Relato a chegada nas entrelinhas da partida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Diogo Jordão Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8742
Resumo: O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular de Prática Educativa e Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este documento relata a chegada de um longo percurso prático sustentado, nas entrelinhas, pelas orientações teóricas e práticas mobilizadas na licenciatura e no mestrado. Este relatório é marcado pela observação, reflexão, planificação, ação e avaliação de um ciclo supervisionado que foi encarado como um processo evolutivo na formação inicial de professores. Tende a espelhar momentos de trabalho reflexivo, investigativo, colaborativo e emotivo que fizeram o mestrando adquirir competências científicas e pedagógicas essenciais, para a incorporação da profissão docente no âmbito do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde estão explanadas algumas experiências vividas em contexto educativo no agrupamento de escolas Manoel de Oliveira. Essas experiências contribuíram para um crescimento profissional e pessoal limando as incertezas, contradições e dúvidas que marcaram este percurso. Foi nas áreas curriculares de Português, Matemática, História e Geografia de Portugal/Estudo do Meio e Ciências Naturais em contexto fora e dentro de sala de aula que o mestrando teve a oportunidade de experienciar a «vida de um professor» que se faz referência de modo específico no corpo deste relatório. Do sonho à realidade, da brincadeira à responsabilidade e do medo à certeza do querer, que potenciou momentos únicos de aprendizagem mútua, de relações interpessoais verdadeiras e lembranças que o acompanharão no seu percurso profissional.
id RCAP_a67dbe06e16ef4ea7a8209e0f0745ed0
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relato a chegada nas entrelinhas da partidaCiclo de supervisão pedagógicaReflexão/investigaçãoPrática educativaEnsino-aprendizagemCycle of pedagogical supervisionReflection/investigationEducational practiceTeaching-learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular de Prática Educativa e Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este documento relata a chegada de um longo percurso prático sustentado, nas entrelinhas, pelas orientações teóricas e práticas mobilizadas na licenciatura e no mestrado. Este relatório é marcado pela observação, reflexão, planificação, ação e avaliação de um ciclo supervisionado que foi encarado como um processo evolutivo na formação inicial de professores. Tende a espelhar momentos de trabalho reflexivo, investigativo, colaborativo e emotivo que fizeram o mestrando adquirir competências científicas e pedagógicas essenciais, para a incorporação da profissão docente no âmbito do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde estão explanadas algumas experiências vividas em contexto educativo no agrupamento de escolas Manoel de Oliveira. Essas experiências contribuíram para um crescimento profissional e pessoal limando as incertezas, contradições e dúvidas que marcaram este percurso. Foi nas áreas curriculares de Português, Matemática, História e Geografia de Portugal/Estudo do Meio e Ciências Naturais em contexto fora e dentro de sala de aula que o mestrando teve a oportunidade de experienciar a «vida de um professor» que se faz referência de modo específico no corpo deste relatório. Do sonho à realidade, da brincadeira à responsabilidade e do medo à certeza do querer, que potenciou momentos únicos de aprendizagem mútua, de relações interpessoais verdadeiras e lembranças que o acompanharão no seu percurso profissional.The Final Report of the Supervised Practice of Teaching was elaborated as a part of the class Educational Practice and Internship Report from the Master’s Degree on 1st and 2nd Cycle (primary education) of Elementary Teaching, from the Superior School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. This document describes the incoming of a long practical journey supported, between the lines, by the theoretical orientations provided on the graduation and on the Master’s. This report is marked by the observation, reflection, planning, action and evaluation of the supervised cycle that was faced like an evolutional process on the initial formation of teachers. It tends to reflect on moments of the thinking, investigative, cooperative and emotional work that made me acquire scientific and pedagogical essential competences, for the incorporation of the instructor profession on the scope of the 1st and 2nd cycles (primary education) of Elementary Teaching, where there are explained some experiences lived on an educational context on the grouping of schools Manoel de Oliveira. Those experiences contributed for a professional and personal growth terminating the uncertainties, contradictions and doubts that marked this journey. It was on Portuguese, Mathematics, History and Portugal Geography of Portugal/Study of the Environment and Natural Science subjects inside and outside of the classroom that I had the opportunity of experiencing a «Teachers Life» that we make reference on a specific mode on the body of this report and from fear to certainty of what I want, that I gave unique moments of mutual learning, from true interpersonal relations and remembrances that will accompany me on my professional journey.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorreia, Diogo Jordão Oliveira2016-12-09T14:31:04Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8742TID:201365073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:31.977083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relato a chegada nas entrelinhas da partida
title Relato a chegada nas entrelinhas da partida
spellingShingle Relato a chegada nas entrelinhas da partida
Correia, Diogo Jordão Oliveira
Ciclo de supervisão pedagógica
Reflexão/investigação
Prática educativa
Ensino-aprendizagem
Cycle of pedagogical supervision
Reflection/investigation
Educational practice
Teaching-learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relato a chegada nas entrelinhas da partida
title_full Relato a chegada nas entrelinhas da partida
title_fullStr Relato a chegada nas entrelinhas da partida
title_full_unstemmed Relato a chegada nas entrelinhas da partida
title_sort Relato a chegada nas entrelinhas da partida
author Correia, Diogo Jordão Oliveira
author_facet Correia, Diogo Jordão Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Dárida Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Diogo Jordão Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo de supervisão pedagógica
Reflexão/investigação
Prática educativa
Ensino-aprendizagem
Cycle of pedagogical supervision
Reflection/investigation
Educational practice
Teaching-learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciclo de supervisão pedagógica
Reflexão/investigação
Prática educativa
Ensino-aprendizagem
Cycle of pedagogical supervision
Reflection/investigation
Educational practice
Teaching-learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular de Prática Educativa e Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este documento relata a chegada de um longo percurso prático sustentado, nas entrelinhas, pelas orientações teóricas e práticas mobilizadas na licenciatura e no mestrado. Este relatório é marcado pela observação, reflexão, planificação, ação e avaliação de um ciclo supervisionado que foi encarado como um processo evolutivo na formação inicial de professores. Tende a espelhar momentos de trabalho reflexivo, investigativo, colaborativo e emotivo que fizeram o mestrando adquirir competências científicas e pedagógicas essenciais, para a incorporação da profissão docente no âmbito do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde estão explanadas algumas experiências vividas em contexto educativo no agrupamento de escolas Manoel de Oliveira. Essas experiências contribuíram para um crescimento profissional e pessoal limando as incertezas, contradições e dúvidas que marcaram este percurso. Foi nas áreas curriculares de Português, Matemática, História e Geografia de Portugal/Estudo do Meio e Ciências Naturais em contexto fora e dentro de sala de aula que o mestrando teve a oportunidade de experienciar a «vida de um professor» que se faz referência de modo específico no corpo deste relatório. Do sonho à realidade, da brincadeira à responsabilidade e do medo à certeza do querer, que potenciou momentos únicos de aprendizagem mútua, de relações interpessoais verdadeiras e lembranças que o acompanharão no seu percurso profissional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-09T14:31:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8742
TID:201365073
url http://hdl.handle.net/10400.22/8742
identifier_str_mv TID:201365073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390963351552