Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Miguel Ângelo Deniaud
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6899
Resumo: Nos dias de hoje, o Turismo é um fenómeno que atua significativamente na sociedade a nível mundial, com inúmeros impactos económicos, sociais e culturais associados, sejam eles positivos ou negativos. O Marketing Territorial surge como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos, por forma a desenvolver estratégias e mecanismos de comunicação e promoção. A presente investigação pretende desenvolver as informações necessárias e pertinentes mediante os resultados obtidos na pesquisa de dados quantitativa, tendo em vista definir uma base estratégica de marketing territorial, aplicado especificamente ao concelho de Alcobaça. Assim, foram desenvolvidos questionários aplicados à comunidade local (isto é, os residentes) e aos turistas e visitantes deste mesmo destino turístico, por forma a quantificar as suas avaliações e opiniões em relação à promoção, recetividade e satisfação do concelho. Adicionalmente, pretende conhecer os pontos de interesse, edificados e naturais, e analisar o seu aproveitamento em relação ao potencial. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de facto, existe uma noção evidente da medíocre promoção e comunicação turística atual feita pelas entidades responsáveis, embora a satisfação perante a residência (comunidade local) e a visita (turistas) sejam expressamente positivas. Por outro lado, em contradição com as expetativas iniciais, apenas uma parte dos pontos de interesse identificados (‘Mosteiro de Coz’ e Castelo de Alcobaça’) são considerados como estando mal aproveitados em relação ao seu potencial. Adicionalmente, verificou-se um resultado preocupante relativamente ao facto de que a maioria dos indivíduos não tem conhecimento dos seguintes pontos de interesse naturais: ‘Estação Arqueológica das Parreitas’, ‘Jardim do Amor’, ‘Lagoa de Pataias’, ‘Parque Verde’, ‘Parque Natural Serra d’Aire e Candeeiros’, ‘Praia Paredes de Vitória’, ‘Praia São Martinho do Porto’ e ‘Praia Fluvial de Alpedriz’.
id RCAP_a63087a6793a1df9c5b05947e1809745
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade localTurismoMarketing territorialComunidade localOferta turísticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNos dias de hoje, o Turismo é um fenómeno que atua significativamente na sociedade a nível mundial, com inúmeros impactos económicos, sociais e culturais associados, sejam eles positivos ou negativos. O Marketing Territorial surge como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos, por forma a desenvolver estratégias e mecanismos de comunicação e promoção. A presente investigação pretende desenvolver as informações necessárias e pertinentes mediante os resultados obtidos na pesquisa de dados quantitativa, tendo em vista definir uma base estratégica de marketing territorial, aplicado especificamente ao concelho de Alcobaça. Assim, foram desenvolvidos questionários aplicados à comunidade local (isto é, os residentes) e aos turistas e visitantes deste mesmo destino turístico, por forma a quantificar as suas avaliações e opiniões em relação à promoção, recetividade e satisfação do concelho. Adicionalmente, pretende conhecer os pontos de interesse, edificados e naturais, e analisar o seu aproveitamento em relação ao potencial. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de facto, existe uma noção evidente da medíocre promoção e comunicação turística atual feita pelas entidades responsáveis, embora a satisfação perante a residência (comunidade local) e a visita (turistas) sejam expressamente positivas. Por outro lado, em contradição com as expetativas iniciais, apenas uma parte dos pontos de interesse identificados (‘Mosteiro de Coz’ e Castelo de Alcobaça’) são considerados como estando mal aproveitados em relação ao seu potencial. Adicionalmente, verificou-se um resultado preocupante relativamente ao facto de que a maioria dos indivíduos não tem conhecimento dos seguintes pontos de interesse naturais: ‘Estação Arqueológica das Parreitas’, ‘Jardim do Amor’, ‘Lagoa de Pataias’, ‘Parque Verde’, ‘Parque Natural Serra d’Aire e Candeeiros’, ‘Praia Paredes de Vitória’, ‘Praia São Martinho do Porto’ e ‘Praia Fluvial de Alpedriz’.Martins, Rui Alberto de FreitasMendes, Susana Luísa da Custódia MachadoIC-OnlineSilvestre, Miguel Ângelo Deniaud2022-04-04T11:14:57Z2022-04-012022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/6899TID:202982920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:08Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/6899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:01.127730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade local
title Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade local
spellingShingle Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade local
Silvestre, Miguel Ângelo Deniaud
Turismo
Marketing territorial
Comunidade local
Oferta turística
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade local
title_full Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade local
title_fullStr Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade local
title_full_unstemmed Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade local
title_sort Base estratégica de marketing territorial para o concelho de Alcobaça : o turista e a comunidade local
author Silvestre, Miguel Ângelo Deniaud
author_facet Silvestre, Miguel Ângelo Deniaud
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Rui Alberto de Freitas
Mendes, Susana Luísa da Custódia Machado
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Miguel Ângelo Deniaud
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing territorial
Comunidade local
Oferta turística
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Turismo
Marketing territorial
Comunidade local
Oferta turística
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Nos dias de hoje, o Turismo é um fenómeno que atua significativamente na sociedade a nível mundial, com inúmeros impactos económicos, sociais e culturais associados, sejam eles positivos ou negativos. O Marketing Territorial surge como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos, por forma a desenvolver estratégias e mecanismos de comunicação e promoção. A presente investigação pretende desenvolver as informações necessárias e pertinentes mediante os resultados obtidos na pesquisa de dados quantitativa, tendo em vista definir uma base estratégica de marketing territorial, aplicado especificamente ao concelho de Alcobaça. Assim, foram desenvolvidos questionários aplicados à comunidade local (isto é, os residentes) e aos turistas e visitantes deste mesmo destino turístico, por forma a quantificar as suas avaliações e opiniões em relação à promoção, recetividade e satisfação do concelho. Adicionalmente, pretende conhecer os pontos de interesse, edificados e naturais, e analisar o seu aproveitamento em relação ao potencial. Os resultados obtidos permitiram concluir que, de facto, existe uma noção evidente da medíocre promoção e comunicação turística atual feita pelas entidades responsáveis, embora a satisfação perante a residência (comunidade local) e a visita (turistas) sejam expressamente positivas. Por outro lado, em contradição com as expetativas iniciais, apenas uma parte dos pontos de interesse identificados (‘Mosteiro de Coz’ e Castelo de Alcobaça’) são considerados como estando mal aproveitados em relação ao seu potencial. Adicionalmente, verificou-se um resultado preocupante relativamente ao facto de que a maioria dos indivíduos não tem conhecimento dos seguintes pontos de interesse naturais: ‘Estação Arqueológica das Parreitas’, ‘Jardim do Amor’, ‘Lagoa de Pataias’, ‘Parque Verde’, ‘Parque Natural Serra d’Aire e Candeeiros’, ‘Praia Paredes de Vitória’, ‘Praia São Martinho do Porto’ e ‘Praia Fluvial de Alpedriz’.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-04T11:14:57Z
2022-04-01
2022-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/6899
TID:202982920
url http://hdl.handle.net/10400.8/6899
identifier_str_mv TID:202982920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136992336805888