Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10733 |
Resumo: | Este relatório centra-se na Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido num contexto de Creche e Jardim de Infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os vinte e um meses e os seis anos de idade. Este trabalho é o resultado de uma prática de carácter investigativo que engloba uma abordagem explicativa da temática da relação escola-família e os seus pressupostos, no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Neste sentido foi elaborada uma fundamentação teórica que diz respeito a saberes sobre a importância que pode admitir uma relação positiva entre as famílias e as instituições para a infância. Os resultados provenientes deste trabalho visam dar a conhecer que o facto de existir uma parceria entre a família e a instituição pré-escolar permite que seja uma mais-valia no desenvolvimento integral das crianças; ### ABSTRACT: This report focuses in the Supervised Teaching Practice, with the purposed to obtain a Master's degree in Pre-school Education. This corresponds to the explanation of work developed in the context of Nursery and Kindergarten, with a group of children aged between twenty-one months and six years old. This study is the result the of a investigation practice that encompasses an explanative approach to the topic of the relation school-family and its tenets in regard to child development and learning. In this way, an theoretical framework was build that deepens knowledge about the importance that cooperation between the family's and the institutions have for the infants. The results from this study demonstrate that the fact that there is a partnership between the family and Pre-school institution allows it to be an asset in the integral development of children. |
id |
RCAP_a693ca0bff117bc0597f57e884d40ac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familiaPrática de ensino supervisionadaEstágioCooperaçãoRelação escola-familiaDesenvolvimento e aprendizagemEste relatório centra-se na Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido num contexto de Creche e Jardim de Infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os vinte e um meses e os seis anos de idade. Este trabalho é o resultado de uma prática de carácter investigativo que engloba uma abordagem explicativa da temática da relação escola-família e os seus pressupostos, no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Neste sentido foi elaborada uma fundamentação teórica que diz respeito a saberes sobre a importância que pode admitir uma relação positiva entre as famílias e as instituições para a infância. Os resultados provenientes deste trabalho visam dar a conhecer que o facto de existir uma parceria entre a família e a instituição pré-escolar permite que seja uma mais-valia no desenvolvimento integral das crianças; ### ABSTRACT: This report focuses in the Supervised Teaching Practice, with the purposed to obtain a Master's degree in Pre-school Education. This corresponds to the explanation of work developed in the context of Nursery and Kindergarten, with a group of children aged between twenty-one months and six years old. This study is the result the of a investigation practice that encompasses an explanative approach to the topic of the relation school-family and its tenets in regard to child development and learning. In this way, an theoretical framework was build that deepens knowledge about the importance that cooperation between the family's and the institutions have for the infants. The results from this study demonstrate that the fact that there is a partnership between the family and Pre-school institution allows it to be an asset in the integral development of children.Universidade de Évora2014-02-19T16:04:15Z2014-02-192013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10733http://hdl.handle.net/10174/10733TID:201242036porclau_rebocho@hotmail.com672Rebocho, Cláudia Cristina Valadasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:33.315224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia Rebocho, Cláudia Cristina Valadas Prática de ensino supervisionada Estágio Cooperação Relação escola-familia Desenvolvimento e aprendizagem |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o desafio de um processo educativo partilhado fundado na relação escola-familia |
author |
Rebocho, Cláudia Cristina Valadas |
author_facet |
Rebocho, Cláudia Cristina Valadas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebocho, Cláudia Cristina Valadas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Estágio Cooperação Relação escola-familia Desenvolvimento e aprendizagem |
topic |
Prática de ensino supervisionada Estágio Cooperação Relação escola-familia Desenvolvimento e aprendizagem |
description |
Este relatório centra-se na Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Este corresponde à descrição de um trabalho desenvolvido num contexto de Creche e Jardim de Infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os vinte e um meses e os seis anos de idade. Este trabalho é o resultado de uma prática de carácter investigativo que engloba uma abordagem explicativa da temática da relação escola-família e os seus pressupostos, no que diz respeito ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Neste sentido foi elaborada uma fundamentação teórica que diz respeito a saberes sobre a importância que pode admitir uma relação positiva entre as famílias e as instituições para a infância. Os resultados provenientes deste trabalho visam dar a conhecer que o facto de existir uma parceria entre a família e a instituição pré-escolar permite que seja uma mais-valia no desenvolvimento integral das crianças; ### ABSTRACT: This report focuses in the Supervised Teaching Practice, with the purposed to obtain a Master's degree in Pre-school Education. This corresponds to the explanation of work developed in the context of Nursery and Kindergarten, with a group of children aged between twenty-one months and six years old. This study is the result the of a investigation practice that encompasses an explanative approach to the topic of the relation school-family and its tenets in regard to child development and learning. In this way, an theoretical framework was build that deepens knowledge about the importance that cooperation between the family's and the institutions have for the infants. The results from this study demonstrate that the fact that there is a partnership between the family and Pre-school institution allows it to be an asset in the integral development of children. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-19T16:04:15Z 2014-02-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10733 http://hdl.handle.net/10174/10733 TID:201242036 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10733 |
identifier_str_mv |
TID:201242036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
clau_rebocho@hotmail.com 672 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136529658937344 |