Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47797 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_b0e769b870c19bc2c44fbb5d98ddb85a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47797 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração das tecnologias digitais na prática pedagógicaCompetências digitaisPrática pedagógicaTecnologias digitaisProfessoresTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O presente trabalho de investigação, inserido no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, visa analisar como é feita a integração curricular das tecnologias numa escola portuguesa, situada no sotavento algarvio. Aceitaram o convite para participar na investigação cinco professores do terceiro ciclo do ensino básico (dois da área de Português, um de Inglês, um de Matemática e um de Física e Química), que apresentaram as suas perceções em entrevistas semiestruturadas. Estas foram posteriormente segmentadas em unidades de sentido para serem analisadas, segundo um sistema categorizado de análise. Foram definidas quatro dimensões, nomeadamente Conceções Pedagógicas dos Professores, Tecnologias Digitais nas Escolas, Práticas do Professor e Balanço/Avaliação do uso das TIC na Aprendizagem. Nas Conclusões retomam-se as questões de investigação, definidas inicialmente, e termina-se com uma reflexão sobre o possível contributo deste estudo na área da Educação, bem como as limitações a levar em conta no processo.The current research, inserted in the scope of the master’s in education in Education and Digital Technologies, of the Institute of Education of the University of Lisbon, intends to show how the curricular integration of technologies is done in a Portuguese school, located in the eastern Algarve. Five teachers from 7 th to 9 th grade accepted the invitation to participate in the investigation (two from Portuguese, one from English, one from Mathematics and one from Physics and Chemistry), who presented their perceptions in the semi-structured interviews. These were subsequently segmented in units of meaning in order to be analysed according to a categorized system of analysis. Four dimensions were defined, namely Teachers’ Pedagogical Conceptions, Digital Technologies in Schools, Teacher Practices and Analysis/Evaluation of the use of ICT in Learning. The Conclusions return to the research questions defined initially and end with a reflection on the possible contribution of this study in Education, as well as the limitations to be taken into account in the process.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaVieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos2021-05-12T15:27:40Z20212020-12-152021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47797TID:202970485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:47.275663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica |
title |
Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica |
spellingShingle |
Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica Vieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos Competências digitais Prática pedagógica Tecnologias digitais Professores Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica |
title_full |
Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica |
title_fullStr |
Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica |
title_sort |
Integração das tecnologias digitais na prática pedagógica |
author |
Vieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos |
author_facet |
Vieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Fernando António Albuquerque, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Maria Cândida Rosa Calçarão dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências digitais Prática pedagógica Tecnologias digitais Professores Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competências digitais Prática pedagógica Tecnologias digitais Professores Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação (Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15 2021-05-12T15:27:40Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47797 TID:202970485 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47797 |
identifier_str_mv |
TID:202970485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134543983149056 |