Projeto de um quadro de mota de 250 cm3
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23589 |
Resumo: | A equipa Motochanics UA- Fundação do Desporto irá participar pela segunda vez na competição Motostudent 2018, e requer que uma mota protótipo, seja projetada e construída pela equipa. Esta dissertação tem o objetivo de projetar e validar o quadro que será utilizado pela equipa na competição referida. É apresentado, inicialmente, um estudo dos diferentes quadros existentes atualmente, a influência dinâmica da geometria geral de um motociclo, assim como a do quadro. É mostrado todo o processo de criação do quadro, passando pela priorização de especificações, às escolhas de materiais, de processos e o estudo cinemático de uma mota. Foram criadas situações de teste com base nas situações de trabalho da mota, com o intuito de validar e otimizar o quadro projetado, com base em análises pelo método dos elementos finitos. Por se tratar do protótipo de segunda geração da equipa, o quadro projetado foi também comparado com o já existente. |
id |
RCAP_a63ebf5b3ac53500dfbbd45330d6e61a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23589 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto de um quadro de mota de 250 cm3Veículos motorizadosAnálise estrutural (Engenharia)Método do elemento finitoA equipa Motochanics UA- Fundação do Desporto irá participar pela segunda vez na competição Motostudent 2018, e requer que uma mota protótipo, seja projetada e construída pela equipa. Esta dissertação tem o objetivo de projetar e validar o quadro que será utilizado pela equipa na competição referida. É apresentado, inicialmente, um estudo dos diferentes quadros existentes atualmente, a influência dinâmica da geometria geral de um motociclo, assim como a do quadro. É mostrado todo o processo de criação do quadro, passando pela priorização de especificações, às escolhas de materiais, de processos e o estudo cinemático de uma mota. Foram criadas situações de teste com base nas situações de trabalho da mota, com o intuito de validar e otimizar o quadro projetado, com base em análises pelo método dos elementos finitos. Por se tratar do protótipo de segunda geração da equipa, o quadro projetado foi também comparado com o já existente.Motochanics UA- Fundação do Desporto is a team that will participate in its second Motostudent event. To participate in the competition, the team must design and build a fully functional racing motorcycle prototype. This master thesis has the objective of designing the prototype’s frame. This work covers, initially, a study of the different existing motorcycle frames, as well as the dynamic influence of the geometry of a motorcycle and the frame. All the processes required for designing a frame are explained, starting with the desired requirements, the material choices, manufacturing processes and a cinematic study of a motorcycle. Certain test scenarios where created to validate and optimize the frame developed, with resource of finite element method. Being this the second-generation frame, of the team, a comparison, between the first developed frame and the one created in this work, were presented.Universidade de Aveiro2018-01-112018-01-11T00:00:00Z2019-01-11T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23589TID:201944626porBárbola, José Pedro Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:34Zoai:ria.ua.pt:10773/23589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:35.679712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de um quadro de mota de 250 cm3 |
title |
Projeto de um quadro de mota de 250 cm3 |
spellingShingle |
Projeto de um quadro de mota de 250 cm3 Bárbola, José Pedro Jardim Veículos motorizados Análise estrutural (Engenharia) Método do elemento finito |
title_short |
Projeto de um quadro de mota de 250 cm3 |
title_full |
Projeto de um quadro de mota de 250 cm3 |
title_fullStr |
Projeto de um quadro de mota de 250 cm3 |
title_full_unstemmed |
Projeto de um quadro de mota de 250 cm3 |
title_sort |
Projeto de um quadro de mota de 250 cm3 |
author |
Bárbola, José Pedro Jardim |
author_facet |
Bárbola, José Pedro Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bárbola, José Pedro Jardim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículos motorizados Análise estrutural (Engenharia) Método do elemento finito |
topic |
Veículos motorizados Análise estrutural (Engenharia) Método do elemento finito |
description |
A equipa Motochanics UA- Fundação do Desporto irá participar pela segunda vez na competição Motostudent 2018, e requer que uma mota protótipo, seja projetada e construída pela equipa. Esta dissertação tem o objetivo de projetar e validar o quadro que será utilizado pela equipa na competição referida. É apresentado, inicialmente, um estudo dos diferentes quadros existentes atualmente, a influência dinâmica da geometria geral de um motociclo, assim como a do quadro. É mostrado todo o processo de criação do quadro, passando pela priorização de especificações, às escolhas de materiais, de processos e o estudo cinemático de uma mota. Foram criadas situações de teste com base nas situações de trabalho da mota, com o intuito de validar e otimizar o quadro projetado, com base em análises pelo método dos elementos finitos. Por se tratar do protótipo de segunda geração da equipa, o quadro projetado foi também comparado com o já existente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-11 2018-01-11T00:00:00Z 2019-01-11T13:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23589 TID:201944626 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23589 |
identifier_str_mv |
TID:201944626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137630132109312 |