O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta uma discussão sobre os diversos tipos de bullings (re)produzidos por professores(as) e alunos(as) no cotidiano escolar, a partir de relatos de experiências narradas por Orientadores Educacionais em sua prática educacional. Tal discussão baseia-se nas atividades didático-pedagógicas desenvolvidas, parcialmente, no estágio supervisionado de Orientação Educacional (O.E.), promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na disciplina de Concepção de Orientação Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico, o qual foi realizado na Escola Municipal de Campina Grande-PB, no primeiro ciclo final do Ensino Fundamental I (3º ano) que funciona no turno da manhã. As atividades didático-pedagógicas fundam-se numa observação participante e na operacionalização de atividades no interior da escola junto ao corpo docente e discente, sobretudo com professores (as) e alunos (as). Estas foram planejadas baseadas nas contribuições da Educação Inclusiva, das funções da Orientação Educacional na escola pública do sistema educacional brasileiro, face aos tipos de bullings vivenciados nos relacionamentos interpessoais dos (as) alunos (as)-alunos (as) e alunos (as)-professores (as), tendo em vista estimular e construir uma cultura de paz nos relacionamentos interpessoais em sala de aula e além desta. Os dados foram coletados por meio de entrevistas junto a orientadores educacionais e alunos (as) na referida escola, os quais revelam que os bullings são construídos e (re)produzidos não apenas por alunos(as), mas também por professores(as). A partir da apresentação e da discussão dos dados percebeu-se que os bullings provocam dificuldades de relacionamentos entre alunos (as)-alunos (as), estimulando a violência e reforçando a autodesvalorização entre eles. Estes também comprometem os relacionamentos entre aluno (as)-professores (as), quanto ao desempenho das aprendizagens sócio-afetivo-cognitivas dos (as) alunos (as), a exemplo do desprazer pela leitura e da produção textual e na resolução dos cálculos matemáticos. Os bullings elevam o desinteresse das crianças em desejarem o espaço escolar e reforçam os diversos tipos de preconceitos sócio- |
id |
UFCG_af8b11f71eaffbde9d0d2cf375d82179 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34163 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional.Bullying in everyday school life: an experience in the educational guidance internship.Bullying no cotidiano escolarEstágio de orientação educacionalObservação participanteOrientadores educacionaisBullying praticado por professoresBullying in everyday school lifeEducational guidance internshipParticipant observationEducational advisorsBullying by teachersHistória.Esse trabalho apresenta uma discussão sobre os diversos tipos de bullings (re)produzidos por professores(as) e alunos(as) no cotidiano escolar, a partir de relatos de experiências narradas por Orientadores Educacionais em sua prática educacional. Tal discussão baseia-se nas atividades didático-pedagógicas desenvolvidas, parcialmente, no estágio supervisionado de Orientação Educacional (O.E.), promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na disciplina de Concepção de Orientação Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico, o qual foi realizado na Escola Municipal de Campina Grande-PB, no primeiro ciclo final do Ensino Fundamental I (3º ano) que funciona no turno da manhã. As atividades didático-pedagógicas fundam-se numa observação participante e na operacionalização de atividades no interior da escola junto ao corpo docente e discente, sobretudo com professores (as) e alunos (as). Estas foram planejadas baseadas nas contribuições da Educação Inclusiva, das funções da Orientação Educacional na escola pública do sistema educacional brasileiro, face aos tipos de bullings vivenciados nos relacionamentos interpessoais dos (as) alunos (as)-alunos (as) e alunos (as)-professores (as), tendo em vista estimular e construir uma cultura de paz nos relacionamentos interpessoais em sala de aula e além desta. Os dados foram coletados por meio de entrevistas junto a orientadores educacionais e alunos (as) na referida escola, os quais revelam que os bullings são construídos e (re)produzidos não apenas por alunos(as), mas também por professores(as). A partir da apresentação e da discussão dos dados percebeu-se que os bullings provocam dificuldades de relacionamentos entre alunos (as)-alunos (as), estimulando a violência e reforçando a autodesvalorização entre eles. Estes também comprometem os relacionamentos entre aluno (as)-professores (as), quanto ao desempenho das aprendizagens sócio-afetivo-cognitivas dos (as) alunos (as), a exemplo do desprazer pela leitura e da produção textual e na resolução dos cálculos matemáticos. Os bullings elevam o desinteresse das crianças em desejarem o espaço escolar e reforçam os diversos tipos de preconceitos sócio-Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-29T18:46:47Z2024-01-292024-01-29T18:46:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163SOUZA, Sandra Alencar; SOUSA, Simone Silva; OLIVEIRA, Helen Maria Silva; SANTIAGO, Zelia Maria Arruda. O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1404-1411. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163porSOUZA, Sandra Alencar.SOUSA, Simone Silva.OLIVEIRA, Helen Maria Silva.SANTIAGO, Zelia Maria Arruda.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-29T18:47:13Zoai:localhost:riufcg/34163Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-29T18:47:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. Bullying in everyday school life: an experience in the educational guidance internship. |
title |
O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. |
spellingShingle |
O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. SOUZA, Sandra Alencar. Bullying no cotidiano escolar Estágio de orientação educacional Observação participante Orientadores educacionais Bullying praticado por professores Bullying in everyday school life Educational guidance internship Participant observation Educational advisors Bullying by teachers História. |
title_short |
O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. |
title_full |
O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. |
title_fullStr |
O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. |
title_full_unstemmed |
O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. |
title_sort |
O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. |
author |
SOUZA, Sandra Alencar. |
author_facet |
SOUZA, Sandra Alencar. SOUSA, Simone Silva. OLIVEIRA, Helen Maria Silva. SANTIAGO, Zelia Maria Arruda. |
author_role |
author |
author2 |
SOUSA, Simone Silva. OLIVEIRA, Helen Maria Silva. SANTIAGO, Zelia Maria Arruda. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Sandra Alencar. SOUSA, Simone Silva. OLIVEIRA, Helen Maria Silva. SANTIAGO, Zelia Maria Arruda. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying no cotidiano escolar Estágio de orientação educacional Observação participante Orientadores educacionais Bullying praticado por professores Bullying in everyday school life Educational guidance internship Participant observation Educational advisors Bullying by teachers História. |
topic |
Bullying no cotidiano escolar Estágio de orientação educacional Observação participante Orientadores educacionais Bullying praticado por professores Bullying in everyday school life Educational guidance internship Participant observation Educational advisors Bullying by teachers História. |
description |
Esse trabalho apresenta uma discussão sobre os diversos tipos de bullings (re)produzidos por professores(as) e alunos(as) no cotidiano escolar, a partir de relatos de experiências narradas por Orientadores Educacionais em sua prática educacional. Tal discussão baseia-se nas atividades didático-pedagógicas desenvolvidas, parcialmente, no estágio supervisionado de Orientação Educacional (O.E.), promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na disciplina de Concepção de Orientação Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico, o qual foi realizado na Escola Municipal de Campina Grande-PB, no primeiro ciclo final do Ensino Fundamental I (3º ano) que funciona no turno da manhã. As atividades didático-pedagógicas fundam-se numa observação participante e na operacionalização de atividades no interior da escola junto ao corpo docente e discente, sobretudo com professores (as) e alunos (as). Estas foram planejadas baseadas nas contribuições da Educação Inclusiva, das funções da Orientação Educacional na escola pública do sistema educacional brasileiro, face aos tipos de bullings vivenciados nos relacionamentos interpessoais dos (as) alunos (as)-alunos (as) e alunos (as)-professores (as), tendo em vista estimular e construir uma cultura de paz nos relacionamentos interpessoais em sala de aula e além desta. Os dados foram coletados por meio de entrevistas junto a orientadores educacionais e alunos (as) na referida escola, os quais revelam que os bullings são construídos e (re)produzidos não apenas por alunos(as), mas também por professores(as). A partir da apresentação e da discussão dos dados percebeu-se que os bullings provocam dificuldades de relacionamentos entre alunos (as)-alunos (as), estimulando a violência e reforçando a autodesvalorização entre eles. Estes também comprometem os relacionamentos entre aluno (as)-professores (as), quanto ao desempenho das aprendizagens sócio-afetivo-cognitivas dos (as) alunos (as), a exemplo do desprazer pela leitura e da produção textual e na resolução dos cálculos matemáticos. Os bullings elevam o desinteresse das crianças em desejarem o espaço escolar e reforçam os diversos tipos de preconceitos sócio- |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-29T18:46:47Z 2024-01-29 2024-01-29T18:46:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163 SOUZA, Sandra Alencar; SOUSA, Simone Silva; OLIVEIRA, Helen Maria Silva; SANTIAGO, Zelia Maria Arruda. O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1404-1411. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Sandra Alencar; SOUSA, Simone Silva; OLIVEIRA, Helen Maria Silva; SANTIAGO, Zelia Maria Arruda. O bullying no cotidiano escolar: uma experiência no estágio de orientação educacional. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 08: História da educação, inclusão social, diversidade e fronteiras de gênero. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1404-1411. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744610636857344 |