BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Sousa, Sidinei
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Junior, Klaus Schlünzen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.12213
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma base teórica para esclarecer as diferentes variáveis que compõem uma modalidade educacional referida como Blended Learning. Uma vez que não há consenso para uma única definição do conceito de Blended Learning, é importante, a partir das regularidades encontradas em diferentes definições, estabelecer quais são seus atributos definidores e característicos, suas potencialidades e fragilidades. Neste sentido, este artigo propõe uma revisão bibliográfica acerca do papel do estudante e do professor, bem como a dinâmica que se estabelece entre eles em um ambiente de aprendizagem mista. Para tanto, são apresentadas as características do estudante contemporâneo e as atribuições do professor, cuja atuação é baseada no referencial do racionalismo prático. A partir de conjecturas fundamentadas na teoria, conclui-se que a modalidade Blended Learning permite uma cultura educacional mais alinhada com a contemporaneidade, cuja premissa básica rejeita qualquer dogmatismo de uniformidade em sua proposição.
id RCAP_a71f4a9b382603792d126de875dbaafb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTAArtigosEste artigo tem por objetivo apresentar uma base teórica para esclarecer as diferentes variáveis que compõem uma modalidade educacional referida como Blended Learning. Uma vez que não há consenso para uma única definição do conceito de Blended Learning, é importante, a partir das regularidades encontradas em diferentes definições, estabelecer quais são seus atributos definidores e característicos, suas potencialidades e fragilidades. Neste sentido, este artigo propõe uma revisão bibliográfica acerca do papel do estudante e do professor, bem como a dinâmica que se estabelece entre eles em um ambiente de aprendizagem mista. Para tanto, são apresentadas as características do estudante contemporâneo e as atribuições do professor, cuja atuação é baseada no referencial do racionalismo prático. A partir de conjecturas fundamentadas na teoria, conclui-se que a modalidade Blended Learning permite uma cultura educacional mais alinhada com a contemporaneidade, cuja premissa básica rejeita qualquer dogmatismo de uniformidade em sua proposição.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.12213por1646-2335Oliveira Sousa, SidineiJunior, Klaus Schlünzeninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:41Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:57.207821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA
title BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA
spellingShingle BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA
Oliveira Sousa, Sidinei
Artigos
title_short BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA
title_full BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA
title_fullStr BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA
title_full_unstemmed BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA
title_sort BLENDED LEARNING: REFLEXÕES SOBRE OS ATRIBUTOS DE UMA APRENDIZAGEM MISTA
author Oliveira Sousa, Sidinei
author_facet Oliveira Sousa, Sidinei
Junior, Klaus Schlünzen
author_role author
author2 Junior, Klaus Schlünzen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Sousa, Sidinei
Junior, Klaus Schlünzen
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo tem por objetivo apresentar uma base teórica para esclarecer as diferentes variáveis que compõem uma modalidade educacional referida como Blended Learning. Uma vez que não há consenso para uma única definição do conceito de Blended Learning, é importante, a partir das regularidades encontradas em diferentes definições, estabelecer quais são seus atributos definidores e característicos, suas potencialidades e fragilidades. Neste sentido, este artigo propõe uma revisão bibliográfica acerca do papel do estudante e do professor, bem como a dinâmica que se estabelece entre eles em um ambiente de aprendizagem mista. Para tanto, são apresentadas as características do estudante contemporâneo e as atribuições do professor, cuja atuação é baseada no referencial do racionalismo prático. A partir de conjecturas fundamentadas na teoria, conclui-se que a modalidade Blended Learning permite uma cultura educacional mais alinhada com a contemporaneidade, cuja premissa básica rejeita qualquer dogmatismo de uniformidade em sua proposição.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.12213
url https://doi.org/10.25755/int.12213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950180798464