Práticas de gestão e modos de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais numa escola multisseriada no município de Santana do Maranhão: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10723 |
Resumo: | Analisamos questões relacionadas às práticas de gestão e modos de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais numa escola multisseriada no município de Santana – Maranhão. Para tanto procuramos investigar as condições estruturais da escola e as características formativas e de docência das professoras de classes multisseriadas do meio rural maranhense objetivando apreender modos como produzem a profissão docente, na perspectiva de ampliar e contribuir com discussões sobre a multisseriação no Brasil e as condições de trabalho. Ao adotar princípios da pesquisa qualitativa, o trabalho apresenta reflexões sobre as condições de trabalho docente, através de dados coletados por meio da aplicação de observação e registros de campo, questionário e de entrevistas narrativas. Tais dados evidenciam marcas de precarização nas condições de trabalho docente no âmbito do contexto da multisseriação e desvelam, ainda, problemas concretos do cotidiano escolar causados por tal precarização do trabalho, mas também formas de superação das professoras na realização do trabalho docente, face às adversidades vividas no cotidiano profissional e escolar principalmente por terem de lidar com alunos com necessidades educativas especiais, sem possuírem uma formação pedagógica adequada a essa realidade. Concluímos que as práticas de gestão estão em conformidade com as orientações de especialistas da área contemplados no trabalho e que os modos de inclusão dos alunos em geral e dos especiais em particular está sendo feita, de forma empírica, “cada caso é um caso”, aonde os professores trabalham com tentativas empíricas para alcançar o sucesso escolar almejado. |
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Práticas de gestão e modos de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais numa escola multisseriada no município de Santana do Maranhão: um estudo de casoClasses multisseriadasPráticas de gestãoCondições de trabalho docenteEducação no meio ruralMultiseriate classesManagement practicesTeaching work conditionsEducation in rural areasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAnalisamos questões relacionadas às práticas de gestão e modos de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais numa escola multisseriada no município de Santana – Maranhão. Para tanto procuramos investigar as condições estruturais da escola e as características formativas e de docência das professoras de classes multisseriadas do meio rural maranhense objetivando apreender modos como produzem a profissão docente, na perspectiva de ampliar e contribuir com discussões sobre a multisseriação no Brasil e as condições de trabalho. Ao adotar princípios da pesquisa qualitativa, o trabalho apresenta reflexões sobre as condições de trabalho docente, através de dados coletados por meio da aplicação de observação e registros de campo, questionário e de entrevistas narrativas. Tais dados evidenciam marcas de precarização nas condições de trabalho docente no âmbito do contexto da multisseriação e desvelam, ainda, problemas concretos do cotidiano escolar causados por tal precarização do trabalho, mas também formas de superação das professoras na realização do trabalho docente, face às adversidades vividas no cotidiano profissional e escolar principalmente por terem de lidar com alunos com necessidades educativas especiais, sem possuírem uma formação pedagógica adequada a essa realidade. Concluímos que as práticas de gestão estão em conformidade com as orientações de especialistas da área contemplados no trabalho e que os modos de inclusão dos alunos em geral e dos especiais em particular está sendo feita, de forma empírica, “cada caso é um caso”, aonde os professores trabalham com tentativas empíricas para alcançar o sucesso escolar almejado.We analyzed questions related to the management practices and modes of inclusion of students with special educational needs at the multi - grade school in the municipality of Santana - Maranhão. In order to do so, we aim to investigate the structural conditions of the school and the formative and teaching characteristics of the teachers of multisite classes in rural Maranhão aiming at apprehending ways of producing the teaching profession, with a view to expanding and contributing to discussions about multiseriate education in Brazil and work conditions. By adopting principles of qualitative research, the work presents reflections on the working conditions of teachers, through collected through the application of observation and field records, questionnaire and narrative interviews. These data show signs of precariousness in working conditions within the context of the multisseria and also reveal concrete problems of daily school life caused by such precariousness of work, but also ways of overcoming teachers in the accomplishment of teaching work, in the face of adversities experienced in professional and school daily life mainly because they have to deal with students with educational needs without adequate pedagogical training to this reality. We conclude that the management practices are in accordance with the guidelines of specialists of the area contemplated in the work and that the ways of inclusion of the students in general and of the special ones in particular is being made, empirically, "each case is a case", where teachers have been working with empirical attempts to achieve desired school success.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPereira, Paula CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPedrosa, Sâmia Marreiro da Silva2018-01-09T15:07:14Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10723TID:201851563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:08.707017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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