Os Estilos Educativos Parentais e a Hiperatividade em Crian?as do 1? Ciclo do Ensino B?sico
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/503 |
Resumo: | A literatura recentemente tem dado ?nfase ao impacto dos estilos educativos parentais no desenvolvimento de sintomatologia hiperativa em crian?as. Dado a pertin?ncia do tema e, tamb?m pelo facto de existirem poucos estudos em Portugal que associem estes construtos, esta investiga??o tem como objetivo analisar a rela??o entre os estilos educativos parentais e a sintomatologia hiperativa em crian?as do 1? ciclo do ensino b?sico. A amostra deste estudo abrangeu 104 crian?as do 1? ciclo do ensino b?sico, 57 raparigas e 47 rapazes com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade (M = 7,78; DP = 1,12), e foi recolhida no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. O protocolo de investiga??o incluiu o Question?rio Sociodemogr?fico, Egna Minnen Bestr?ffende Uppfostran-P (EMBU-P), Escala de Conners para Professores ? Vers?o Revista e Escala de Conners para Pais ? Vers?o Revista. Os resultados principais deste estudo indicam que os pais consideram que os filhos apresentam mais problemas cognitivos/desaten??o, enquanto na opini?o dos professores as crian?as manifestam mais excesso de atividade motora. Note-se que, no que respeita ? associa??o entre os estilos educativos parentais e ? sintomatologia hiperativa avaliada por pais e professores, a rejei??o parental se associa positivamente com o comportamento de oposi??o, problemas cognitivos/desaten??o-pais e o ?ndice de PHDA percecionados pelos pais. J? a tentativa de controlo tem uma associa??o positiva com a perce??o parental de comportamento de oposi??o. Constata-se que tanto o comportamento precoce da crian?a, como o comportamento da crian?a at? aos 5 anos e a adapta??o escolar apresentam correla??es positivas com as diversas dimens?es das Escalas de Conners, que avaliam a sintomatologia hiperativa na perspetiva de pais e professores. No que respeita a diferen?as na sintomatologia hiperativa entre grupos, na vis?o dos pais, os rapazes revelam mais excesso de atividade motor e ?ndice de PHDA. Num sentido semelhante, na perspetiva dos professores tamb?m s?o os rapazes que manifestam mais comportamentos de oposi??o, problemas cognitivos/desaten??o, excesso de atividade motora e ?ndice de PHDA. Por fim, o estudo das diferen?as em fun??o da idade indica que os professores percecionam mais problemas cognitivos/desaten??o em crian?as mais velhas. Conclui-se que a rejei??o parental parece ser efetivamente o estilo educativo que est? mais associado ? sintomatologia hiperativa das crian?as, nomeadamente o comportamento de oposi??o, problemas cognitivos/desaten??o e ?ndice de PHDA. / The recent literature has emphasized the impact of parental rearing styles in the development of hyperactive symptoms in children. Given the relevance of the theme and also because there are few studies in Portugal involving these constructs, the goal of this research is analyze the relationship between parental rearing styles and hyperactive symptoms in children of the 1st cycle of basic education. The sample of this study included 104 children of the 1st cycle of basic education, 57 girls and 47 boys aged between 6 and 10 years (M = 7.78; SD = 1.12), and was athered in the Schools Group of Condeixa-a-Nova. The research protocol included the Sociodemographic Questionnaire, Egna Minnen Bestr?ffende Uppfostran-P (EMBU-P), Conners? Teacher Rating Scale - Revised Version and Conners' Parent Rating Scale - Revised Version. The main results of this reasearch indicate that parents consider that their children have more cognitive/inattention problems while, in the opinion of teachers, children manifest more excessive motor activity. Note that, regarding the association between parental rearing styles and hyperactive symptoms assessed by parents and teachers, parental rejection is positively associated with oppositional behavior, cognitive/inattention problems-parents and ADHD index perceived by parents. Already attempt to control has a positive association with parental perception of oppositional behavior. It?s noted that both child?s early behavior, child's behavior up to 5 years and school adjustment have positive correlations with the various dimensions of the Conners Scales, that assess the hyperactive symptoms from the perspective of parents and teachers. As regards the differences in hyperactive symptoms between groups, in vision of parents, boys reveal more excessive motor activity and ADHD Index. In a similar sense, from the perspective of teachers, are also the boys who manifest more oppositional behavior, cognitive/inattention problems, excessive motor activity and ADHD index. Finally, the study of the differences in function of age indicates that teachers perceive more cognitive/inattention problems in older children. In conclusion, parental rejection appears to be effectively the parental rearing style that is more associated with hyperactive symptoms of children, namely the oppositional behavior, cognitive/inattention problems and ADHD index. |
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Conclui-se que a rejei??o parental parece ser efetivamente o estilo educativo que est? mais associado ? sintomatologia hiperativa das crian?as, nomeadamente o comportamento de oposi??o, problemas cognitivos/desaten??o e ?ndice de PHDA. / The recent literature has emphasized the impact of parental rearing styles in the development of hyperactive symptoms in children. Given the relevance of the theme and also because there are few studies in Portugal involving these constructs, the goal of this research is analyze the relationship between parental rearing styles and hyperactive symptoms in children of the 1st cycle of basic education. The sample of this study included 104 children of the 1st cycle of basic education, 57 girls and 47 boys aged between 6 and 10 years (M = 7.78; SD = 1.12), and was athered in the Schools Group of Condeixa-a-Nova. The research protocol included the Sociodemographic Questionnaire, Egna Minnen Bestr?ffende Uppfostran-P (EMBU-P), Conners? Teacher Rating Scale - Revised Version and Conners' Parent Rating Scale - Revised Version. The main results of this reasearch indicate that parents consider that their children have more cognitive/inattention problems while, in the opinion of teachers, children manifest more excessive motor activity. Note that, regarding the association between parental rearing styles and hyperactive symptoms assessed by parents and teachers, parental rejection is positively associated with oppositional behavior, cognitive/inattention problems-parents and ADHD index perceived by parents. Already attempt to control has a positive association with parental perception of oppositional behavior. It?s noted that both child?s early behavior, child's behavior up to 5 years and school adjustment have positive correlations with the various dimensions of the Conners Scales, that assess the hyperactive symptoms from the perspective of parents and teachers. As regards the differences in hyperactive symptoms between groups, in vision of parents, boys reveal more excessive motor activity and ADHD Index. In a similar sense, from the perspective of teachers, are also the boys who manifest more oppositional behavior, cognitive/inattention problems, excessive motor activity and ADHD index. Finally, the study of the differences in function of age indicates that teachers perceive more cognitive/inattention problems in older children. 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A literatura recentemente tem dado ?nfase ao impacto dos estilos educativos parentais no desenvolvimento de sintomatologia hiperativa em crian?as. Dado a pertin?ncia do tema e, tamb?m pelo facto de existirem poucos estudos em Portugal que associem estes construtos, esta investiga??o tem como objetivo analisar a rela??o entre os estilos educativos parentais e a sintomatologia hiperativa em crian?as do 1? ciclo do ensino b?sico. A amostra deste estudo abrangeu 104 crian?as do 1? ciclo do ensino b?sico, 57 raparigas e 47 rapazes com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade (M = 7,78; DP = 1,12), e foi recolhida no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova. O protocolo de investiga??o incluiu o Question?rio Sociodemogr?fico, Egna Minnen Bestr?ffende Uppfostran-P (EMBU-P), Escala de Conners para Professores ? Vers?o Revista e Escala de Conners para Pais ? Vers?o Revista. Os resultados principais deste estudo indicam que os pais consideram que os filhos apresentam mais problemas cognitivos/desaten??o, enquanto na opini?o dos professores as crian?as manifestam mais excesso de atividade motora. Note-se que, no que respeita ? associa??o entre os estilos educativos parentais e ? sintomatologia hiperativa avaliada por pais e professores, a rejei??o parental se associa positivamente com o comportamento de oposi??o, problemas cognitivos/desaten??o-pais e o ?ndice de PHDA percecionados pelos pais. J? a tentativa de controlo tem uma associa??o positiva com a perce??o parental de comportamento de oposi??o. Constata-se que tanto o comportamento precoce da crian?a, como o comportamento da crian?a at? aos 5 anos e a adapta??o escolar apresentam correla??es positivas com as diversas dimens?es das Escalas de Conners, que avaliam a sintomatologia hiperativa na perspetiva de pais e professores. No que respeita a diferen?as na sintomatologia hiperativa entre grupos, na vis?o dos pais, os rapazes revelam mais excesso de atividade motor e ?ndice de PHDA. Num sentido semelhante, na perspetiva dos professores tamb?m s?o os rapazes que manifestam mais comportamentos de oposi??o, problemas cognitivos/desaten??o, excesso de atividade motora e ?ndice de PHDA. Por fim, o estudo das diferen?as em fun??o da idade indica que os professores percecionam mais problemas cognitivos/desaten??o em crian?as mais velhas. Conclui-se que a rejei??o parental parece ser efetivamente o estilo educativo que est? mais associado ? sintomatologia hiperativa das crian?as, nomeadamente o comportamento de oposi??o, problemas cognitivos/desaten??o e ?ndice de PHDA. / The recent literature has emphasized the impact of parental rearing styles in the development of hyperactive symptoms in children. Given the relevance of the theme and also because there are few studies in Portugal involving these constructs, the goal of this research is analyze the relationship between parental rearing styles and hyperactive symptoms in children of the 1st cycle of basic education. The sample of this study included 104 children of the 1st cycle of basic education, 57 girls and 47 boys aged between 6 and 10 years (M = 7.78; SD = 1.12), and was athered in the Schools Group of Condeixa-a-Nova. The research protocol included the Sociodemographic Questionnaire, Egna Minnen Bestr?ffende Uppfostran-P (EMBU-P), Conners? Teacher Rating Scale - Revised Version and Conners' Parent Rating Scale - Revised Version. The main results of this reasearch indicate that parents consider that their children have more cognitive/inattention problems while, in the opinion of teachers, children manifest more excessive motor activity. Note that, regarding the association between parental rearing styles and hyperactive symptoms assessed by parents and teachers, parental rejection is positively associated with oppositional behavior, cognitive/inattention problems-parents and ADHD index perceived by parents. Already attempt to control has a positive association with parental perception of oppositional behavior. It?s noted that both child?s early behavior, child's behavior up to 5 years and school adjustment have positive correlations with the various dimensions of the Conners Scales, that assess the hyperactive symptoms from the perspective of parents and teachers. As regards the differences in hyperactive symptoms between groups, in vision of parents, boys reveal more excessive motor activity and ADHD Index. In a similar sense, from the perspective of teachers, are also the boys who manifest more oppositional behavior, cognitive/inattention problems, excessive motor activity and ADHD index. Finally, the study of the differences in function of age indicates that teachers perceive more cognitive/inattention problems in older children. In conclusion, parental rejection appears to be effectively the parental rearing style that is more associated with hyperactive symptoms of children, namely the oppositional behavior, cognitive/inattention problems and ADHD index. |
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