Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47797
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_b0e769b870c19bc2c44fbb5d98ddb85a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração das tecnologias digitais na prática pedagógicaCompetências digitaisPrática pedagógicaTecnologias digitaisProfessoresTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente trabalho de investigação, inserido no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, visa analisar como é feita a integração curricular das tecnologias numa escola portuguesa, situada no sotavento algarvio. Aceitaram o convite para participar na investigação cinco professores do terceiro ciclo do ensino básico (dois da área de Português, um de Inglês, um de Matemática e um de Física e Química), que apresentaram as suas perceções em entrevistas semiestruturadas. Estas foram posteriormente segmentadas em unidades de sentido para serem analisadas, segundo um sistema categorizado de análise. Foram definidas quatro dimensões, nomeadamente Conceções Pedagógicas dos Professores, Tecnologias Digitais nas Escolas, Práticas do Professor e Balanço/Avaliação do uso das TIC na Aprendizagem. Nas Conclusões retomam-se as questões de investigação, definidas inicialmente, e termina-se com uma reflexão sobre o possível contributo deste estudo na área da Educação, bem como as limitações a levar em conta no processo.The current research, inserted in the scope of the master’s in education in Education and Digital Technologies, of the Institute of Education of the University of Lisbon, intends to show how the curricular integration of technologies is done in a Portuguese school, located in the eastern Algarve. Five teachers from 7 th to 9 th grade accepted the invitation to participate in the investigation (two from Portuguese, one from English, one from Mathematics and one from Physics and Chemistry), who presented their perceptions in the semi-structured interviews. These were subsequently segmented in units of meaning in order to be analysed according to a categorized system of analysis. Four dimensions were defined, namely Teachers’ Pedagogical Conceptions, Digital Technologies in Schools, Teacher Practices and Analysis/Evaluation of the use of ICT in Learning. The Conclusions return to the research questions defined initially and end with a reflection on the possible contribution of this study in Education, as well as the limitations to be taken into account in the process.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaVieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos2021-05-12T15:27:40Z20212020-12-152021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47797TID:202970485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:47.275663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica
title Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica
spellingShingle Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica
Vieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos
Competências digitais
Prática pedagógica
Tecnologias digitais
Professores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica
title_full Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica
title_fullStr Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica
title_full_unstemmed Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica
title_sort Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica
author Vieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos
author_facet Vieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Competências digitais
Prática pedagógica
Tecnologias digitais
Professores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências digitais
Prática pedagógica
Tecnologias digitais
Professores
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
2021-05-12T15:27:40Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47797
TID:202970485
url http://hdl.handle.net/10451/47797
identifier_str_mv TID:202970485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134543983149056