Sistema de rastreabilidade aplicado à secção de eixos finos da Renault Cacia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23173 |
Resumo: | O aumento da competitividade no mercado, contribui diretamente para a necessidade de as empresas evoluírem e potenciarem o seu constante desenvolvimento. No caso particular do setor automóvel, este sempre ocupou um papel de destaque na economia do país, sendo essencial manter a qualidade dos seus produtos e, ao mesmo tempo, assegurar um tempo de resposta mais rápido perante a ocorrência de anomalias. Assim, o presente trabalho é resultado do projeto desenvolvido na Renault CACIA, no âmbito do Mestrado de Engenharia e Gestão Industrial, que se relaciona com a implementação de um sistema de rastreabilidade na secção de eixos finos. Desta forma, o presente trabalho destina-se à criação e definição de um modelo de rastreabilidade que possibilite a obtenção de todas as informações necessárias sobre o produto, no menor tempo possível. Para que se conseguisse atingir estes objetivos, a metodologia utilizada passou pelo diagnóstico do perímetro, estudo do processo produtivo e recolha de dados relativos a tempos de ciclo. Com isto, realizou-se a conceção de propostas baseadas na revisão da literatura e nas necessidades da empresa, e posterior escolha da melhor solução a implementar, dando ênfase à necessidade de incluir a lógica FIFO no processo de produção. Assim, foi implementada uma das propostas utilizando folhas de registo e etiquetas, sendo esta considerada a mais apropriada, tendo em conta o processo produtivo, o custo e facilidade de aplicação. Esta solução veio dar resposta aos problemas inicialmente identificados, nomeadamente no que diz respeito à recolha de informação das peças dentro da secção. Porém, foi também realizado um estudo da viabilidade de implementação de um sistema de rastreabilidade com utilização de tecnologia laser e codificação DataMatrix, tratando-se este de uma melhoria a implementar num futuro próximo, tendo sido identificadas inúmeras vantagens na possibilidade de integração desta solução na secção. |
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Sistema de rastreabilidade aplicado à secção de eixos finos da Renault CaciaProdução industrialIndústria automóvelProcesso de melhoria contínuaO aumento da competitividade no mercado, contribui diretamente para a necessidade de as empresas evoluírem e potenciarem o seu constante desenvolvimento. No caso particular do setor automóvel, este sempre ocupou um papel de destaque na economia do país, sendo essencial manter a qualidade dos seus produtos e, ao mesmo tempo, assegurar um tempo de resposta mais rápido perante a ocorrência de anomalias. Assim, o presente trabalho é resultado do projeto desenvolvido na Renault CACIA, no âmbito do Mestrado de Engenharia e Gestão Industrial, que se relaciona com a implementação de um sistema de rastreabilidade na secção de eixos finos. Desta forma, o presente trabalho destina-se à criação e definição de um modelo de rastreabilidade que possibilite a obtenção de todas as informações necessárias sobre o produto, no menor tempo possível. Para que se conseguisse atingir estes objetivos, a metodologia utilizada passou pelo diagnóstico do perímetro, estudo do processo produtivo e recolha de dados relativos a tempos de ciclo. Com isto, realizou-se a conceção de propostas baseadas na revisão da literatura e nas necessidades da empresa, e posterior escolha da melhor solução a implementar, dando ênfase à necessidade de incluir a lógica FIFO no processo de produção. Assim, foi implementada uma das propostas utilizando folhas de registo e etiquetas, sendo esta considerada a mais apropriada, tendo em conta o processo produtivo, o custo e facilidade de aplicação. Esta solução veio dar resposta aos problemas inicialmente identificados, nomeadamente no que diz respeito à recolha de informação das peças dentro da secção. Porém, foi também realizado um estudo da viabilidade de implementação de um sistema de rastreabilidade com utilização de tecnologia laser e codificação DataMatrix, tratando-se este de uma melhoria a implementar num futuro próximo, tendo sido identificadas inúmeras vantagens na possibilidade de integração desta solução na secção.The increase in the market competitiveness, directly contributes in the need for companies to grow and to stimulate their constant development. The automotive industry has always had a prominent role in the economy of Portugal, therefore, it is essential to maintain the quality of its products and, at the same time, ensure a quicker response in case of any anomaly. Consequently, the study hereby presented, is the result of a project developed at Renault CACIA, to obtain the Master Degree in Industrial Engineering and Management, and it relates to the implementation of a traceability system in the fine axle section. In this way, the study aims to create and define a traceability model that allows obtaining all necessary information on the product, in the shortest time possible. In order to obtain this goal, the perimeter had to be diagnosed, the productive process had to be studied, and the data on the cycle times had to be collected. With this information, the conception of proposals was accomplished, based on the literature reviews and company needs, and subsequent choice of the best solution to be implemented, with great emphasis on the need to include the FIFO logic in the production process. Accordingly, one of the proposals was implemented using registration sheets and labels, being this one considered the most appropriate, bearing in mind the production process, the cost and ease of its application. This solution solved the problems initially identified, particularly regarding the collection of information concerning the parts in the fine axle section. However, a feasibility study was also carried out regarding the implementation of a traceability system with the use of laser technology and DataMatrix coding, being this an improvement that can be implemented in the near future, due to the fact that numerous advantages have been identified in case this solution is integrated in the section.Universidade de Aveiro2018-05-17T09:46:27Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23173TID:201945770porQuintal, Cátia Marisa Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:12Zoai:ria.ua.pt:10773/23173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:03.116651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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