O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/1938
Resumo: Dissertação de mest., Química para o Ensino, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2004
id RCAP_a6150058f9a3fb87ce28abb1d0d0a227
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)Ensino das CiênciasTrabalho ExperimentalDissertação de mest., Química para o Ensino, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2004Este trabalho pretende recolher as opiniões dos professores, dos alunos futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), dos alunos do 1º Ciclo, bem como dos seus pais e/ou encarregados de educação, pertencentes a uma escola do 1º CEB (Escola A), àcerca da implementação do Ensino Experimental de Ciências da Natureza (EECN), em sala de aula. A opinião da investigadora também consta neste estudo. Para isso, procurou-se dar resposta às seguintes intenções: quais as competências que desenvolvem os alunos do 1º CEB aquando da introdução de actividades no âmbito das Ciências da Natureza (CN); quais os contributos da introdução de actividades, no campo das CN e quais as limitações da introdução do EECN, para os professores do 1º CEB; qual a contribuição das actividades de CN para as escolas do 1º CEB; qual o papel dos pais aquando a introdução de actividades de CN nas escolas do 1º CEB. Procurou-se responder ainda a três questões orientadoras, nomeadamente, a pertinência da componente de Química, no âmbito do Estudo do Meio, para os alunos do 1º CEB; as atitudes da Escola relativamente ao EECN e como intervir para alterar a situação actual em que o ensino experimental não é frequente. Nesta investigação, utilizou-se uma metodologia de características qualitativas na variante de estudo de caso, em que a recolha de dados se baseou em inquéritos por questionários e entrevistas e na observação participante de um conjunto de actividades de Ciências da Natureza (CN), no âmbito da Química realizadas em sala de aula. A autora do estudo foi responsável pelas actividades. Como exemplificativo das actividades realizadas na sala de aula é incluído um conjunto de notas de campo, onde se mostra a motivação, interesse e entusiasmo dos alunos do 1º CEB, durante a realização das mesmas. A análise global dos dados, revelou que os grupos intervenientes, demonstraram, de um modo geral, o seu agrado, pelas actividades desenvolvidas, emitindo reflexões sobre a importância do EECN, para os alunos do 1º CEB. As considerações manifestadas, dizem respeito a: desenvolvimento de competências; aprendizagem; importância do EECN, ao nível pessoal e social; interdisciplinaridade; implicações nas práticas pedagógicas dos professores; questões relacionadas com a segurança; acessibilidade dos materiais; formação de professores; programas curriculares, entre outros aspectos de interesse relevante. O estudo inclui recomendações nas áreas anteriormente referenciadas, de modo a demonstrar aos professores do 1º CEB e futuros professores, bem como aos pais dos alunos do 1º CEB, a importância da promoção do ensino experimental das ciências, nas escolas do 1º CEB. Esta investigação inclui ainda, sugestões para futuros estudos nesta área.Elias, Maria ElisabethSapientiaDionísio, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha2012-12-06T16:34:10Z2004-02-122004-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/1938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:13:01Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/1938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:57.226521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)
title O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)
spellingShingle O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)
Dionísio, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha
Ensino das Ciências
Trabalho Experimental
title_short O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)
title_full O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)
title_fullStr O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)
title_full_unstemmed O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)
title_sort O ensino experimental das ciências da natureza numa escola do 1º ciclo do ensino básico: uma abordagem pela via da química (Estudo de Caso)
author Dionísio, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha
author_facet Dionísio, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elias, Maria Elisabeth
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionísio, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das Ciências
Trabalho Experimental
topic Ensino das Ciências
Trabalho Experimental
description Dissertação de mest., Química para o Ensino, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2004
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-12
2004-02-12T00:00:00Z
2012-12-06T16:34:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/1938
url http://hdl.handle.net/10400.1/1938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133163531796480