Segurança alimentar do consumidor : perceções em contexto doméstico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31486 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos, a incidência das doenças de origem alimentar tem vindo a aumentar à escala mundial. Na Europa estima-se que ocorram, anualmente, 23 milhões de casos de doenças e cerca de 5.000 mortes devido ao consumo de alimentos contaminados. Para além disso, cerca de 40,0% dos surtos de origem alimentar ocorrem em contexto doméstico. O hambúrguer foi escolhido como caso de estudo pelas seguintes razões: é um alimento, atualmente, bastante consumido pela sociedade; existem poucos estudos sobre ele e, para além disso, é um género alimentício que pode estar na origem de toxinfeções alimentares. Deste modo, surge a necessidade de avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas dos consumidores no que diz respeito à temática “Segurança Alimentar”, em concreto, identificar e compreender os hábitos e comportamentos em relação à manipulação e confeção de hambúrgueres. Realizou-se um questionário anónimo a 225 consumidores, distribuído eletronicamente, e passível de ser respondido de 27 de março a 16 de junho de 2019. Os resultados foram analisados estatisticamente no SPSS (versão 23®) para Windows 7 e em MS Excel®, constatando-se que 68,0% dos consumidores assumem uma confiança média quanto ao consumo generalizado de hambúrgueres, contudo, esta confiança aumenta quando o consumo é feito em casa, e diminui quando este se dá em restaurantes ou cantinas. O critério “segurança alimentar” foi identificado como importante na escolha do restaurante, no entanto, não é determinante na sua escolha. Os consumidores avaliaram os perigos físicos como sendo os mais preocupantes, e revelaram ter preferência pelo consumo de hambúrgueres bem passados, o que foi justificado meramente por gosto pessoal. Os inquiridos consideram os aspetos sensoriais importantes e como indicativos de segurança alimentar, porém consideram existir falta de informação divulgada pelas entidades responsáveis acerca do modo correto de manipulação e confeção do hambúrguer. O género masculino revelou ter mais dificuldades em responder às diferentes questões, assim como, os participantes com formação na área demonstraram mais conhecimentos sobre a temática. Em suma, embora os consumidores apresentem algumas boas práticas, verifica-se que não apresentam conhecimentos sólidos quanto às práticas associadas à manipulação, confeção e consumo de hambúrgueres, sendo lacunas que requerem atenção. |
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Segurança alimentar do consumidor : perceções em contexto domésticoSegurança AlimentarConsumidorPerceção do riscoPráticas de manipulação e confeçãoPerigos alimentaresConsumo de hambúrgueresFood safetyConsumerRisk perceptionHandling and cooking practicesFood hazardsConsumption of hamburgersDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Biotecnologia MédicaAo longo dos últimos anos, a incidência das doenças de origem alimentar tem vindo a aumentar à escala mundial. Na Europa estima-se que ocorram, anualmente, 23 milhões de casos de doenças e cerca de 5.000 mortes devido ao consumo de alimentos contaminados. Para além disso, cerca de 40,0% dos surtos de origem alimentar ocorrem em contexto doméstico. O hambúrguer foi escolhido como caso de estudo pelas seguintes razões: é um alimento, atualmente, bastante consumido pela sociedade; existem poucos estudos sobre ele e, para além disso, é um género alimentício que pode estar na origem de toxinfeções alimentares. Deste modo, surge a necessidade de avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas dos consumidores no que diz respeito à temática “Segurança Alimentar”, em concreto, identificar e compreender os hábitos e comportamentos em relação à manipulação e confeção de hambúrgueres. Realizou-se um questionário anónimo a 225 consumidores, distribuído eletronicamente, e passível de ser respondido de 27 de março a 16 de junho de 2019. Os resultados foram analisados estatisticamente no SPSS (versão 23®) para Windows 7 e em MS Excel®, constatando-se que 68,0% dos consumidores assumem uma confiança média quanto ao consumo generalizado de hambúrgueres, contudo, esta confiança aumenta quando o consumo é feito em casa, e diminui quando este se dá em restaurantes ou cantinas. O critério “segurança alimentar” foi identificado como importante na escolha do restaurante, no entanto, não é determinante na sua escolha. Os consumidores avaliaram os perigos físicos como sendo os mais preocupantes, e revelaram ter preferência pelo consumo de hambúrgueres bem passados, o que foi justificado meramente por gosto pessoal. Os inquiridos consideram os aspetos sensoriais importantes e como indicativos de segurança alimentar, porém consideram existir falta de informação divulgada pelas entidades responsáveis acerca do modo correto de manipulação e confeção do hambúrguer. O género masculino revelou ter mais dificuldades em responder às diferentes questões, assim como, os participantes com formação na área demonstraram mais conhecimentos sobre a temática. Em suma, embora os consumidores apresentem algumas boas práticas, verifica-se que não apresentam conhecimentos sólidos quanto às práticas associadas à manipulação, confeção e consumo de hambúrgueres, sendo lacunas que requerem atenção.Over the last few years, food related diseases have been increasing in worldwide incidence. In Europe, it is estimated that, annually, 23 million cases of illness and approximately 5.000 deaths occur due to certain hazards present in food products. In addition, it is estimated that around 40,0% of foodborne outbreaks occur in a domestic context. The hamburger was chosen as a study for the following reasons: it’s a food currently overconsumed by society; there are a few studies on it and it is a foodstuff that may be the cause of foodborne desease. For these reasons, there is a need to assess the knowledge, attitudes and practices of consumers regarding the topic of “Food Safety”, in particular identifying and understanding the habits and behaviors in relation to the handling and preparation of hamburgers. An anonymous survey of 225 consumers was carried out electronically and made available to be answered from the 27th of March to the 16th of June 2019. The results were statistically analyzed in SPSS (version 23®) for Windows 7, in MS Excel®, tt was observed that 68,0% of consumers have a moderate level of trust regarding the generalized consumption of hamburgers and this trust increases when consumption is made at home and decreases when it takes place in restaurants or canteens. The vast majority of consumers refer to the criterion “food safety” as important in the choice of restauran but was not determinant in that choice. Study participants determined physical hazards as the most worrying type of danger and they have a preference for well-done hamburgers, which was justified by personal liking. The surveyed individuals consider sensory aspects to be important and indicative of food safety. In addition, the research participants consider that there is no information disclosed by the responsible entities about the correct way of handling and cooking a hamburger. The male gender found it more difficult to answer the different questions, as well as the participants with training in the area demonstrated more knowledge on the subject. In summary, although consumers presente some good practices, it can be observed that, in general, they do not present solid knowledge regarding the practices associated with the handling, preparation and consumption of hamburgers, and that these lacunae require special attention.Teixeira, Paula Cristina MaiaMaia, Rui LeandroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Ana Cláudia da Rocha2020-12-15T10:44:47Z2020-02-0320192020-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31486TID:202463427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:16.987146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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