Práticas de gestão e modos de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais numa escola multisseriada no município de Santana do Maranhão: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Sâmia Marreiro da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10723
Resumo: Analisamos questões relacionadas às práticas de gestão e modos de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais numa escola multisseriada no município de Santana – Maranhão. Para tanto procuramos investigar as condições estruturais da escola e as características formativas e de docência das professoras de classes multisseriadas do meio rural maranhense objetivando apreender modos como produzem a profissão docente, na perspectiva de ampliar e contribuir com discussões sobre a multisseriação no Brasil e as condições de trabalho. Ao adotar princípios da pesquisa qualitativa, o trabalho apresenta reflexões sobre as condições de trabalho docente, através de dados coletados por meio da aplicação de observação e registros de campo, questionário e de entrevistas narrativas. Tais dados evidenciam marcas de precarização nas condições de trabalho docente no âmbito do contexto da multisseriação e desvelam, ainda, problemas concretos do cotidiano escolar causados por tal precarização do trabalho, mas também formas de superação das professoras na realização do trabalho docente, face às adversidades vividas no cotidiano profissional e escolar principalmente por terem de lidar com alunos com necessidades educativas especiais, sem possuírem uma formação pedagógica adequada a essa realidade. Concluímos que as práticas de gestão estão em conformidade com as orientações de especialistas da área contemplados no trabalho e que os modos de inclusão dos alunos em geral e dos especiais em particular está sendo feita, de forma empírica, “cada caso é um caso”, aonde os professores trabalham com tentativas empíricas para alcançar o sucesso escolar almejado.
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