Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeira, Sandra Cristina Bispo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13776
Resumo: Este relatório de estágio propõe uma revisão bibliográfica sobre a problemática das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a Inclusão de crianças e jovens com PEA. Apresentam-se as Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com PEA (UEEAPEA) do ponto de vista estrutural (espaços, recursos humanos e materiais) e dinâmico (rotinas, organização do tempo e das atividades, etc.). Considerando que foi identificada, como área de intervenção neste estágio, a promoção da qualidade das práticas das Assistentes Operacionais (AO) em desempenho de funções numa Unidade de Ensino Estruturado para alunos com PEA (UEEAPEA), caraterizam-se as respetivas funções, estatuto e papel. Com base nas necessidades identificadas junto dos alunos com PEA (através de observação, entrevista informal e análise dos respetivos processos individuais) e das próprias AO (através de entrevistas), identificaram-se áreas prioritárias de necessidade de formação das AO, por forma a promover a sua caraterização para o trabalho a desenvolver com estes alunos e concretizou-se um conjunto de sessões de formação sobre uma das temáticas consideradas prioritárias: a sexualidade na deficiência.
id RCAP_a6d7faabdc78a88edb50696697410878
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismoEducação especialAutismoCrianças autistasPessoas com necessidades especiaisInclusão socialIntegração socialEste relatório de estágio propõe uma revisão bibliográfica sobre a problemática das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a Inclusão de crianças e jovens com PEA. Apresentam-se as Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com PEA (UEEAPEA) do ponto de vista estrutural (espaços, recursos humanos e materiais) e dinâmico (rotinas, organização do tempo e das atividades, etc.). Considerando que foi identificada, como área de intervenção neste estágio, a promoção da qualidade das práticas das Assistentes Operacionais (AO) em desempenho de funções numa Unidade de Ensino Estruturado para alunos com PEA (UEEAPEA), caraterizam-se as respetivas funções, estatuto e papel. Com base nas necessidades identificadas junto dos alunos com PEA (através de observação, entrevista informal e análise dos respetivos processos individuais) e das próprias AO (através de entrevistas), identificaram-se áreas prioritárias de necessidade de formação das AO, por forma a promover a sua caraterização para o trabalho a desenvolver com estes alunos e concretizou-se um conjunto de sessões de formação sobre uma das temáticas consideradas prioritárias: a sexualidade na deficiência.This internship report proposes a literature review on the issue of autism spectrum disorders (ASD) and inclusion of children and youth with ASD. Presents the Structured Units for Teaching of Students with ASD (UEEAPEA) from the structural and dynamic point of view (spaces, human and material resources; and routines, organization of time and activities respectively). Considering that has been identified as a priority area of intervention the promotion of quality in the performance of the operational assistants (AO) in the Structured Teaching Unit for students with ASD (UEEAPEA), we ask them to characterize themselves their respective roles, and to identify needs in order to evolve to an higher level of quality. Based on identified needs (through observation, interviews and analysis of documents), we identified priority areas of need for training addressing AO´s performance. We developed a set of training sessions addressing the priority theme elected: sexuality in Youth with ASD.Universidade de Aveiro2015-04-13T10:23:52Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13776TID:201592371porLadeira, Sandra Cristina Bispoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:07Zoai:ria.ua.pt:10773/13776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:32.817101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
title Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
spellingShingle Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
Ladeira, Sandra Cristina Bispo
Educação especial
Autismo
Crianças autistas
Pessoas com necessidades especiais
Inclusão social
Integração social
title_short Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
title_full Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
title_fullStr Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
title_full_unstemmed Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
title_sort Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
author Ladeira, Sandra Cristina Bispo
author_facet Ladeira, Sandra Cristina Bispo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ladeira, Sandra Cristina Bispo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Autismo
Crianças autistas
Pessoas com necessidades especiais
Inclusão social
Integração social
topic Educação especial
Autismo
Crianças autistas
Pessoas com necessidades especiais
Inclusão social
Integração social
description Este relatório de estágio propõe uma revisão bibliográfica sobre a problemática das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a Inclusão de crianças e jovens com PEA. Apresentam-se as Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com PEA (UEEAPEA) do ponto de vista estrutural (espaços, recursos humanos e materiais) e dinâmico (rotinas, organização do tempo e das atividades, etc.). Considerando que foi identificada, como área de intervenção neste estágio, a promoção da qualidade das práticas das Assistentes Operacionais (AO) em desempenho de funções numa Unidade de Ensino Estruturado para alunos com PEA (UEEAPEA), caraterizam-se as respetivas funções, estatuto e papel. Com base nas necessidades identificadas junto dos alunos com PEA (através de observação, entrevista informal e análise dos respetivos processos individuais) e das próprias AO (através de entrevistas), identificaram-se áreas prioritárias de necessidade de formação das AO, por forma a promover a sua caraterização para o trabalho a desenvolver com estes alunos e concretizou-se um conjunto de sessões de formação sobre uma das temáticas consideradas prioritárias: a sexualidade na deficiência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2015-04-13T10:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13776
TID:201592371
url http://hdl.handle.net/10773/13776
identifier_str_mv TID:201592371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137546465181696