análise das páginas dos hotéis na internet e a utilização da técnica de cliente oculto, buscou-se verificar a hospitalidade baseando-se nas relações entre os tempos hospedar, receber, alimentar, entreter nos espaços comercial e virtual. Além disso, notou-se importante apresentar o selo de classificação dos meios de hospedagem pet friendly desenvolvido pela empresa brasileira Turismo 4 Patas. Considerou-se verificar a concepção dos donos quanto às exigências que os hotéis devem oferecer para desempenhar positivamente o papel como pet friendly. A pesquisa quantitativa revelou, em âmbito geral, a insatisfação desses donos quanto à infraestrutura oferecida, e quanto aos padrões e portes de animais permitidos. Ademais, observou-se mediante a técnica do cliente oculto, que os hotéis da zona sul do Rio de Janeiro em sua maioria são hospitaleiros somente para com a demanda que se enquadra nos padrões estabelecidos pela empresaWith the narrowing in the relationship between human and animals and the touristic activity happening around the whole word, a new kind of public appears looking for traveling with their pets. To reach this demand, several establishments adapted themselves becoming pet friendly, being among them the hotel entrepreneurs that expect to host the traveler in need of accommodation. With that being said, this study aims to present a general panorama of the pet friendly accommodations, focusing on the hotels located at the south zone of Rio de Janeiro, to analyze their hospitality. Through quantitative and qualitative methodological processes, involving online forms, interview with a tourist who usually travels with pets, analysis of hotel's online pages and usage of the mystery shopping technique, the study intended to verify the hospitality based on the relation among the times hosting, receiving, feeding and entertaining on commercial and virtual environments. Besides that, the classification seal of pet friendly accommodations, created by the Brazilian company Turismo 4 Patas, was considered important to be presented. The conception of the pet's owners was verified considering the requirements that hotels must offer to play the positive role as pet friendly. The quantitative research reveled, in general, the discontentment that pet's owners have regarding the offered infrastructure and the standard rules of size for allowed animals. By the mystery shopping technique, it was possible to sense that accommodation establishments at south zone of Rio de Janeiro are mostly hospitable only if the demand meets the standards established by the companyRodrigues, Renata Garatino de AbreuLohmann, Paula BastosFonseca Filho, Ari da SilvaSantos, Julianne Yasmin Farias dos2017-11-08T14:42:55Z2017-11-08T14:42:55Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5169CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T16:23:57Zoai:app.uff.br:1/5169Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:51.945546Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro
title A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro
spellingShingle A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro
Santos, Julianne Yasmin Farias dos
Turismo
Hospitalidade
Meios de hospedagem
Animais de estimação
Pet friendly
Turismo
Hotéis
Hospitalidade
Animais domésticos
Tourism
Hospitality
Acommodations
Pets
Pet friendly
title_short A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro
title_full A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro
title_fullStr A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro
title_sort A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro
author Santos, Julianne Yasmin Farias dos
author_facet Santos, Julianne Yasmin Farias dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Renata Garatino de Abreu
Lohmann, Paula Bastos
Fonseca Filho, Ari da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Julianne Yasmin Farias dos
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Hospitalidade
Meios de hospedagem
Animais de estimação
Pet friendly
Turismo
Hotéis
Hospitalidade
Animais domésticos
Tourism
Hospitality
Acommodations
Pets
Pet friendly
topic Turismo
Hospitalidade
Meios de hospedagem
Animais de estimação
Pet friendly
Turismo
Hotéis
Hospitalidade
Animais domésticos
Tourism
Hospitality
Acommodations
Pets
Pet friendly
description Com o estreitamento nas relações entre homens e animais e a atividade turística acontecendo em nível global, surge um novo público que busca realizar viagens acompanhado de seu pet. Para alcançar esta demanda, diferentes estabelecimentos se adaptaram e se tornaram pet friendly, dentre eles, os empreendimentos hoteleiros, que visam acolher o viajante que necessita de um alojamento. Diante deste cenário, o presente trabalho busca apresentar um panorama geral dos meios de hospedagem pet friendly, com enfoque nos hotéis da zona sul do Rio de Janeiro para analisar a hospitalidade. Por meio de procedimentos metodológicos quantitativo e qualitativo, que envolveram a aplicação de formulários online, a realização de uma entrevista com uma turista que sempre viaja com seus animais, a análise das páginas dos hotéis na internet e a utilização da técnica de cliente oculto, buscou-se verificar a hospitalidade baseando-se nas relações entre os tempos hospedar, receber, alimentar, entreter nos espaços comercial e virtual. Além disso, notou-se importante apresentar o selo de classificação dos meios de hospedagem pet friendly desenvolvido pela empresa brasileira Turismo 4 Patas. Considerou-se verificar a concepção dos donos quanto às exigências que os hotéis devem oferecer para desempenhar positivamente o papel como pet friendly. A pesquisa quantitativa revelou, em âmbito geral, a insatisfação desses donos quanto à infraestrutura oferecida, e quanto aos padrões e portes de animais permitidos. Ademais, observou-se mediante a técnica do cliente oculto, que os hotéis da zona sul do Rio de Janeiro em sua maioria são hospitaleiros somente para com a demanda que se enquadra nos padrões estabelecidos pela empresa
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08T14:42:55Z
2017-11-08T14:42:55Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5169
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823626333192192