Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13776 |
Resumo: | Este relatório de estágio propõe uma revisão bibliográfica sobre a problemática das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a Inclusão de crianças e jovens com PEA. Apresentam-se as Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com PEA (UEEAPEA) do ponto de vista estrutural (espaços, recursos humanos e materiais) e dinâmico (rotinas, organização do tempo e das atividades, etc.). Considerando que foi identificada, como área de intervenção neste estágio, a promoção da qualidade das práticas das Assistentes Operacionais (AO) em desempenho de funções numa Unidade de Ensino Estruturado para alunos com PEA (UEEAPEA), caraterizam-se as respetivas funções, estatuto e papel. Com base nas necessidades identificadas junto dos alunos com PEA (através de observação, entrevista informal e análise dos respetivos processos individuais) e das próprias AO (através de entrevistas), identificaram-se áreas prioritárias de necessidade de formação das AO, por forma a promover a sua caraterização para o trabalho a desenvolver com estes alunos e concretizou-se um conjunto de sessões de formação sobre uma das temáticas consideradas prioritárias: a sexualidade na deficiência. |
id |
RCAP_a6d7faabdc78a88edb50696697410878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13776 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismoEducação especialAutismoCrianças autistasPessoas com necessidades especiaisInclusão socialIntegração socialEste relatório de estágio propõe uma revisão bibliográfica sobre a problemática das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a Inclusão de crianças e jovens com PEA. Apresentam-se as Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com PEA (UEEAPEA) do ponto de vista estrutural (espaços, recursos humanos e materiais) e dinâmico (rotinas, organização do tempo e das atividades, etc.). Considerando que foi identificada, como área de intervenção neste estágio, a promoção da qualidade das práticas das Assistentes Operacionais (AO) em desempenho de funções numa Unidade de Ensino Estruturado para alunos com PEA (UEEAPEA), caraterizam-se as respetivas funções, estatuto e papel. Com base nas necessidades identificadas junto dos alunos com PEA (através de observação, entrevista informal e análise dos respetivos processos individuais) e das próprias AO (através de entrevistas), identificaram-se áreas prioritárias de necessidade de formação das AO, por forma a promover a sua caraterização para o trabalho a desenvolver com estes alunos e concretizou-se um conjunto de sessões de formação sobre uma das temáticas consideradas prioritárias: a sexualidade na deficiência.This internship report proposes a literature review on the issue of autism spectrum disorders (ASD) and inclusion of children and youth with ASD. Presents the Structured Units for Teaching of Students with ASD (UEEAPEA) from the structural and dynamic point of view (spaces, human and material resources; and routines, organization of time and activities respectively). Considering that has been identified as a priority area of intervention the promotion of quality in the performance of the operational assistants (AO) in the Structured Teaching Unit for students with ASD (UEEAPEA), we ask them to characterize themselves their respective roles, and to identify needs in order to evolve to an higher level of quality. Based on identified needs (through observation, interviews and analysis of documents), we identified priority areas of need for training addressing AO´s performance. We developed a set of training sessions addressing the priority theme elected: sexuality in Youth with ASD.Universidade de Aveiro2015-04-13T10:23:52Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13776TID:201592371porLadeira, Sandra Cristina Bispoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:07Zoai:ria.ua.pt:10773/13776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:32.817101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo |
title |
Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo |
spellingShingle |
Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo Ladeira, Sandra Cristina Bispo Educação especial Autismo Crianças autistas Pessoas com necessidades especiais Inclusão social Integração social |
title_short |
Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo |
title_full |
Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo |
title_fullStr |
Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo |
title_full_unstemmed |
Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo |
title_sort |
Assistentes operacionais e inclusão de alunos com PE autismo |
author |
Ladeira, Sandra Cristina Bispo |
author_facet |
Ladeira, Sandra Cristina Bispo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ladeira, Sandra Cristina Bispo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Autismo Crianças autistas Pessoas com necessidades especiais Inclusão social Integração social |
topic |
Educação especial Autismo Crianças autistas Pessoas com necessidades especiais Inclusão social Integração social |
description |
Este relatório de estágio propõe uma revisão bibliográfica sobre a problemática das Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e a Inclusão de crianças e jovens com PEA. Apresentam-se as Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com PEA (UEEAPEA) do ponto de vista estrutural (espaços, recursos humanos e materiais) e dinâmico (rotinas, organização do tempo e das atividades, etc.). Considerando que foi identificada, como área de intervenção neste estágio, a promoção da qualidade das práticas das Assistentes Operacionais (AO) em desempenho de funções numa Unidade de Ensino Estruturado para alunos com PEA (UEEAPEA), caraterizam-se as respetivas funções, estatuto e papel. Com base nas necessidades identificadas junto dos alunos com PEA (através de observação, entrevista informal e análise dos respetivos processos individuais) e das próprias AO (através de entrevistas), identificaram-se áreas prioritárias de necessidade de formação das AO, por forma a promover a sua caraterização para o trabalho a desenvolver com estes alunos e concretizou-se um conjunto de sessões de formação sobre uma das temáticas consideradas prioritárias: a sexualidade na deficiência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2015-04-13T10:23:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13776 TID:201592371 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13776 |
identifier_str_mv |
TID:201592371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137546465181696 |