Projeto de um quadro de mota de 250 cm3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bárbola, José Pedro Jardim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23589
Resumo: A equipa Motochanics UA- Fundação do Desporto irá participar pela segunda vez na competição Motostudent 2018, e requer que uma mota protótipo, seja projetada e construída pela equipa. Esta dissertação tem o objetivo de projetar e validar o quadro que será utilizado pela equipa na competição referida. É apresentado, inicialmente, um estudo dos diferentes quadros existentes atualmente, a influência dinâmica da geometria geral de um motociclo, assim como a do quadro. É mostrado todo o processo de criação do quadro, passando pela priorização de especificações, às escolhas de materiais, de processos e o estudo cinemático de uma mota. Foram criadas situações de teste com base nas situações de trabalho da mota, com o intuito de validar e otimizar o quadro projetado, com base em análises pelo método dos elementos finitos. Por se tratar do protótipo de segunda geração da equipa, o quadro projetado foi também comparado com o já existente.
id RCAP_a63ebf5b3ac53500dfbbd45330d6e61a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto de um quadro de mota de 250 cm3Veículos motorizadosAnálise estrutural (Engenharia)Método do elemento finitoA equipa Motochanics UA- Fundação do Desporto irá participar pela segunda vez na competição Motostudent 2018, e requer que uma mota protótipo, seja projetada e construída pela equipa. Esta dissertação tem o objetivo de projetar e validar o quadro que será utilizado pela equipa na competição referida. É apresentado, inicialmente, um estudo dos diferentes quadros existentes atualmente, a influência dinâmica da geometria geral de um motociclo, assim como a do quadro. É mostrado todo o processo de criação do quadro, passando pela priorização de especificações, às escolhas de materiais, de processos e o estudo cinemático de uma mota. Foram criadas situações de teste com base nas situações de trabalho da mota, com o intuito de validar e otimizar o quadro projetado, com base em análises pelo método dos elementos finitos. Por se tratar do protótipo de segunda geração da equipa, o quadro projetado foi também comparado com o já existente.Motochanics UA- Fundação do Desporto is a team that will participate in its second Motostudent event. To participate in the competition, the team must design and build a fully functional racing motorcycle prototype. This master thesis has the objective of designing the prototype’s frame. This work covers, initially, a study of the different existing motorcycle frames, as well as the dynamic influence of the geometry of a motorcycle and the frame. All the processes required for designing a frame are explained, starting with the desired requirements, the material choices, manufacturing processes and a cinematic study of a motorcycle. Certain test scenarios where created to validate and optimize the frame developed, with resource of finite element method. Being this the second-generation frame, of the team, a comparison, between the first developed frame and the one created in this work, were presented.Universidade de Aveiro2018-01-112018-01-11T00:00:00Z2019-01-11T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23589TID:201944626porBárbola, José Pedro Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:34Zoai:ria.ua.pt:10773/23589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:35.679712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de um quadro de mota de 250 cm3
title Projeto de um quadro de mota de 250 cm3
spellingShingle Projeto de um quadro de mota de 250 cm3
Bárbola, José Pedro Jardim
Veículos motorizados
Análise estrutural (Engenharia)
Método do elemento finito
title_short Projeto de um quadro de mota de 250 cm3
title_full Projeto de um quadro de mota de 250 cm3
title_fullStr Projeto de um quadro de mota de 250 cm3
title_full_unstemmed Projeto de um quadro de mota de 250 cm3
title_sort Projeto de um quadro de mota de 250 cm3
author Bárbola, José Pedro Jardim
author_facet Bárbola, José Pedro Jardim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bárbola, José Pedro Jardim
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos motorizados
Análise estrutural (Engenharia)
Método do elemento finito
topic Veículos motorizados
Análise estrutural (Engenharia)
Método do elemento finito
description A equipa Motochanics UA- Fundação do Desporto irá participar pela segunda vez na competição Motostudent 2018, e requer que uma mota protótipo, seja projetada e construída pela equipa. Esta dissertação tem o objetivo de projetar e validar o quadro que será utilizado pela equipa na competição referida. É apresentado, inicialmente, um estudo dos diferentes quadros existentes atualmente, a influência dinâmica da geometria geral de um motociclo, assim como a do quadro. É mostrado todo o processo de criação do quadro, passando pela priorização de especificações, às escolhas de materiais, de processos e o estudo cinemático de uma mota. Foram criadas situações de teste com base nas situações de trabalho da mota, com o intuito de validar e otimizar o quadro projetado, com base em análises pelo método dos elementos finitos. Por se tratar do protótipo de segunda geração da equipa, o quadro projetado foi também comparado com o já existente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-11
2018-01-11T00:00:00Z
2019-01-11T13:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23589
TID:201944626
url http://hdl.handle.net/10773/23589
identifier_str_mv TID:201944626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137630132109312